Concepções de ciências, educação e universidade nas obras de história da ciência de Heinrich Rheinboldt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arena, Rodrigo Magalhães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-25102021-102335/
Resumo: Durante sua vida, Heinrich Rheinboldt diversas vezes demonstrou seus pensamentos em textos científicos, discursos em eventos e publicações nos anuários da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Voltando os olhos para três textos específicos (A Química no Brasil, A vida de J.J. Berzelius e A história da balança), esse trabalho tem como objetivo analisar as concepções de Rheinboldt a respeito de ciência, educação e universidade que permeiam esses textos. Rheinboldt faz um relato bem detalhado a respeito da evolução da química como ciência e seu desenvolvimento no Brasil, e através de uma análise documental e com o apoio da bibliografia, foi possível verificar suas concepções e levantar hipóteses de quais eram seus pensamentos acerca da evolução da química no país, além de alguns pontos acerca de como ele se preocupava com alguns detalhes da formação de um químico, como por exemplo a ampla menção a manuais de química, grandes descrições de laboratórios, e a grande linha do tempo evolutiva por onde essa ciência foi desenvolvida até chegar nos dias em que se encontrava, na subsecção de Química da FFCL da USP. A partir dessas análises, foi possível identificar alguns aspectos do ensino de química no Brasil que eram importantes para Rheinboldt e a compreender aspectos envolvidos na formação dos químicos e dos professores de química na constituição da Universidade de São Paulo, e aspectos dessa formação que ainda hoje estão muito presentes em vários cursos de todo o Brasil devido ao fato de que Rheinboldt formou diversos alunos que foram responsáveis pela implementação de cursos de bacharelado e licenciatura de química no país, passando por um processo de institucionalização dessa ciência no Brasil, assim como seu ensino.
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