Oficina Temática ?Solos?: uma possibilidade para o ensino de Química para os alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simoda, Debora Naomi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-13122021-141546/
Resumo: Na maioria das escolas, a seleção, sequenciação e profundidade dos conceitos químicos são feitas com foco predominantemente em abordagens abstratas e os conteúdos são tratados um tanto fragmentadamente. Parece haver uma suposição que o aluno, memorizando tais conteúdos passivamente, adquira o conhecimento acumulado, principalmente a partir da transmissão de informações, com valorização excessiva de regras e fórmulas, restrita a baixos níveis cognitivos e desvinculados da realidade e vivência dos alunos. Isso dificulta o processo de ensino-aprendizagem, pois se observa que o aluno, geralmente, perde o interesse e a motivação pelas aulas, o que, por sua vez, acaba contribuindo para aumentar o nível de rejeição aos estudos de Química. Tratar a Química em associação com o cotidiano tem sido um dos desafios atuais do ensino de Química, sendo o ponto de partida de muitas pesquisas nessa área. Nessa perspectiva, as oficinas temáticas têm se configurado em uma metodologia que aborda o conhecimento de forma inter-relacionada e contextualizada, onde aluno é convidado a refletir sobre problemas relativos ao tema abordado, permitindo não apenas a construção de conceitos, mas também a reconstrução de seus próprios conhecimentos e de uma reflexão que possa contribuir para a tomada de decisões além possibilitar uma visão mais global do mundo. Nesta pesquisa investigou-se como o ensino a partir de oficinas temáticas, pode contribuir para a construção do conhecimento por parte dos alunos e influenciar em suas ações no cotidiano. Foi aplicada uma oficina, centrada no tema solos, em uma escola da rede pública do município de Barueri, com turmas da 3ª série do Ensino Médio. O tema foi escolhido por ser abrangente, pois é possível relacionar vários conceitos científicos com diferentes áreas do conhecimento, além de ter sido uma sugestão dos próprios alunos. O desenvolvimento da oficina se baseia na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário diagnóstico baseado na Teoria do Comportamento Planejado, o que contribuiu para traçar um perfil de cada aluno e para o planejamento de ações focado em suprir suas necessidades. Na sequência, foi aplicado um instrumento que apresentava um questionário investigativo, com quatro perguntas abertas e um questionário fechado, constituído de 19 afirmativas. A intenção foi investigar a bagagem cultural e científica dos alunos sobre a temática e fazer com que percebessem que suas concepções prévias eram insuficientes para os problemas apresentados. No decorrer da oficina, foram utilizados vários tipos de instrumentos, estruturados de acordo com os três momentos pedagógicos, como: questionários investigativos, experimentos, atividades descritivas, ilustrativas, produções textuais e elaboração de mapas conceituais, de modo que o professor pudesse desenvolver a conceituação fundamental para uma compreensão científica das situações problematizadas, possibilitando também uma análise do avanço dos conhecimentos científicos adquiridos pelos estudantes relacionados à temática. Após a aplicação da oficina, percebeu-se que a visão dos alunos relacionada disciplina mudou, possivelmente porque puderam associar a Química com o seu cotidiano, sendo capazes de participar e refletir sobre as atividades propostas. Nesse sentido, podemos afirmar que o ensino de Química é favorecido com a utilização de temáticas e de metodologias de ensino diferenciadas, que propiciem a sua contextualização, a problematização e o desenvolvimento de atividades investigativas e de discussões com os alunos, colocando-os como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, promovendo a construção e reconstrução do seu próprio conhecimento.
