Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaiz Rendon, Juan Carlos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-15022024-150442/
Resumo: O propósito deste trabalho é implementar uma metodologia de análise de características propulsivas de embarcações pesqueiras, destinado a: - avaliar diferentes alternativas quanto a modificações de propulsores já instalados, ou quanto a novas instalações, que levem a bons desempenhos propulsivos; - verificar a conveniência de alteração de parâmetros de operação de embarcações já construídas, que diminuam o consumo de combustível, mantendo o desejado desempenho; - orientar o desenvolvimento de novas embarcações. Em particular, foi feita uma aplicação ao caso da pesca no litoral peruano, mostrando-se a facilidade de aplicação da metodologia e como os seus resultados podem de fato serem aproveitados na prática. Desenvolveu-se um programa em linguagem C, que pode ser processado num micro-computador. Preve-se que o programa seja ampliado a medida em que se vai ampliando o seu banco de dados sobre desempenho e características de cascos, propulsores e motores.
id USP_3ad49d7d2219084290f25232ff9c400d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15022024-150442
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.Untitled in englishBoat propellersEmbarcações de pescaFishing vesselsHélices de embarcaçõesO propósito deste trabalho é implementar uma metodologia de análise de características propulsivas de embarcações pesqueiras, destinado a: - avaliar diferentes alternativas quanto a modificações de propulsores já instalados, ou quanto a novas instalações, que levem a bons desempenhos propulsivos; - verificar a conveniência de alteração de parâmetros de operação de embarcações já construídas, que diminuam o consumo de combustível, mantendo o desejado desempenho; - orientar o desenvolvimento de novas embarcações. Em particular, foi feita uma aplicação ao caso da pesca no litoral peruano, mostrando-se a facilidade de aplicação da metodologia e como os seus resultados podem de fato serem aproveitados na prática. Desenvolveu-se um programa em linguagem C, que pode ser processado num micro-computador. Preve-se que o programa seja ampliado a medida em que se vai ampliando o seu banco de dados sobre desempenho e características de cascos, propulsores e motores.A methodoly for analysis of propulsive characteristics of fishing boats is here presented, which enables to: - evaluate modifications of already installed propellers, and also new installations, aiming good propulsive performance; - modify operation parameters of already built boats, in order to reduce the oil comsumption, while keeping the performance at desired levels; - develop new boats propulsive design. In particular, an application for the Peruvian litoral fishing is shown, being the case of use of the methodology verified in a pratical situation. A C-software was developed, which may be processed in an ordinary PC. Its range of application may be broadend in the future, as a resulto f enlargement of the hulls, propellers and engines performance data bank.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPConti, Mardel Bongiovanni deArnaiz Rendon, Juan Carlos 1996-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-15022024-150442/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-15T17:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-15022024-150442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-15T17:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
Untitled in english
title Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
spellingShingle Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
Arnaiz Rendon, Juan Carlos
Boat propellers
Embarcações de pesca
Fishing vessels
Hélices de embarcações
title_short Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
title_full Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
title_fullStr Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
title_full_unstemmed Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
title_sort Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
author Arnaiz Rendon, Juan Carlos
author_facet Arnaiz Rendon, Juan Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conti, Mardel Bongiovanni de
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnaiz Rendon, Juan Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Boat propellers
Embarcações de pesca
Fishing vessels
Hélices de embarcações
topic Boat propellers
Embarcações de pesca
Fishing vessels
Hélices de embarcações
description O propósito deste trabalho é implementar uma metodologia de análise de características propulsivas de embarcações pesqueiras, destinado a: - avaliar diferentes alternativas quanto a modificações de propulsores já instalados, ou quanto a novas instalações, que levem a bons desempenhos propulsivos; - verificar a conveniência de alteração de parâmetros de operação de embarcações já construídas, que diminuam o consumo de combustível, mantendo o desejado desempenho; - orientar o desenvolvimento de novas embarcações. Em particular, foi feita uma aplicação ao caso da pesca no litoral peruano, mostrando-se a facilidade de aplicação da metodologia e como os seus resultados podem de fato serem aproveitados na prática. Desenvolveu-se um programa em linguagem C, que pode ser processado num micro-computador. Preve-se que o programa seja ampliado a medida em que se vai ampliando o seu banco de dados sobre desempenho e características de cascos, propulsores e motores.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-15022024-150442/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-15022024-150442/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090733722828800