Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rettori, Geancarlo Guedes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-131506/
Resumo: A crescente ocupação do espaço para tráfego e estacionamento nas ruas, garagens e estacionamentos, criou a necessidade de maior agilidade de manobra dos veículos. Este trabalho mostra a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de um mecanismo direcional de baixo custo para as rodas traseiras de automóveis. Este sistema tem por função facilitar as manobras de estacionamento, pela redução dos raios de curva do veículo decorrente da ação do esterçamento das rodas traseiras. A categoria de veículos enfocada é a dos chamados veículos pequenos (\"populares\"), que tem representado nos últimos anos aproximadamente 65% das vendas no mercado nacional brasileiro. Tendo em vista esta premissa, o desenvolvimento do trabalho foi conduzido para que o sistema seja o mais simples e barato possível. Atendendo, obviamente, aos requisitos técnicos de desempenho, segurança, confiabilidade e durabilidade. Os resultados mostraram que entre quatro soluções tecnicamente viáveis apenas uma atendeu aos limites de custo impostos. Esta solução viável consiste basicamente em acionar o esterçamento das rodas traseiras por meio de um motor-atuador elétrico, comandado por um interruptor, que se liga após um determinado deslocamento da cremalheira do mecanismo de direção, correspondente a certo ângulo de giro do volante. O preço de venda ao público deste sistema opcional corresponde a apenas 3,4% do preço do automóvel básico.
id USP_3976723cafff7f8909f253e91b5a54ea
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19042024-131506
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.Untitled in englishPopular vehiclesRodas (Viabilidade)Veículos popularesWheels (Feasibility)A crescente ocupação do espaço para tráfego e estacionamento nas ruas, garagens e estacionamentos, criou a necessidade de maior agilidade de manobra dos veículos. Este trabalho mostra a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de um mecanismo direcional de baixo custo para as rodas traseiras de automóveis. Este sistema tem por função facilitar as manobras de estacionamento, pela redução dos raios de curva do veículo decorrente da ação do esterçamento das rodas traseiras. A categoria de veículos enfocada é a dos chamados veículos pequenos (\"populares\"), que tem representado nos últimos anos aproximadamente 65% das vendas no mercado nacional brasileiro. Tendo em vista esta premissa, o desenvolvimento do trabalho foi conduzido para que o sistema seja o mais simples e barato possível. Atendendo, obviamente, aos requisitos técnicos de desempenho, segurança, confiabilidade e durabilidade. Os resultados mostraram que entre quatro soluções tecnicamente viáveis apenas uma atendeu aos limites de custo impostos. Esta solução viável consiste basicamente em acionar o esterçamento das rodas traseiras por meio de um motor-atuador elétrico, comandado por um interruptor, que se liga após um determinado deslocamento da cremalheira do mecanismo de direção, correspondente a certo ângulo de giro do volante. O preço de venda ao público deste sistema opcional corresponde a apenas 3,4% do preço do automóvel básico.The increasing need for space in streets and parking lots requires improved handling agility in maneuvers of automobiles. This work shows the technical and economic feasibility of the development of a low cost rear wheel steering mechanism for automobiles. This system will facilitate parking maneuvers by the reduction of turning radius caused by the steering of rear wheels. The market segment considered for this study is the economy car (\"popular\"), which in the last years comprised about 60% of the Brazilian market. With this objective in mind the work was conducted looking for simple, low cost solutions, obviously complying to requirements of performance, safety and reliability. The results show that out of four technically feasible solutions, only one was approved due to strict cost limitations. This viable solution basically consists of steering the rear wheels with an electric motor-actuator, started by a micro switch operated by the displacement of the steering rack. This displacement corresponds to an angle of turning of the steering wheel, typical of a parking maneuver. Technical objectives are shown to be attainable as well as the cost limits since this optional item will not exceed 3,4% of the price of the base vehicle.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalvagni, Ronaldo de BreyneRettori, Geancarlo Guedes2005-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-131506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-24T19:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-19042024-131506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-24T19:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
Untitled in english
title Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
spellingShingle Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
Rettori, Geancarlo Guedes
Popular vehicles
Rodas (Viabilidade)
Veículos populares
Wheels (Feasibility)
title_short Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
title_full Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
title_fullStr Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
title_full_unstemmed Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
title_sort Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo.
author Rettori, Geancarlo Guedes
author_facet Rettori, Geancarlo Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvagni, Ronaldo de Breyne
dc.contributor.author.fl_str_mv Rettori, Geancarlo Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Popular vehicles
Rodas (Viabilidade)
Veículos populares
Wheels (Feasibility)
topic Popular vehicles
Rodas (Viabilidade)
Veículos populares
Wheels (Feasibility)
description A crescente ocupação do espaço para tráfego e estacionamento nas ruas, garagens e estacionamentos, criou a necessidade de maior agilidade de manobra dos veículos. Este trabalho mostra a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de um mecanismo direcional de baixo custo para as rodas traseiras de automóveis. Este sistema tem por função facilitar as manobras de estacionamento, pela redução dos raios de curva do veículo decorrente da ação do esterçamento das rodas traseiras. A categoria de veículos enfocada é a dos chamados veículos pequenos (\"populares\"), que tem representado nos últimos anos aproximadamente 65% das vendas no mercado nacional brasileiro. Tendo em vista esta premissa, o desenvolvimento do trabalho foi conduzido para que o sistema seja o mais simples e barato possível. Atendendo, obviamente, aos requisitos técnicos de desempenho, segurança, confiabilidade e durabilidade. Os resultados mostraram que entre quatro soluções tecnicamente viáveis apenas uma atendeu aos limites de custo impostos. Esta solução viável consiste basicamente em acionar o esterçamento das rodas traseiras por meio de um motor-atuador elétrico, comandado por um interruptor, que se liga após um determinado deslocamento da cremalheira do mecanismo de direção, correspondente a certo ângulo de giro do volante. O preço de venda ao público deste sistema opcional corresponde a apenas 3,4% do preço do automóvel básico.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-131506/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-131506/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257167859548160