Análise das medidas de inteligência emocional: antes e após intervenções dessas vivências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-28052020-182738/ |
Resumo: | Materiais e métodos: Participaram da pesquisa 105 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 63 anos, que realizaram o curso vivências de inteligência emocional e assinaram o TCLE. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e o de medida de inteligência emocional MIE. A descrição da amostra foi efetuada pela análise descritiva da frequência absoluta e o percentual das variáveis categóricas. Para análise do desempenho das Medidas de Inteligência Emocional pelo instrumento MIE, com os escores brutos do resultado global das 5 habilidades (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade), antes e após a intervenção, foi utilizado o teste t de amostras pareadas. Todos os dados foram estatisticamente analisados pelo Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20, com o nível de significância para os testes estatísticos de 5%, ou seja, p < 0.05. Resultados: No que diz respeito a análise da medida de inteligência emocional, com o questionário MIE, foi observada diferença significativa (p=0,00) da média do escore bruto antes (160,17) e após (172,22), teste t de -6,471. Com relação a diferença entre o desempenho das medidas de inteligência emocional, após intervenção, foi observada diferença significativa de 12,05, o que indica que as vivências de inteligência emocional podem melhorar os domínios abordados. Também ocorrem mudanças/crescimento em todos os 05 fatores da Inteligência Emocional: Autoconsciência, Autogestão, Automotivação, Empatia e Gestão de Relacionamentos. Dessa forma, é possível que os parâmetros utilizados nas vivências possam ser considerados como medida para aferir a contribuição dessas práticas de forma sistemática e assim, melhorar a qualidade de oferta das mesmas cujo objetivo é propiciar autoconhecimento e autogestão emocional para ao participante |
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