A química das abelhas : uma oficina temática para revisão de conceitos de química orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maurício Rodrigues do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275986
Resumo: Esta investigação teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma oficina temática com ênfase no assunto “abelhas”, visando a revisão de alguns conteúdos da Química Orgânica abordada no ensino médio. A oficina temática, denominada “A Química das Abelhas”, foi estruturada em três etapas: a primeira buscou identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e sua relação com a Química Orgânica; a segunda explorou, de maneira expositiva, o universo das abelhas e do mel para embasar uma revisão sobre as funções orgânicas; e a terceira propôs a realização de experimentos de caracterização do mel para aplicar os conhecimentos desenvolvidos no decorrer das atividades. Participaram da oficina 14 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio integrado ao ensino profissionalizante de uma escola pública de Santa Catarina. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários aplicados ao longo da oficina. Observou-se que, inicialmente, parte dos sujeitos da investigação tinha conhecimento sobre questões ambientais e econômicas relacionadas às abelhas e ao mel, e que esses conhecimentos foram adquiridos na escola, nos estágios técnicos e na mídia. Alguns estudantes sabiam da existência de espécies diversas de abelhas, mas identificaram principalmente aquelas do tipo melífera. Além disso, relacionaram superficialmente a Química Orgânica com o mel, mas não com as abelhas. Quando perguntas similares foram feitas ao final da oficina, mais estudantes passaram a respondê-las de maneira correta e completa, muitas vezes com menção de exemplos. A motivação dos sujeitos para o aprendizado da Química em geral e da relação desta com a vida das abelhas, caracterizada como intrínseca através da Teoria da Autodeterminação, pode explicar tais resultados satisfatórios. Entretanto, grande parte da turma apresentou dificuldades na identificação de funções orgânicas e grupos funcionais solicitados em questões extras mesmo após a revisão dos conteúdos, revelando uma defasagem no aprendizado da Química Orgânica e provável relação desta com o extenso período no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. A avaliação dos alunos sobre suas próprias aprendizagens após o desenvolvimento da oficina temática foi convergente com os resultados obtidos no questionário final, uma vez que houve maior concordância dos respondentes sobre as contribuições efetivas das atividades para aprofundamento dos conhecimentos acerca das abelhas e do mel do que a respeito da Química Orgânica.
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Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários aplicados ao longo da oficina. Observou-se que, inicialmente, parte dos sujeitos da investigação tinha conhecimento sobre questões ambientais e econômicas relacionadas às abelhas e ao mel, e que esses conhecimentos foram adquiridos na escola, nos estágios técnicos e na mídia. Alguns estudantes sabiam da existência de espécies diversas de abelhas, mas identificaram principalmente aquelas do tipo melífera. Além disso, relacionaram superficialmente a Química Orgânica com o mel, mas não com as abelhas. Quando perguntas similares foram feitas ao final da oficina, mais estudantes passaram a respondê-las de maneira correta e completa, muitas vezes com menção de exemplos. A motivação dos sujeitos para o aprendizado da Química em geral e da relação desta com a vida das abelhas, caracterizada como intrínseca através da Teoria da Autodeterminação, pode explicar tais resultados satisfatórios. Entretanto, grande parte da turma apresentou dificuldades na identificação de funções orgânicas e grupos funcionais solicitados em questões extras mesmo após a revisão dos conteúdos, revelando uma defasagem no aprendizado da Química Orgânica e provável relação desta com o extenso período no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. A avaliação dos alunos sobre suas próprias aprendizagens após o desenvolvimento da oficina temática foi convergente com os resultados obtidos no questionário final, uma vez que houve maior concordância dos respondentes sobre as contribuições efetivas das atividades para aprofundamento dos conhecimentos acerca das abelhas e do mel do que a respeito da Química Orgânica.This investigation aimed to develop, implement and evaluate a thematic workshop with an emphasis on the subject of “bees”, aiming to review some contents of Organic Chemistry addressed in high schools. The thematic workshop, called “The Chemistry of the Bees”, was structured in three stages: the first sought to identify students' prior knowledge on the subject and its relationship with Organic Chemistry; the second explored, in an expository way, the universe of bees and honey to support a review of organic functions; and the third proposed carrying out honey characterization experiments to apply the knowledge developed during the activities. The workshop was attended by 14 students enrolled in the 3rd year of a public technical school in the state of Santa Catarina, southern Brazil. Research data were collected through questionnaires applied throughout the workshop. Some of the research participants had previous knowledge about environmental and economic issues related to bees and honey, although at a poor level. This knowledge had been acquired at school, in technical internships and from the media. Some students knew about the existence of different species of bees, but they mainly identified those of the melliferous type. Furthermore, they related Organic Chemistry to honey superficially, but not to bees. When similar questions were asked at the end of the workshop, more students began to answer them correctly and completely, often giving examples. Participants' motivation for learning Chemistry in general and its relationship with the life of bees were characterized as intrinsic through the Theory of Self-Determination, thus explaining such satisfactory results. However, a large number of students had difficulty identifying organic functions and functional groups, as requested in the extra questions, even after contents were reviewed. This reveals a delay in Organic Chemistry learning and a possible relationship between this and the extensive period of emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic. The students' evaluation of their own learning after the development of the thematic workshop was convergent with the results obtained in the final questionnaire. This is because there was a greater level of agreement among respondents on the effective contributions of the activities to deepen their knowledge about bees and honey compared to Organic Chemistry.application/pdfporAbelhaMelQuímica orgânicaOficinas temáticasEnsino de quimicaBeesHoneyOrganic chemistryThematic workshopsChemistry teachingA química das abelhas : uma oficina temática para revisão de conceitos de química orgânicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166767.pdf.txt001166767.pdf.txtExtracted Texttext/plain150328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275986/2/001166767.pdf.txt9c0b9b0df4ff60b29f1dc97c4f284e17MD52ORIGINAL001166767.pdfTexto completoapplication/pdf3754859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275986/1/001166767.pdf1ad53443ef380e5f78d2afd6a2780f7dMD5110183/2759862024-07-04 06:19:36.472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-04T09:19:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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