História da economia socialista moçambicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maloa, Tomé Miranda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-10112016-142148/
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo resgatar através da História os aspectos que mais marcaram a organização econômica moçambicana, principalmente, entre os anos 1975 a 1986. Período este em que a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) adotou o Marxismo-Leninismo como o modelo de organização econômica, política e social. Porém, faz também um rescaldo dos aspetos relacionados com a organização econômica colonial portuguesa, depois herdada pelo primeiro governo independente do país. Especificamente, este estudo faz uma abordagem das opções estruturais do modelo de desenvolvimento socialista de Moçambique pós-colonial até os finais dos anos oitenta. Dentro deste processo, assinalo que o meu objetivo não consistia na apresentação de uma organização geral da História da economia socialista moçambicano, mas em inscrever o meu contributo na continuidade de uma reflexão multifacetada, iniciada há largos anos pelas gerações anteriores.
id USP_39bcbcf9708f004bac1522e7ec056d9b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10112016-142148
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling História da economia socialista moçambicanaHistory of the socialist economy MozambicanEconomia socialistaFRELIMOFRELIMOMarxism-LeninismMarxismo-LeninismoMoçambiqueMozambiqueSocialist economyA presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo resgatar através da História os aspectos que mais marcaram a organização econômica moçambicana, principalmente, entre os anos 1975 a 1986. Período este em que a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) adotou o Marxismo-Leninismo como o modelo de organização econômica, política e social. Porém, faz também um rescaldo dos aspetos relacionados com a organização econômica colonial portuguesa, depois herdada pelo primeiro governo independente do país. Especificamente, este estudo faz uma abordagem das opções estruturais do modelo de desenvolvimento socialista de Moçambique pós-colonial até os finais dos anos oitenta. Dentro deste processo, assinalo que o meu objetivo não consistia na apresentação de uma organização geral da História da economia socialista moçambicano, mas em inscrever o meu contributo na continuidade de uma reflexão multifacetada, iniciada há largos anos pelas gerações anteriores.This Master Dissertation objective rescues the aspects that marked the Mozambican economic organization, especially between the years between 1975 and 1986, when FRELIMO (Mozambique Liberation Front) adopted Marxism-Leninism as the model of economic, political and social organization. However, it also makes an aftermath of the aspects related to the Portuguese colonial economic organization, which was later inherited by the first independent government in the country. Specifically, this study is an approach to structural options of the socialist model of development of post-colonial Mozambique until the end of the eighties. Within this process it has developed a centrally planned economy to overcome the inherited colonial capitalism in order to ensure compliance of the State leftist politics with the people\'s interests.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzeo, Antonio CarlosMaloa, Tomé Miranda2016-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-10112016-142148/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-02T20:03:01Zoai:teses.usp.br:tde-10112016-142148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-02T20:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv História da economia socialista moçambicana
History of the socialist economy Mozambican
title História da economia socialista moçambicana
spellingShingle História da economia socialista moçambicana
Maloa, Tomé Miranda
Economia socialista
FRELIMO
FRELIMO
Marxism-Leninism
Marxismo-Leninismo
Moçambique
Mozambique
Socialist economy
title_short História da economia socialista moçambicana
title_full História da economia socialista moçambicana
title_fullStr História da economia socialista moçambicana
title_full_unstemmed História da economia socialista moçambicana
title_sort História da economia socialista moçambicana
author Maloa, Tomé Miranda
author_facet Maloa, Tomé Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzeo, Antonio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maloa, Tomé Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Economia socialista
FRELIMO
FRELIMO
Marxism-Leninism
Marxismo-Leninismo
Moçambique
Mozambique
Socialist economy
topic Economia socialista
FRELIMO
FRELIMO
Marxism-Leninism
Marxismo-Leninismo
Moçambique
Mozambique
Socialist economy
description A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo resgatar através da História os aspectos que mais marcaram a organização econômica moçambicana, principalmente, entre os anos 1975 a 1986. Período este em que a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) adotou o Marxismo-Leninismo como o modelo de organização econômica, política e social. Porém, faz também um rescaldo dos aspetos relacionados com a organização econômica colonial portuguesa, depois herdada pelo primeiro governo independente do país. Especificamente, este estudo faz uma abordagem das opções estruturais do modelo de desenvolvimento socialista de Moçambique pós-colonial até os finais dos anos oitenta. Dentro deste processo, assinalo que o meu objetivo não consistia na apresentação de uma organização geral da História da economia socialista moçambicano, mas em inscrever o meu contributo na continuidade de uma reflexão multifacetada, iniciada há largos anos pelas gerações anteriores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-10112016-142148/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-10112016-142148/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090595906387968