Ninfomaníaca, de Lars von Trier: narrar em tempos perversos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10012022-201637/ |
Resumo: | Esta pesquisa oferece uma análise do filme Ninfomaníaca (2013), dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. Trata-se um de exercício de análise fílmica à luz das teorias da crítica cultural materialista e visa ser um exemplo de sua aplicação no entendimento de obras de arte como representações indissociáveis das conjunturas material, social e histórica às quais foram imaginadas e produzidas. Divido em seis capítulos, o estudo parte da sequência de abertura para discutir os principais elementos formais, como foco narrativo e montagem, descreve a figura do autor implícito, como este coordena a construção de sentido na obra e como são aplicadas técnicas de distanciamento e estranhamento de Bertold Brecht. Apresenta uma análise da conjuntura da produção e do consumo do filme e sua inserção na pós-modernidade. Faz o reconhecimento da divisão tripartite dos pontos de vista a partir da análise minuciosa de sequências e avalia a trajetória dos principais personagens, Joe e Seligman, como representantes da pequena burguesia europeia. Reflete sobre as contradições sociais dos conteúdos, - como trabalho, família, maternidade e sexualidade -, a partir dos conflitos dentro da estrutura hierarquizada de classes do sistema capitalista. Por fim, busca integrar o filme e seus conteúdos a uma tradição literária e cinematográfica que inclui August Strindberg, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovsky, Carl Theodor Dreyer, Marcel Proust, Thomas Mann e Luiz Buñuel. |
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Ninfomaníaca, de Lars von Trier: narrar em tempos perversosLars von Trier\'s Nymphomaniac: narrating in perverse timesAnálise fílmicaAutor implícitoBertold BrechtBertold BrechtCrítica materialistaFilm analysisFoco narrativoImplied authorIngmar BergmanIngmar BergmanLars von TrierLars von TrierMaterialist criticismMontageMontagemNarrative point of viewNinfomaníacaNymphomaniacPornografiaPornographyPós-modernidadePostmodernityEsta pesquisa oferece uma análise do filme Ninfomaníaca (2013), dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. Trata-se um de exercício de análise fílmica à luz das teorias da crítica cultural materialista e visa ser um exemplo de sua aplicação no entendimento de obras de arte como representações indissociáveis das conjunturas material, social e histórica às quais foram imaginadas e produzidas. Divido em seis capítulos, o estudo parte da sequência de abertura para discutir os principais elementos formais, como foco narrativo e montagem, descreve a figura do autor implícito, como este coordena a construção de sentido na obra e como são aplicadas técnicas de distanciamento e estranhamento de Bertold Brecht. Apresenta uma análise da conjuntura da produção e do consumo do filme e sua inserção na pós-modernidade. Faz o reconhecimento da divisão tripartite dos pontos de vista a partir da análise minuciosa de sequências e avalia a trajetória dos principais personagens, Joe e Seligman, como representantes da pequena burguesia europeia. Reflete sobre as contradições sociais dos conteúdos, - como trabalho, família, maternidade e sexualidade -, a partir dos conflitos dentro da estrutura hierarquizada de classes do sistema capitalista. Por fim, busca integrar o filme e seus conteúdos a uma tradição literária e cinematográfica que inclui August Strindberg, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovsky, Carl Theodor Dreyer, Marcel Proust, Thomas Mann e Luiz Buñuel.This research offers an analysis of Nymphomaniac (2013), directed by Danish filmmaker Lars von Trier. It is an exercise in film analysis considering the theories of materialist cultural criticism and an example of its application in the understanding of works of art as inseparable representations of the material, social and historical contexts to which they were imagined and produced. It begins with an overview of the opening sequence to discuss main formal concepts, such as narrative focus and montage. It shows how the implied author coordinates the construction of meaning and how Bertold Brecht´s distancing and estrangement techniques are applied. Also, it contextualizes the film production, consumption, and insertion in the post-modern scenario. It recognizes the point of view tripartite division based on a detailed analysis of sequences. Also, it assesses the trajectory of the main characters, Joe and Seligman, as representatives of the European petty bourgeoisie. It reflects on the social contradictions of contents - such as work, family, maternity, and sexuality - from conflicts within the hierarchical class structure of the capitalist system. Finally, it seeks to integrate the film and its contents in a literary and cinematographic tradition of August Strindberg, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovsky, Carl Theodor Dreyer, Marcel Proust, Thomas Mann, and Luiz Buñuel.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Marcos Cesar de PaulaBartz, Carla Dórea2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10012022-201637/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-10T22:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-10012022-201637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-10T22:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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