Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Marcelo Bariatto Andrade
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-05082024-080059/
Resumo: Os silicetos são largamente utilizados na fabricação de dispositivos na tecnologia VLSI. Eles representam uma solução para compatibilizar os tempos de atraso dos componentes e as interconexões nos circuitos integrados. Dos silicetos, o \'TI\'\'SI IND.2\' na estrutura cristalina \'C IND.54\'é o que apresenta a menor resistividade. Sua obtenção a partir da co-deposição dos elementos \'TI\' e \'SI\' possui a vantagem de manter a integridade das junções em transistores MOS e formar silicetos sobre qualquer substrato. Neste trabalho estudou-se a formação e deposição de vários silicetos de titânio a partir da co-deposição alternada de silício e titânio sobre dióxido de silício por magnetron sputtering, utilizando para este fim tratamentos térmicos rápidos e diversas técnicas para caracterizá-los: SEM, RBS, X-RAY e resistividade. Foram realizadas medidas in situ para estudar o ambiente de plasma através de uma sonda autocompensada de Langmuir e formular um modelo da taxa de deposição.
id USP_3a415f0e3739aab59fd2b89b39f2295b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05082024-080059
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.Untitled in englishMateriaisMaterialsOs silicetos são largamente utilizados na fabricação de dispositivos na tecnologia VLSI. Eles representam uma solução para compatibilizar os tempos de atraso dos componentes e as interconexões nos circuitos integrados. Dos silicetos, o \'TI\'\'SI IND.2\' na estrutura cristalina \'C IND.54\'é o que apresenta a menor resistividade. Sua obtenção a partir da co-deposição dos elementos \'TI\' e \'SI\' possui a vantagem de manter a integridade das junções em transistores MOS e formar silicetos sobre qualquer substrato. Neste trabalho estudou-se a formação e deposição de vários silicetos de titânio a partir da co-deposição alternada de silício e titânio sobre dióxido de silício por magnetron sputtering, utilizando para este fim tratamentos térmicos rápidos e diversas técnicas para caracterizá-los: SEM, RBS, X-RAY e resistividade. Foram realizadas medidas in situ para estudar o ambiente de plasma através de uma sonda autocompensada de Langmuir e formular um modelo da taxa de deposição.Silicides are widelu used in VLSI technology allowing the compatibilization between interconnections and devices delay, in integrated circuits. Titanium disilicide (TiSi2) with orthorhombic centered face structure (C54) has been considered a promising material among the several silicide, due to its low resistivity and ability to dissolve the interfacial native oxide. The use of TiSi2 deposited by cosputtering has the advantage of avoiding the shallow junction silicide consumption in source and drain regions of MOS devices. This alternate process allows also the formation of TiSi2 on field silicone oxide or any other substrates. In this work we studied the deposition and formation of magnetron cosputtering titanium silicides films with various (Si/Ti) atomic ratios. These films, deposited over SiO2 were submitted to Rapid Thermal Processes (RTP) and characterized using SEM, XRD, RBS, and resistivity measurements. In situ analysis wee performed by Langmuir probe in the sputtering chambre and a model of deposition rate is proposed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQuacchia, Juan Carlos AcquadroFontes, Marcelo Bariatto Andrade1993-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-05082024-080059/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T13:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-080059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T13:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
Untitled in english
title Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
spellingShingle Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
Fontes, Marcelo Bariatto Andrade
Materiais
Materials
title_short Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
title_full Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
title_fullStr Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
title_full_unstemmed Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
title_sort Estudo da formação e deposição de silicetos de titânio sobre dióxido de silício por co-deposição.
author Fontes, Marcelo Bariatto Andrade
author_facet Fontes, Marcelo Bariatto Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quacchia, Juan Carlos Acquadro
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Marcelo Bariatto Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais
Materials
topic Materiais
Materials
description Os silicetos são largamente utilizados na fabricação de dispositivos na tecnologia VLSI. Eles representam uma solução para compatibilizar os tempos de atraso dos componentes e as interconexões nos circuitos integrados. Dos silicetos, o \'TI\'\'SI IND.2\' na estrutura cristalina \'C IND.54\'é o que apresenta a menor resistividade. Sua obtenção a partir da co-deposição dos elementos \'TI\' e \'SI\' possui a vantagem de manter a integridade das junções em transistores MOS e formar silicetos sobre qualquer substrato. Neste trabalho estudou-se a formação e deposição de vários silicetos de titânio a partir da co-deposição alternada de silício e titânio sobre dióxido de silício por magnetron sputtering, utilizando para este fim tratamentos térmicos rápidos e diversas técnicas para caracterizá-los: SEM, RBS, X-RAY e resistividade. Foram realizadas medidas in situ para estudar o ambiente de plasma através de uma sonda autocompensada de Langmuir e formular um modelo da taxa de deposição.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-05082024-080059/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-05082024-080059/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256742004523008