Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062010-011609/ |
Resumo: | A inovação vem sendo reconhecida como uma das atividades que mais contribuem para o crescimento e para a manutenção da competitividade das organizações. Para inovar, porém, alguns fatores importantes devem ser considerados. Estar atento ao que acontece no mercado e promover a interface entre as funções no ambiente intra-firma, são fatores que podem contribuir para o sucesso das inovações. Neste sentido, esta dissertação examina a relação entre os construtos de orientação para mercado e interface inter-funcional, no contexto de desenvolvimento de novos produtos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza predominantemente correlacional, com abordagem quantitativa, por meio da utilização do método survey. Para análise dos dados, foram utilizadas técnicas estatísticas não-paramétricas descritivas e bivariadas. Os resultados do estudo apontaram para um alto grau de orientação para mercado e interface inter-funcional e correlações significativas entre a maioria das variáveis estudadas. Observou-se ainda que, as respostas dos indivíduos alocados em empresas que possuem escritório de projetos (EP), ou que já tenham exercido a função de gerente de projetos, tendem a obter maiores correlações entre as variáveis de orientação para mercado e interface inter-funcional. |
id |
USP_58f1e51ce365007bb13981ad2a520313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28062010-011609 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtosMarket orientation and inter-functional interface: a study in the new products development context1. Marketing estratégico1. Strategic marketing2. New products - Development2. Produtos novos - DesenvolvimentoA inovação vem sendo reconhecida como uma das atividades que mais contribuem para o crescimento e para a manutenção da competitividade das organizações. Para inovar, porém, alguns fatores importantes devem ser considerados. Estar atento ao que acontece no mercado e promover a interface entre as funções no ambiente intra-firma, são fatores que podem contribuir para o sucesso das inovações. Neste sentido, esta dissertação examina a relação entre os construtos de orientação para mercado e interface inter-funcional, no contexto de desenvolvimento de novos produtos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza predominantemente correlacional, com abordagem quantitativa, por meio da utilização do método survey. Para análise dos dados, foram utilizadas técnicas estatísticas não-paramétricas descritivas e bivariadas. Os resultados do estudo apontaram para um alto grau de orientação para mercado e interface inter-funcional e correlações significativas entre a maioria das variáveis estudadas. Observou-se ainda que, as respostas dos indivíduos alocados em empresas que possuem escritório de projetos (EP), ou que já tenham exercido a função de gerente de projetos, tendem a obter maiores correlações entre as variáveis de orientação para mercado e interface inter-funcional.Innovation has been recognized as one of the activities that most contribute to the growth and maintenance of the organizational competitiveness. Innovation, however, is associated to some important factors that must be considered. Paying attention to what happens in the market and promote the interface between functions in intra-firm environment, are factors that may contribute to the success of innovations. In this sense, this work examines the relationship between the constructs of market orientation and inter-functional interface in the context of new product development. It was conducted a correlational research, with a quantitative approach, through the use of survey method. Non-parametric statistics, bivariate and descriptive, were used as data analysis techniques. The survey results pointed to a high degree of market orientation and cross-functional interface and significant correlations between most of the variables of the study. Data revealed yet that the responses of individuals employed in companies with project management office (PMO), or have already worked as a project manager, tend to have greater correlations between the variables of market orientation and interface inter -functional.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSbragia, RobertoLima, Manuella de Oliveira2010-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062010-011609/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-28062010-011609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos Market orientation and inter-functional interface: a study in the new products development context |
title |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos |
spellingShingle |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos Lima, Manuella de Oliveira 1. Marketing estratégico 1. Strategic marketing 2. New products - Development 2. Produtos novos - Desenvolvimento |
title_short |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos |
title_full |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos |
title_fullStr |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos |
title_full_unstemmed |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos |
title_sort |
Orientação para mercado e interface inter-funcional: um estudo no contexto do desenvolvimento de novos produtos |
author |
Lima, Manuella de Oliveira |
author_facet |
Lima, Manuella de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sbragia, Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Manuella de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Marketing estratégico 1. Strategic marketing 2. New products - Development 2. Produtos novos - Desenvolvimento |
topic |
1. Marketing estratégico 1. Strategic marketing 2. New products - Development 2. Produtos novos - Desenvolvimento |
description |
A inovação vem sendo reconhecida como uma das atividades que mais contribuem para o crescimento e para a manutenção da competitividade das organizações. Para inovar, porém, alguns fatores importantes devem ser considerados. Estar atento ao que acontece no mercado e promover a interface entre as funções no ambiente intra-firma, são fatores que podem contribuir para o sucesso das inovações. Neste sentido, esta dissertação examina a relação entre os construtos de orientação para mercado e interface inter-funcional, no contexto de desenvolvimento de novos produtos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza predominantemente correlacional, com abordagem quantitativa, por meio da utilização do método survey. Para análise dos dados, foram utilizadas técnicas estatísticas não-paramétricas descritivas e bivariadas. Os resultados do estudo apontaram para um alto grau de orientação para mercado e interface inter-funcional e correlações significativas entre a maioria das variáveis estudadas. Observou-se ainda que, as respostas dos indivíduos alocados em empresas que possuem escritório de projetos (EP), ou que já tenham exercido a função de gerente de projetos, tendem a obter maiores correlações entre as variáveis de orientação para mercado e interface inter-funcional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062010-011609/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062010-011609/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257434483064832 |