Práticas institucionais em cursinhos pré-vestibulares e sofrimento psíquico de estudantes sob a perspectiva de uma experiência docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boruszewski, Davi Alexander
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-17012023-112926/
Resumo: A presente dissertação trata das relações entre mecanismos institucionais e pedagógicos de cursos pré-vestibulares e o sofrimento psíquico dos estudantes. Tais relações foram sistematizadas e refletidas a partir de uma experiência como professor de cursos preparatórios para exames vestibulares. Esta experiência refere-se a aulas de Sociologia e Filosofia, ministradas durante um período de aproximadamente cinco anos, em instituições que oferecem os tipos de curso mencionados. Durante essas aulas, foi comum que alguns alunos estabelecessem relações entre os conceitos apresentados no conteúdo programático desses componentes curriculares com o seu cotidiano escolar. Esse estudo parte da perspectiva analítica que demonstra que tais tensões não são apenas casos individuais ou isolados de sofrimento, mas resultado de uma conjuntura social específica do século XXI, em que a competição pelas poucas vagas em instituições consideradas de prestígio leva alguns adolescentes a uma relação entre sofrimento psíquico e concorrência colocada por esses cursos. Constatou-se que os relatos apontam estratégias de adaptação ou enfrentamento e podem sugerir que um grupo considerável de alunos não compreende o processo pedagógico de maneira passiva e dócil. Foram identificados mecanismos institucionais produtores de sofrimento a partir de relatos dos estudantes bem como formas variadas de sofrimento e habilidades de resistência estudantil, que acabaram por revelar diversas tensões psíquicas.
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