A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-20052022-141834/ |
Resumo: | Uma das causas mais expressivas no fracasso do desenvolvimento de produtos novos é a falta de integração entre P&D e marketing. A presente pesquisa estuda a integração de marketing e P&D no processo de desenvolvimento de novos produtos. A falta de integração estudada, é caracterizada como a ausência total ou a sua insuficiência de relacionamentos, entre os integrantes dessas áreas em torno de das atividades que pudessem garantir o sucesso do produto no mercado. A integração P&D e marketing é uma tarefa que demanda esforços na compatibilização de duas funções, com visões diferentes, à busca de um objetivo em comum. No processo de integração, problemas decorrentes das diferenças de percepções de cada função, acabam por ocorrer, principalmente aqueles relacionados a adoção de diferentes atitudes que acabam por se traduzirem em fatores inibidores e/ou facilitadores do sucesso no desenvolvimento do produto. A pesquisa identifica do ponto de vista do gerenciamento das inovações, os elementos relevantes à integração das atividades de P&D e marketing, em torno do processo de desenvolvimento de novos produtos. |
id |
USP_3ab97f3f278b7ccef3807e708d26c7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20052022-141834 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratórioThe integration of marketing and technology as a marketing success factor: an exploratory studyDesenvolvimento de ProdutosInnovationInovaçãoMarketingMarketingNew ProductsProduct DevelopmentProdutos novosUma das causas mais expressivas no fracasso do desenvolvimento de produtos novos é a falta de integração entre P&D e marketing. A presente pesquisa estuda a integração de marketing e P&D no processo de desenvolvimento de novos produtos. A falta de integração estudada, é caracterizada como a ausência total ou a sua insuficiência de relacionamentos, entre os integrantes dessas áreas em torno de das atividades que pudessem garantir o sucesso do produto no mercado. A integração P&D e marketing é uma tarefa que demanda esforços na compatibilização de duas funções, com visões diferentes, à busca de um objetivo em comum. No processo de integração, problemas decorrentes das diferenças de percepções de cada função, acabam por ocorrer, principalmente aqueles relacionados a adoção de diferentes atitudes que acabam por se traduzirem em fatores inibidores e/ou facilitadores do sucesso no desenvolvimento do produto. A pesquisa identifica do ponto de vista do gerenciamento das inovações, os elementos relevantes à integração das atividades de P&D e marketing, em torno do processo de desenvolvimento de novos produtos.One of the more important causes for product development failure is the lack of integration between marketing and R&D. This dissertation examines marketing-R&D integration in the product development process. The lack of integration studied has been characterized as the absence or insufficiency of relationships between the activities responsible for product success. Marketing - R&D integration is a very difficult task, which demands effort to assure compatibility of two differents functions, both oriented to a common objective. Problems related to the different perceptions and points of view of the various functions may occur. Differences of perspective may become either inhibitors or facilitators of project development success. This study identifies from the innovation management point of view, the more relevant elements for marketing - R&D integration in the product development process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrisi, Celso Claudio de Hildebrand eLopez, Santiago Fernando Maya1997-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-20052022-141834/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-20T17:34:32Zoai:teses.usp.br:tde-20052022-141834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-20T17:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório The integration of marketing and technology as a marketing success factor: an exploratory study |
title |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório |
spellingShingle |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório Lopez, Santiago Fernando Maya Desenvolvimento de Produtos Innovation Inovação Marketing Marketing New Products Product Development Produtos novos |
title_short |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório |
title_full |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório |
title_fullStr |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório |
title_sort |
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório |
author |
Lopez, Santiago Fernando Maya |
author_facet |
Lopez, Santiago Fernando Maya |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopez, Santiago Fernando Maya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de Produtos Innovation Inovação Marketing Marketing New Products Product Development Produtos novos |
topic |
Desenvolvimento de Produtos Innovation Inovação Marketing Marketing New Products Product Development Produtos novos |
description |
Uma das causas mais expressivas no fracasso do desenvolvimento de produtos novos é a falta de integração entre P&D e marketing. A presente pesquisa estuda a integração de marketing e P&D no processo de desenvolvimento de novos produtos. A falta de integração estudada, é caracterizada como a ausência total ou a sua insuficiência de relacionamentos, entre os integrantes dessas áreas em torno de das atividades que pudessem garantir o sucesso do produto no mercado. A integração P&D e marketing é uma tarefa que demanda esforços na compatibilização de duas funções, com visões diferentes, à busca de um objetivo em comum. No processo de integração, problemas decorrentes das diferenças de percepções de cada função, acabam por ocorrer, principalmente aqueles relacionados a adoção de diferentes atitudes que acabam por se traduzirem em fatores inibidores e/ou facilitadores do sucesso no desenvolvimento do produto. A pesquisa identifica do ponto de vista do gerenciamento das inovações, os elementos relevantes à integração das atividades de P&D e marketing, em torno do processo de desenvolvimento de novos produtos. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-20052022-141834/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-20052022-141834/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257157046632448 |