No avesso do espelho: Gilberto Gil e a metacanção tropicalista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-27022024-181555/ |
Resumo: | Este trabalho consiste num estudo sobre a metalinguagem de Gilberto Gil entre os anos de 1963 e 1969, portanto antes, durante e logo após os acontecimentos tropicalistas. Os capítulos a seguir procuram identificar nos fonogramas a figuração da canção e os personagens músicos, no intuito de interpretar as formas do ofício cancional na obra de um artista que vivenciou como poucos as transformações produtivas e simbólicas de seu campo no decorrer da década de 1960. Um aspecto confessional (aliado aos temas lunares das serenatas) se destaca em faixas como Serenata do teleco-teco, Meu luar, minhas canções e mesmo Eu vim da Bahia, compostas em Salvador entre 1963 e 1965. Se as entrevistas de Gil exprimem desde cedo os determinantes comerciais da produção e divulgação musicais, suas letras demoram um pouco a tematizá-los, mas parecem começar a intui-los em Lunik 9 (1966). No fim da década, atinge-se o cerne de uma metalinguagem radiofônica e televisiva, da qual Lindonéia (Gil/Veloso, 1968) e Aquele abraço (1969) são para nós representativas. Par a par com o teor intertextual das metacanções de Gilberto Gil, esta tese estabelece relações entre seu cancioneiro e obras literárias e musicais brasileiras. As análises das canções incorporam também a pesquisa em jornais e arquivos da ditadura, assim como a bibliografia sobre tropicalismo e canção dos anos 1960. |
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No avesso do espelho: Gilberto Gil e a metacanção tropicalistaOn the Other Side of the Mirror: Gilberto Gil and Tropicalist MetasongBrazilian literatureCanção de protestoGilberto GilGilberto GilLiteratura brasileiraMúsica popularPopular musicProtest songTropicalismTropicalismoEste trabalho consiste num estudo sobre a metalinguagem de Gilberto Gil entre os anos de 1963 e 1969, portanto antes, durante e logo após os acontecimentos tropicalistas. Os capítulos a seguir procuram identificar nos fonogramas a figuração da canção e os personagens músicos, no intuito de interpretar as formas do ofício cancional na obra de um artista que vivenciou como poucos as transformações produtivas e simbólicas de seu campo no decorrer da década de 1960. Um aspecto confessional (aliado aos temas lunares das serenatas) se destaca em faixas como Serenata do teleco-teco, Meu luar, minhas canções e mesmo Eu vim da Bahia, compostas em Salvador entre 1963 e 1965. Se as entrevistas de Gil exprimem desde cedo os determinantes comerciais da produção e divulgação musicais, suas letras demoram um pouco a tematizá-los, mas parecem começar a intui-los em Lunik 9 (1966). No fim da década, atinge-se o cerne de uma metalinguagem radiofônica e televisiva, da qual Lindonéia (Gil/Veloso, 1968) e Aquele abraço (1969) são para nós representativas. Par a par com o teor intertextual das metacanções de Gilberto Gil, esta tese estabelece relações entre seu cancioneiro e obras literárias e musicais brasileiras. As análises das canções incorporam também a pesquisa em jornais e arquivos da ditadura, assim como a bibliografia sobre tropicalismo e canção dos anos 1960.This study examines Gilberto Gil\'s metalanguage from 1963 to 1969, encompassing the pre- Tropicalist, Tropicalist, and post-Tropicalist periods. The following chapters seek to identify the representation of the song and the musician characters in the phonograms, intending to interpret the work of an artist who extensively experienced, like few others, the productive and symbolic transformations of his field throughout the 1960s. Tracks like \"Serenata do teleco-teco\", \"Meu luar, minhas canções\", and even \"Eu vim da Bahia\", composed in Salvador between 1963 and 1965, have a confessional component to them, in addition to the lunar themes present in the serenades. While Gil\'s early interviews reveal the commercial determinants of musical production and dissemination, his lyrics take some time to address these themes, but they seem to begin to intuit them in \"Lunik 9\" (1966). Towards the end of the decade, a metalanguage specific to radio and television emerged, with \"Lindonéia\" (Gil/Veloso, 1968) and \"Aquele abraço\" (1969) serving as representative examples. In parallel to the intertextual nature of Gilberto Gil\'s metasongs, this thesis establishes connections between his song repertoire and Brazilian literary and musical works. The song analyses also include research from dictatorship-era publications and archives, encompassing references from the literature on Tropicalism and music during the 1960s.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Ivan FranciscoGonçalves, Patrícia Anette Schroeder2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-27022024-181555/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-27T21:23:05Zoai:teses.usp.br:tde-27022024-181555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-27T21:23:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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