A organização do ensino e a formação do pensamento estético-artístico na teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Carolina Picchetti
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092010-145437/
Resumo: Compreender o processo de organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento teórico constituiu-se no objetivo central desta pesquisa. Com base nos estudos da teoria histórico-cultural entendemos ser possível e necessário organizar o ensino de modo que o mesmo seja maximamente favorável ao desenvolvimento do pensamento teórico dos educandos. Considerando que o pensamento teórico em geral forma-se a partir de um objeto concreto, procuramos investigar o processo de organização do ensino para a formação do pensamento teórico a partir de uma manifestação particular desse tipo de pensamento: o pensamento teórico no campo da arte ou o pensamento estético-artístico. Procuramos demonstrar ao longo do trabalho a possibilidade de vincular esse tipo de pensamento ao ensino da educação física, disciplina que tem como objetivo organizar a apropriação dos significados das atividades da cultura corporal, dentre eles o estético-artístico. Organizamos a presente pesquisa como uma investigação bibliográfico-conceitual (em que analisamos o papel da arte no processo de formação humana; a atividade de estudo e a formação do pensamento teórico; o processo de organização do ensino e alguns princípios didáticos presentes na teoria histórico-cultural) e uma investigação didático-experimental (em que criamos as condições para a análise do processo de organização do ensino para a formação do pensamento teórico). Nosso experimento didático, instrumento investigativo para a análise do trabalho pedagógico, foi constituído pela elaboração, e posterior realização com estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, de uma unidade didática sobre o circo. A partir da explicitação da unidade fundamental do circo (a composição de cenas) e das suas abstrações conceituais (os elementos de criação das cenas), organizamos o ensino buscando garantir que os estudantes tivessem momentos diretos de trabalho com os conceitos, isto é, que agissem mediados pelos conceitos. Assim, a exposição das sínteses conceituais para os estudantes, o planejamento orientado da criação das cenas e a análise das cenas criadas mediadas pelos conceitos teóricos permitiram que os educandos trabalhassem com o modo geral de ação do artista circense, ou seja, o modo como o artista abstrai os elementos da realidade e os sintetiza em uma nova realidade ou no seu objeto artístico. Avaliamos que esse percurso de aprendizagem e essa forma de organização do ensino possibilitam ao sujeito a apropriação de instrumentos para abstrair os elementos essenciais de uma dada realidade artística, bem como para criar conscientemente seu próprio objeto artístico, o que lhe permite uma maior aproximação da arte, um maior conhecimento desse tipo de atividade humano-genérica. Por fim, a pesquisa nos indica para uma real possibilidade de construção de um modo geral de ação docente ou uma base teórico-metodológica para a organização do ensino referenciada na teoria histórico-cultural.
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Considerando que o pensamento teórico em geral forma-se a partir de um objeto concreto, procuramos investigar o processo de organização do ensino para a formação do pensamento teórico a partir de uma manifestação particular desse tipo de pensamento: o pensamento teórico no campo da arte ou o pensamento estético-artístico. Procuramos demonstrar ao longo do trabalho a possibilidade de vincular esse tipo de pensamento ao ensino da educação física, disciplina que tem como objetivo organizar a apropriação dos significados das atividades da cultura corporal, dentre eles o estético-artístico. Organizamos a presente pesquisa como uma investigação bibliográfico-conceitual (em que analisamos o papel da arte no processo de formação humana; a atividade de estudo e a formação do pensamento teórico; o processo de organização do ensino e alguns princípios didáticos presentes na teoria histórico-cultural) e uma investigação didático-experimental (em que criamos as condições para a análise do processo de organização do ensino para a formação do pensamento teórico). Nosso experimento didático, instrumento investigativo para a análise do trabalho pedagógico, foi constituído pela elaboração, e posterior realização com estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, de uma unidade didática sobre o circo. A partir da explicitação da unidade fundamental do circo (a composição de cenas) e das suas abstrações conceituais (os elementos de criação das cenas), organizamos o ensino buscando garantir que os estudantes tivessem momentos diretos de trabalho com os conceitos, isto é, que agissem mediados pelos conceitos. Assim, a exposição das sínteses conceituais para os estudantes, o planejamento orientado da criação das cenas e a análise das cenas criadas mediadas pelos conceitos teóricos permitiram que os educandos trabalhassem com o modo geral de ação do artista circense, ou seja, o modo como o artista abstrai os elementos da realidade e os sintetiza em uma nova realidade ou no seu objeto artístico. Avaliamos que esse percurso de aprendizagem e essa forma de organização do ensino possibilitam ao sujeito a apropriação de instrumentos para abstrair os elementos essenciais de uma dada realidade artística, bem como para criar conscientemente seu próprio objeto artístico, o que lhe permite uma maior aproximação da arte, um maior conhecimento desse tipo de atividade humano-genérica. Por fim, a pesquisa nos indica para uma real possibilidade de construção de um modo geral de ação docente ou uma base teórico-metodológica para a organização do ensino referenciada na teoria histórico-cultural.Understanding the organization of teaching for the development of theoretical thinking constitutes the main goal of this research. Based on the cultural-historical theory we assume that it is possible and even necessary to organize teaching in order to contribute to students theoretical thinking development. Considering that theoretical thinking always develops from a concrete object, in our research we sought to investigate the teaching organization process for the formation of theoretical thinking from a particular point of view: the aesthetic-artistic thinking, which is the theoretical thinking present in art. Throughout this work we have tried to demonstrate the possibility of linking this type of thinking to physical education a school subject that aims to organize the appropriation of the meanings of body culture activities, and among those meanings is the aesthetic-artistic. We organized this present research as a conceptual-bibliographical investigation (in which we analyzed the role of art in human development; the studying activity and the formation of theoretical thinking; the process of organizing teaching and some didactic principles present in cultural-historical theory) and as a didactic-experimental investigation (in which we created the conditions to analyze the process of organizing teaching for the development of theoretical thinking). Our teaching experiment, which is an investigative instrument to analyze pedagogical work, was formed by the preparation and subsequent implementation, with students in 4th year of elementary school, of a didactic unit about the circus. From the explicitness of the fundamental unity of circus (to compose the scenes) and its conceptual abstractions (the elements that create the scenes), we organized teaching seeking to ensure that students had moments of direct work with the concepts, that is, that they could act mediated by them. Thus, exposure of students to conceptual overviews, the guided planning of the scenes making and the analysis of the created scenes mediated by theoretical concepts allowed the students to work with the general way of action of the circus artist, which is how the artist abstracts the elements of reality and summarizes them in a new reality or in his artistic object. We assess that this learning course and this form of organizing teaching enable the subject to appropriate instruments, both to abstract the essential elements of a given artistic reality, as to consciously create its own artistic object, which allows a closer approximation of art, a greater knowledge of this type of human-generic activity. Finally, the research points us to a real possibility of constructing a general mode of teaching action or a theoretical and methodological basis for the organization of teaching, referenced in the cultural- historical theory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoura, Manoel Oriosvaldo deNascimento, Carolina Picchetti2010-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092010-145437/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:11Zoai:teses.usp.br:tde-20092010-145437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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