A reelaboração e a relação com a obra musical: uma reflexão sobre fidelidade, criatividade e crítica na prática de reelaboração musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diogo Maia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-13012016-102541/
Resumo: A presente dissertação expõe uma investigação histórica, conceitual e filosófica a respeito da prática de reelaboração musical. O objetivo desse estudo é revelar diferentes perspectivas através das quais podemos tratar a obra musical nessa atividade. Procuramos discutir o equilíbrio entre a criatividade e a relação de fidelidade/autenticidade estabelecida com o original, considerando a personalidade do intérprete/reelaborador. Para tal, construímos um panorama histórico das práticas de reelaboração: transcrição, orquestração, redução, arranjo, adaptação e paráfrase, e as definimos segundo seus propósitos e o grau de transformação de seus materiais musicais. Por fim, analisamos os conceitos de score compliance, werktreue, obra musical e interpretação, além de estabelecermos um paralelo com a tradução literária, a fim de estimular a crítica e compreender melhor a forma como essa atividade foi exercida ao longo da história e como podemos compreendê-la na atualidade.
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