Cotas universitárias: perspectivas de estudantes em situação de vestibular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-05112009-202847/ |
Resumo: | Este estudo focaliza as Cotas Universitárias enquanto política pública de Ação Afirmativa na Educação Superior. Por se tratar de uma implantação legislativa recente e de abranger complexas temáticas humanas, como questões étnicas, raciais e sociais, que afetam a referência identitária brasileira e pelo fato de já existirem várias instituições com programas de cotas em funcionamento, faz-se necessário acompanhar as repercussões dessas medidas em diversos segmentos da sociedade, sobretudo entre a população diretamente interessada, ou seja, os jovens que aspiram ao acesso à universidade. O presente estudo tem como finalidade investigar a opinião de um grupo de vestibulandos a respeito desse assunto. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, 107 estudantes matriculados em cursos pré-vestibulares, distribuídos em dois grupos: de cursinhos comunitários (Grupo A, n = 53) e de particulares (Grupo B, n = 54). Os jovens responderam a um questionário contendo temas que focalizam as cotas universitárias e outros que tangenciam o objeto de estudo, como o vestibular, acesso ao Ensino Superior, questões étnicas e raciais e papel do Governo Federal no processo de implementação de medidas afirmativas. Na segunda etapa seis dos participantes foram entrevistados individualmente, sendo três de cada Grupo. A análise quantitativa deu-se mediante o tratamento dos dados obtidos por meio do Questionário, com base na estatística descritiva e a aplicação do teste Qui-quadrado. A análise qualitativa fundamenta-se na teoria sócio-cognitiva de desenvolvimento de carreira com aportes da teoria das representações sociais. Os resultados mostram que em relação à implantação dos programas de cotas universitárias, 54,7% do grupo A concorda com a implantação das cotas, enquanto 81,5% de B discorda. O grupo B parece mais informado sobre assunto, já que 83,3% sabe da existência de pelo menos 14 instituições do Ensino Superior com programas de cotas, contra 67,9% do grupo A. Sobre o Projeto de Lei Federal que institui cotas sociais e étnicas em universidades públicas, o percentual do grupo A que concorda com a implantação da medida é significativamente superior ao do grupo B (64,2% versus 14,8%). Quanto à questão étnico-racial, a maioria dos participantes concorda que há preconceito racial contra negros no Brasil (94,3% em A e 96,3% em B) e que brancos e negros são tratado de maneiras diferenciadas (83% de A e 87% do grupo B). Atribuiu-se à escravidão a causa principal da situação atual de pobreza dos negros (71,7% em A; e 88,9% em B). Outras diferenças e semelhanças entre as opiniões dos dois grupos são analisadas e discutidas. |
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O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, 107 estudantes matriculados em cursos pré-vestibulares, distribuídos em dois grupos: de cursinhos comunitários (Grupo A, n = 53) e de particulares (Grupo B, n = 54). Os jovens responderam a um questionário contendo temas que focalizam as cotas universitárias e outros que tangenciam o objeto de estudo, como o vestibular, acesso ao Ensino Superior, questões étnicas e raciais e papel do Governo Federal no processo de implementação de medidas afirmativas. Na segunda etapa seis dos participantes foram entrevistados individualmente, sendo três de cada Grupo. A análise quantitativa deu-se mediante o tratamento dos dados obtidos por meio do Questionário, com base na estatística descritiva e a aplicação do teste Qui-quadrado. A análise qualitativa fundamenta-se na teoria sócio-cognitiva de desenvolvimento de carreira com aportes da teoria das representações sociais. Os resultados mostram que em relação à implantação dos programas de cotas universitárias, 54,7% do grupo A concorda com a implantação das cotas, enquanto 81,5% de B discorda. O grupo B parece mais informado sobre assunto, já que 83,3% sabe da existência de pelo menos 14 instituições do Ensino Superior com programas de cotas, contra 67,9% do grupo A. Sobre o Projeto de Lei Federal que institui cotas sociais e étnicas em universidades públicas, o percentual do grupo A que concorda com a implantação da medida é significativamente superior ao do grupo B (64,2% versus 14,8%). Quanto à questão étnico-racial, a maioria dos participantes concorda que há preconceito racial contra negros no Brasil (94,3% em A e 96,3% em B) e que brancos e negros são tratado de maneiras diferenciadas (83% de A e 87% do grupo B). Atribuiu-se à escravidão a causa principal da situação atual de pobreza dos negros (71,7% em A; e 88,9% em B). Outras diferenças e semelhanças entre as opiniões dos dois grupos são analisadas e discutidas.This study focuses on the issue of university quotas as public policy of affirmative action in higher education. Considering that this is a recent legislation and includes complex human themes, issues such as: ethnic, racial and social issues that affect the Brazilian identity reference, and because there are already several institutions offering quotas, it is necessary to monitor the impact of that type of measure on the various segments of society, especially among the people directly concerned, that is, the young people seeking entrance to university. This study aims to investigate the opinion of a group of preparation course students about it. The study was conducted in two stages. At first, 107 students registered in preparation courses, were divided into two groups: a group of community courses (group A, n = 53) and another, consisting of private courses (group B, n = 54). All of them answered a questionnaire containing questions that focused on the university quotas and other issues related to the object of study, such as: university entrance examination, access to higher education, racial and ethnic issues and the role of the Federal Government in the process of implementing affirmative action. In the second stage, three students from each group were interviewed individually. The data gathered from the questionnaire were analyzed quantitatively by means of descriptive statistics and application of Chi-Square Test. The qualitative analysis is underpinned by the Social-Cognitive approach of career development, with contributions from the Social Representation approach. The results showed that 54,7% of the students from Group A agreed with the quotas, while 81.5% from Group B disagreed. Group B seemed to be better informed, as 83.3% knew about the existence of at least 14 institutions of higher education offering quota programs, against 67.9% from group A. About the federal bill that establishes social and ethnic quotas in public universities, the percentage of group A who agrees with the implementation of the measure is significantly higher than that of group B (64.2% versus 14.8%). About the ethnic-racial issue, most of the participants agree that there is a racial bias against the black in Brazil (94.3% from A and 96.3% from B) and that whites and blacks are treated in different ways (83% of A and 87% of group B), slavery is considered to be the main cause of black poverty (71.7% from A and 88.9% from B). Other differences and similarities between the views of the two groups are analyzed and discussed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Lucy Leal MeloGuarnieri, Fernanda Vieira2008-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-05112009-202847/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-05112009-202847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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