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Isso dificulta o processo de ensino-aprendizagem, pois se observa que o aluno, geralmente, perde o interesse e a motivação pelas aulas, o que, por sua vez, acaba contribuindo para aumentar o nível de rejeição aos estudos de Química. Tratar a Química em associação com o cotidiano tem sido um dos desafios atuais do ensino de Química, sendo o ponto de partida de muitas pesquisas nessa área. Nessa perspectiva, as oficinas temáticas têm se configurado em uma metodologia que aborda o conhecimento de forma inter-relacionada e contextualizada, onde aluno é convidado a refletir sobre problemas relativos ao tema abordado, permitindo não apenas a construção de conceitos, mas também a reconstrução de seus próprios conhecimentos e de uma reflexão que possa contribuir para a tomada de decisões além possibilitar uma visão mais global do mundo. Nesta pesquisa investigou-se como o ensino a partir de oficinas temáticas, pode contribuir para a construção do conhecimento por parte dos alunos e influenciar em suas ações no cotidiano. Foi aplicada uma oficina, centrada no tema solos, em uma escola da rede pública do município de Barueri, com turmas da 3ª série do Ensino Médio. O tema foi escolhido por ser abrangente, pois é possível relacionar vários conceitos científicos com diferentes áreas do conhecimento, além de ter sido uma sugestão dos próprios alunos. O desenvolvimento da oficina se baseia na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário diagnóstico baseado na Teoria do Comportamento Planejado, o que contribuiu para traçar um perfil de cada aluno e para o planejamento de ações focado em suprir suas necessidades. Na sequência, foi aplicado um instrumento que apresentava um questionário investigativo, com quatro perguntas abertas e um questionário fechado, constituído de 19 afirmativas. A intenção foi investigar a bagagem cultural e científica dos alunos sobre a temática e fazer com que percebessem que suas concepções prévias eram insuficientes para os problemas apresentados. No decorrer da oficina, foram utilizados vários tipos de instrumentos, estruturados de acordo com os três momentos pedagógicos, como: questionários investigativos, experimentos, atividades descritivas, ilustrativas, produções textuais e elaboração de mapas conceituais, de modo que o professor pudesse desenvolver a conceituação fundamental para uma compreensão científica das situações problematizadas, possibilitando também uma análise do avanço dos conhecimentos científicos adquiridos pelos estudantes relacionados à temática. Após a aplicação da oficina, percebeu-se que a visão dos alunos relacionada disciplina mudou, possivelmente porque puderam associar a Química com o seu cotidiano, sendo capazes de participar e refletir sobre as atividades propostas. Nesse sentido, podemos afirmar que o ensino de Química é favorecido com a utilização de temáticas e de metodologias de ensino diferenciadas, que propiciem a sua contextualização, a problematização e o desenvolvimento de atividades investigativas e de discussões com os alunos, colocando-os como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, promovendo a construção e reconstrução do seu próprio conhecimento.In most schools, the selection, sequence and level of chemical concepts are predominantly focused on abstract approaches and contents are fragmented. There seems to be an assumption that the student passively memorizes such contents, acquires the \"accumulated knowledge\", mainly from the transmission of information, with excessive valuation of rules and formulas, restricted to low cognitive levels and disconnected from the reality and their experience. This makes the teaching-learning process difficult, as it is observed that the student generally loses interest and motivation for the classes, which ends up contributing to increase the level of rejection of Chemistry studies. Having Chemistry in association with an everyday life has been one of the current challenges of teaching Chemistry, being the starting point of several studies in this area. From this perspective, thematic workshops have been configured in a methodology that approaches knowledge with interrelated and contextualized way, where the student is invited to reflect on problems related to the topic addressed, allowing not only the construction of concepts, but also the reconstruction of their own knowledge and a reflection that can contribute to decision making in a more global view of the world. In this research, it was investigated how teaching from thematic workshops, can contribute to the construction of knowledge and influence students´ daily actions. A workshop was applied on the theme soils, in a public school in the city of Barueri, with 3rd grade high school students. The theme was chosen because it is widespread, as it is possible to relate several scientific concepts with different areas of knowledge. It has also been a suggestion by the students. The development of the workshop is based on the methodology of the Three Pedagogical Moments. As a data collection instrument, a diagnostic questionnaire based on the Theory of Planned Behavior was applied, which helped to draw a profile of each student and to plan actions focused on meeting their needs. In addition to it, an instrument was applied that presented an investigative questionnaire, with four open questions and a closed questionnaire, consisting of 19 statements. The intention was to investigate the students´ cultural and scientific background on the subject and make them realize that their previous conceptions were insufficient for the problems presented. During the workshop, several types of instruments were used, structured according to the three pedagogical moments, such as: investigative questionnaires, experiments, written and illustrative activities, textual productions and elaboration of concept maps. Besides, the teacher could develop a fundamental concept for scientific understanding of problematic situations, enabling an advanced scientific knowledge acquired by students related to the subject. After the workshop´s application, it was noticed that the students\' view of the subject changed, possibly because they were able to associate Chemistry with their daily lives, being able to participate and reflect on the proposed activities. In this sense, we can state the teaching of Chemistry is favored with the use of different themes and teaching methodologies, which provide contextualization, problematizariam, development of investigative activities and discussions with students, placing them as protagonists in the teaching-learning process and, consequently, promoting the construction and reconstruction of their own knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcondes, Maria Eunice RibeiroSimoda, Debora Naomi2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-13122021-141546/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-13T20:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-13122021-141546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-13T20:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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