Habilidades de resolução de conflito de crianças com distúrbio específico de linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-04112010-162403/ |
Resumo: | Introdução: Um tipo de interação social, que caracteriza o desenvolvimento cognitivo, é a resolução de conflito. Para resolver conflitos são necessárias habilidades cognitivas e linguísticas. Objetivos: Verificar as habilidades de resolução de conflito (RC) de crianças de sete e oito anos de idade com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e verificar se há correlação entre o tempo de terapia fonoaudiológica das crianças e o desempenho na tarefa de RC. Métodos: Participaram do estudo 20 crianças com DEL, Grupo Pesquisa (GP), e 40 crianças com Desenvolvimento Normal de Linguagem (DNL), Grupo Controle (GC); com idades entre 7:00 e 8:11 anos. Para avaliar as habilidades de RC foram apresentados oralmente cinco contextos hipotéticos de conflito. As estratégias propostas pelas crianças foram agrupadas em cinco níveis e pontuadas da seguinte forma: nível 0 (soluções que não se enquadram nos demais níveis) - zero ponto; nível 1 (soluções físicas) - um ponto; nível 2 (soluções unilaterais) - dois pontos; nível 3 (soluções cooperativas) - três pontos e nível 4 (soluções mútuas) - quatro pontos. Resultados e Discussão: O nível de significância adotado foi de p=0,05. A MANOVA demonstrou que para a variável pontuação total, há efeito de grupo F(1, 52)=23,918 p<0,001, mas não de idade F(1, 52)=3,875 p=0,054 e de gênero F(1, 52)=1,305 p=0,258. Não foi observada interação entre as variáveis. O teste de Mann-Whitney indicou diferença estatisticamente significante entre os grupos apenas para o nível de desenvolvimento modal (p<0,001*), sendo que o GC tem maior nível de desenvolvimento modal (M=2,30±0,597) que o GP (M=1,45±0,48). De acordo com a Correlação de Pearson não há correlação entre o tempo de terapia e a pontuação total na prova de RC (p= 0,961; r=0,012). O fato de crianças com DEL apresentarem importantes dificuldades com atividades sociais corriqueiras, como a solução de problemas, contribui para a impopularidade de grande parte dessas crianças com os pares da mesma idade. A terapia de linguagem isoladamente não é suficiente para adequar o deficit sociocognitivo observado na população com DEL. Conclusões: (1) Crianças com DEL enfrentam dificuldade para resolver problemas, pois utilizam predominantemente estratégias físicas e unilaterais. (2) Não há correlação entre o tempo de terapia e o desempenho na tarefa de RC |
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Habilidades de resolução de conflito de crianças com distúrbio específico de linguagemConflict resolution skills of children with specific language impairmentChild languageFonoaudiologiaInteração socialLanguage developmental disordersLinguagem InfantilSocial interactionSpeech-language pathologyTranstornos do desenvolvimento da linguagemIntrodução: Um tipo de interação social, que caracteriza o desenvolvimento cognitivo, é a resolução de conflito. Para resolver conflitos são necessárias habilidades cognitivas e linguísticas. Objetivos: Verificar as habilidades de resolução de conflito (RC) de crianças de sete e oito anos de idade com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e verificar se há correlação entre o tempo de terapia fonoaudiológica das crianças e o desempenho na tarefa de RC. Métodos: Participaram do estudo 20 crianças com DEL, Grupo Pesquisa (GP), e 40 crianças com Desenvolvimento Normal de Linguagem (DNL), Grupo Controle (GC); com idades entre 7:00 e 8:11 anos. Para avaliar as habilidades de RC foram apresentados oralmente cinco contextos hipotéticos de conflito. As estratégias propostas pelas crianças foram agrupadas em cinco níveis e pontuadas da seguinte forma: nível 0 (soluções que não se enquadram nos demais níveis) - zero ponto; nível 1 (soluções físicas) - um ponto; nível 2 (soluções unilaterais) - dois pontos; nível 3 (soluções cooperativas) - três pontos e nível 4 (soluções mútuas) - quatro pontos. Resultados e Discussão: O nível de significância adotado foi de p=0,05. A MANOVA demonstrou que para a variável pontuação total, há efeito de grupo F(1, 52)=23,918 p<0,001, mas não de idade F(1, 52)=3,875 p=0,054 e de gênero F(1, 52)=1,305 p=0,258. Não foi observada interação entre as variáveis. O teste de Mann-Whitney indicou diferença estatisticamente significante entre os grupos apenas para o nível de desenvolvimento modal (p<0,001*), sendo que o GC tem maior nível de desenvolvimento modal (M=2,30±0,597) que o GP (M=1,45±0,48). De acordo com a Correlação de Pearson não há correlação entre o tempo de terapia e a pontuação total na prova de RC (p= 0,961; r=0,012). O fato de crianças com DEL apresentarem importantes dificuldades com atividades sociais corriqueiras, como a solução de problemas, contribui para a impopularidade de grande parte dessas crianças com os pares da mesma idade. A terapia de linguagem isoladamente não é suficiente para adequar o deficit sociocognitivo observado na população com DEL. Conclusões: (1) Crianças com DEL enfrentam dificuldade para resolver problemas, pois utilizam predominantemente estratégias físicas e unilaterais. (2) Não há correlação entre o tempo de terapia e o desempenho na tarefa de RCIntroduction: One type of social interaction that characterizes childrens cognitive development is the conflict resolution. Conflicts solving requires cognitive and linguistic abilities. Objectives: To investigate the conflict resolution (CR) abilities in seven- and eight-year-old children with Specific Language Impairment (SLI), and to verify whether there is a relationship between the period of speech-language therapy attendance and the performance on the CR task. Methods: Participated in this study, 20 children with SLI, Research Group (RG), and 40 children with Normal Language Development (NLD), Control Group (CG), with ages ranging from 7:00 to 8:11 years. For the assessment of RC abilities, five hypothetical contexts of conflict were orally presented. The strategies used by the children were arranged into five levels and scored as follows: level 0 (solutions that do not match the other levels) score 0; level 1 (physical solutions) score 1; level 2 (unilateral solutions) score 2; level 3 (cooperative solutions) score 3 and level 4 (mutual solutions) score 4. Results and Discussion: The significance level adopted was p = 0.05. The MANOVA statistical test showed significant effect of group for the variable total score F(1, 52)=23.918 p<0.001, whereas the effects of age F(1, 52)=3.875 p=0.054, and gender F(1, 52)=1.305 p=0.258 were not significant. No interaction among the variables was observed. The Mann-Whitney statistical test revealed significant differences between groups only for the modal development level (p<0.001*), with higher level of modal development for the CG (CG: M=2.30±0.597; RG: M=1.45±0.48). The Pearsons Correlation indicated that there is no significant correlation between the period of speech-language therapy attendance and the total score on the CR task (p= 0.961; r=0.012). Due to the fact that children with SLI present important difficulties in conventional social activities, such as problem solving, most of them are unpopular with their age-peers. Isolatedly, speech-language therapy is not enough to ameliorate the socio-cognitive deficits presented by the population with SLI. Conclusions: (1) Children with SLI present difficulties in solving problems, in view of the fact that they mainly presented physical and unilateral strategies. (2) No correlation was found between the period of speech-language therapy attendance and the performance on the CR taskBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Debora Maria BefiPaula, Erica Macedo de2010-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-04112010-162403/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-04112010-162403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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