Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Banov, Luiza Romani Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19042021-170556/
Resumo: A presente pesquisa sustenta, como propulsoras, quatro práticas criativas: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) e ...labirintos intermitentes... (2017), todas tendo seu processo desenvolvido na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A dança que atravessou estes quatro processos permitiu o reconhecimento de fatores inerentes e comuns a eles: o deslocamento espaço/temporal, a experiência, a memória e a transmissibilidade. Esta realidade nos levou à investigação desses elementos comuns para ampliar a percepção dos mesmos enquanto condutores dos processos criativos, encontrando, assim, pontos de conexão e de desconexão que possibilitem a reflexão dos possíveis deslocamentos presentes nas grafias destas danças. Então, é possível afirmar que a dança transita por movimentos e histórias corporais desenvolvidos por bailarinos/contadores de histórias. Dessa maneira, a grafia dos movimentos se move através do tempo e do espaço, e também de um corpo para outro. E é nesse sentido que arquivos, testemunhos e, especialmente, a \"oralidade\" do corpo tornam-se elementos fundamentais para que a ortografia permaneça, mesmo que novas intensidades e tensões de movimento sejam criadas. Autores como Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), entre outros, amparam a pesquisa.
id USP_3ae418194f2b8bfd15740f1dccccc3ed
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19042021-170556
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidadeDance graphics in displacement - experience, memory and transmissibilityCoreografiaCoreographyCorpo memorialCreative processDance transmissibilityDisplaced dramaturgiesDramaturgias em deslocamentoMemorial bodyProcesso de criaçãoTransmissibilidade em dançaA presente pesquisa sustenta, como propulsoras, quatro práticas criativas: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) e ...labirintos intermitentes... (2017), todas tendo seu processo desenvolvido na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A dança que atravessou estes quatro processos permitiu o reconhecimento de fatores inerentes e comuns a eles: o deslocamento espaço/temporal, a experiência, a memória e a transmissibilidade. Esta realidade nos levou à investigação desses elementos comuns para ampliar a percepção dos mesmos enquanto condutores dos processos criativos, encontrando, assim, pontos de conexão e de desconexão que possibilitem a reflexão dos possíveis deslocamentos presentes nas grafias destas danças. Então, é possível afirmar que a dança transita por movimentos e histórias corporais desenvolvidos por bailarinos/contadores de histórias. Dessa maneira, a grafia dos movimentos se move através do tempo e do espaço, e também de um corpo para outro. E é nesse sentido que arquivos, testemunhos e, especialmente, a \"oralidade\" do corpo tornam-se elementos fundamentais para que a ortografia permaneça, mesmo que novas intensidades e tensões de movimento sejam criadas. Autores como Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), entre outros, amparam a pesquisa.The present research supports, as drivers, four creative practices: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) and ...labirintos intermitentes... (2017), all having their process developed in the city of Piracicaba, in the state of São Paulo. The dance that went through these four processes allowed the recognition of factors inherent and common to them: the space/time displacement, experience, memory and transmissibility. This reality led us to investigate these common elements to broaden their perception as drivers of creative processes, thus finding points of connection and disconnection that make it possible to reflect on the possible displacements present in the spellings of these dances. So, it is possible to say that dance moves through body movements and stories developed by dancers/storytellers. In this way, the spelling of the movements moves through time and space, and also from one body to another. And it is in this sense that archives, testimonies and, especially, the \"orality\" of the body become fundamental elements for the orthography to remain, even if new intensities and tensions of movement are created. Authors such as Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), among others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sayonara SousaBanov, Luiza Romani Ferreira2020-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19042021-170556/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-19T23:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-19042021-170556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-19T23:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
Dance graphics in displacement - experience, memory and transmissibility
title Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
spellingShingle Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
Banov, Luiza Romani Ferreira
Coreografia
Coreography
Corpo memorial
Creative process
Dance transmissibility
Displaced dramaturgies
Dramaturgias em deslocamento
Memorial body
Processo de criação
Transmissibilidade em dança
title_short Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
title_full Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
title_fullStr Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
title_full_unstemmed Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
title_sort Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
author Banov, Luiza Romani Ferreira
author_facet Banov, Luiza Romani Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sayonara Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Banov, Luiza Romani Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Coreografia
Coreography
Corpo memorial
Creative process
Dance transmissibility
Displaced dramaturgies
Dramaturgias em deslocamento
Memorial body
Processo de criação
Transmissibilidade em dança
topic Coreografia
Coreography
Corpo memorial
Creative process
Dance transmissibility
Displaced dramaturgies
Dramaturgias em deslocamento
Memorial body
Processo de criação
Transmissibilidade em dança
description A presente pesquisa sustenta, como propulsoras, quatro práticas criativas: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) e ...labirintos intermitentes... (2017), todas tendo seu processo desenvolvido na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A dança que atravessou estes quatro processos permitiu o reconhecimento de fatores inerentes e comuns a eles: o deslocamento espaço/temporal, a experiência, a memória e a transmissibilidade. Esta realidade nos levou à investigação desses elementos comuns para ampliar a percepção dos mesmos enquanto condutores dos processos criativos, encontrando, assim, pontos de conexão e de desconexão que possibilitem a reflexão dos possíveis deslocamentos presentes nas grafias destas danças. Então, é possível afirmar que a dança transita por movimentos e histórias corporais desenvolvidos por bailarinos/contadores de histórias. Dessa maneira, a grafia dos movimentos se move através do tempo e do espaço, e também de um corpo para outro. E é nesse sentido que arquivos, testemunhos e, especialmente, a \"oralidade\" do corpo tornam-se elementos fundamentais para que a ortografia permaneça, mesmo que novas intensidades e tensões de movimento sejam criadas. Autores como Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), entre outros, amparam a pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19042021-170556/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19042021-170556/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090858643881984