As práticas de reelaboração musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-24062011-104128 |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo das práticas de reelaboração musical relacionadas aqui como: transcrição, orquestração, redução, arranjo, adaptação e paráfrase, promovendo um resgate de sua valorização e estimulando sua expansão. Para isso, serão abordadas questões teóricas, históricas e estéticas acerca dessas práticas discutindo sua importância e utilização, buscando também um suporte teórico em outras áreas como a literatura. Além disso, serão feitas observações no sentido de perceber como se procedem estas práticas que são abordadas teoricamente, de maneira geral, como sinônimas, mas que na prática apontam para a possibilidade de existir procedimentos diferentes classificando os diversos termos em categorias distintas. O trabalho ainda traz como proposta, a realização de uma reelaboração, (orquestração do Choros 5 de H. Villa-Lobos) observando de que forma poderiam ser aplicados na prática os procedimentos observados anteriormente. |
id |
USP_6c67c1f12e0614ff27cdb80b1c70ab91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24062011-104128 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis As práticas de reelaboração musical The Practices of musical re-elaboration 2011-04-29Fernando Henrique de Oliveira IazzettaRogério Luiz Moraes CostaMarisa Barcellos RezendePaulo de Tarso Camargo Cambraia SallesPaulo José de Siqueira TinéFlavia Vieira PereiraUniversidade de São PauloMúsicaUSPBR Adaptação Adaptation Arrangement Arranjo Orchestration Orquestração Paráfrase Paraphrase Re-elaboration Redução Reduction Reelaboração Textura Texture Timbre Timbre Transcrição Transcription Este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo das práticas de reelaboração musical relacionadas aqui como: transcrição, orquestração, redução, arranjo, adaptação e paráfrase, promovendo um resgate de sua valorização e estimulando sua expansão. Para isso, serão abordadas questões teóricas, históricas e estéticas acerca dessas práticas discutindo sua importância e utilização, buscando também um suporte teórico em outras áreas como a literatura. Além disso, serão feitas observações no sentido de perceber como se procedem estas práticas que são abordadas teoricamente, de maneira geral, como sinônimas, mas que na prática apontam para a possibilidade de existir procedimentos diferentes classificando os diversos termos em categorias distintas. O trabalho ainda traz como proposta, a realização de uma reelaboração, (orquestração do Choros 5 de H. Villa-Lobos) observando de que forma poderiam ser aplicados na prática os procedimentos observados anteriormente. The main goal of this Doctoral Thesis is to carry out a study of different musical practices listed here as re-elaboration: Transcription, orchestration, reduction, arrangement, adaptation and paraphrase. As a secondary goal we aim at promoting the recovery of these practices and at encouraging their expansion. For this, we shall raise theoretical, histhorical and aesthetic issues about re-elaboration in music, discussing their importance and usage, seeking for theoretical support in other areas such as literature. Although such practices are often treated as synonyms, our research points to different procedures that can lead to their classification in specific categories. This work also bring the realization of re-elaboration, (the orchestration of, Heitor Villa-Lobos, Choros 5)in which we apply the theoretical procedures previously investigated. https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-24062011-104128info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:03:27Zoai:teses.usp.br:tde-24062011-104128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:14:34.239243Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As práticas de reelaboração musical |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Practices of musical re-elaboration |
title |
As práticas de reelaboração musical |
spellingShingle |
As práticas de reelaboração musical Flavia Vieira Pereira |
title_short |
As práticas de reelaboração musical |
title_full |
As práticas de reelaboração musical |
title_fullStr |
As práticas de reelaboração musical |
title_full_unstemmed |
As práticas de reelaboração musical |
title_sort |
As práticas de reelaboração musical |
author |
Flavia Vieira Pereira |
author_facet |
Flavia Vieira Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rogério Luiz Moraes Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marisa Barcellos Rezende |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Paulo José de Siqueira Tiné |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flavia Vieira Pereira |
contributor_str_mv |
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta Rogério Luiz Moraes Costa Marisa Barcellos Rezende Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles Paulo José de Siqueira Tiné |
description |
Este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo das práticas de reelaboração musical relacionadas aqui como: transcrição, orquestração, redução, arranjo, adaptação e paráfrase, promovendo um resgate de sua valorização e estimulando sua expansão. Para isso, serão abordadas questões teóricas, históricas e estéticas acerca dessas práticas discutindo sua importância e utilização, buscando também um suporte teórico em outras áreas como a literatura. Além disso, serão feitas observações no sentido de perceber como se procedem estas práticas que são abordadas teoricamente, de maneira geral, como sinônimas, mas que na prática apontam para a possibilidade de existir procedimentos diferentes classificando os diversos termos em categorias distintas. O trabalho ainda traz como proposta, a realização de uma reelaboração, (orquestração do Choros 5 de H. Villa-Lobos) observando de que forma poderiam ser aplicados na prática os procedimentos observados anteriormente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-24062011-104128 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-24062011-104128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794503019538153472 |