Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19042021-170556/ |
Resumo: | A presente pesquisa sustenta, como propulsoras, quatro práticas criativas: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) e ...labirintos intermitentes... (2017), todas tendo seu processo desenvolvido na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A dança que atravessou estes quatro processos permitiu o reconhecimento de fatores inerentes e comuns a eles: o deslocamento espaço/temporal, a experiência, a memória e a transmissibilidade. Esta realidade nos levou à investigação desses elementos comuns para ampliar a percepção dos mesmos enquanto condutores dos processos criativos, encontrando, assim, pontos de conexão e de desconexão que possibilitem a reflexão dos possíveis deslocamentos presentes nas grafias destas danças. Então, é possível afirmar que a dança transita por movimentos e histórias corporais desenvolvidos por bailarinos/contadores de histórias. Dessa maneira, a grafia dos movimentos se move através do tempo e do espaço, e também de um corpo para outro. E é nesse sentido que arquivos, testemunhos e, especialmente, a \"oralidade\" do corpo tornam-se elementos fundamentais para que a ortografia permaneça, mesmo que novas intensidades e tensões de movimento sejam criadas. Autores como Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), entre outros, amparam a pesquisa. |
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Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidadeDance graphics in displacement - experience, memory and transmissibilityCoreografiaCoreographyCorpo memorialCreative processDance transmissibilityDisplaced dramaturgiesDramaturgias em deslocamentoMemorial bodyProcesso de criaçãoTransmissibilidade em dançaA presente pesquisa sustenta, como propulsoras, quatro práticas criativas: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) e ...labirintos intermitentes... (2017), todas tendo seu processo desenvolvido na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A dança que atravessou estes quatro processos permitiu o reconhecimento de fatores inerentes e comuns a eles: o deslocamento espaço/temporal, a experiência, a memória e a transmissibilidade. Esta realidade nos levou à investigação desses elementos comuns para ampliar a percepção dos mesmos enquanto condutores dos processos criativos, encontrando, assim, pontos de conexão e de desconexão que possibilitem a reflexão dos possíveis deslocamentos presentes nas grafias destas danças. Então, é possível afirmar que a dança transita por movimentos e histórias corporais desenvolvidos por bailarinos/contadores de histórias. Dessa maneira, a grafia dos movimentos se move através do tempo e do espaço, e também de um corpo para outro. E é nesse sentido que arquivos, testemunhos e, especialmente, a \"oralidade\" do corpo tornam-se elementos fundamentais para que a ortografia permaneça, mesmo que novas intensidades e tensões de movimento sejam criadas. Autores como Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), entre outros, amparam a pesquisa.The present research supports, as drivers, four creative practices: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) and ...labirintos intermitentes... (2017), all having their process developed in the city of Piracicaba, in the state of São Paulo. The dance that went through these four processes allowed the recognition of factors inherent and common to them: the space/time displacement, experience, memory and transmissibility. This reality led us to investigate these common elements to broaden their perception as drivers of creative processes, thus finding points of connection and disconnection that make it possible to reflect on the possible displacements present in the spellings of these dances. So, it is possible to say that dance moves through body movements and stories developed by dancers/storytellers. In this way, the spelling of the movements moves through time and space, and also from one body to another. And it is in this sense that archives, testimonies and, especially, the \"orality\" of the body become fundamental elements for the orthography to remain, even if new intensities and tensions of movement are created. Authors such as Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), among others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sayonara SousaBanov, Luiza Romani Ferreira2020-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19042021-170556/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-19T23:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-19042021-170556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-19T23:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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