Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrara, Paula Antonia da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-12012016-102719/
Resumo: Essa dissertação se dedica a olhar para a relação entre Corpo, Voz e Escuta no trabalho do ator. O estudo se apoia em orientações teóricas que entendem o corpo como agente de aprendizagem do mundo e que apontam seu aspecto intrinsecamente relacional, tendo como principais referências a fenomenologia de Merleau-Ponty, a ideia de voz singular de Adriana Cavarero e as reflexões acerca da Escuta desenvolvidas por Jean-Luc Nancy. Além disso, na tentativa de desvelar as características dos processos de exploração vocal, o trabalho faz referência a importantes artistas do âmbito teatral, além da experiência prática desenvolvida, principalmente pelo \"Via Rosse Teatro\" (Itália). Esse trabalho se insere no campo das atuais linhas de pensamento acerca da formação do ator que têm como interesse a busca pela transposição da dicotomia entre Corpo e Voz.
id USP_3c455c2f60c53a5ea52b616a351e06b5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12012016-102719
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processoTraces of a practice, reflections in process.Actor's FormationEscutaFormação do atorInterpretaçãoInterpretationListeningTeatroTheatreVoiceVozEssa dissertação se dedica a olhar para a relação entre Corpo, Voz e Escuta no trabalho do ator. O estudo se apoia em orientações teóricas que entendem o corpo como agente de aprendizagem do mundo e que apontam seu aspecto intrinsecamente relacional, tendo como principais referências a fenomenologia de Merleau-Ponty, a ideia de voz singular de Adriana Cavarero e as reflexões acerca da Escuta desenvolvidas por Jean-Luc Nancy. Além disso, na tentativa de desvelar as características dos processos de exploração vocal, o trabalho faz referência a importantes artistas do âmbito teatral, além da experiência prática desenvolvida, principalmente pelo \"Via Rosse Teatro\" (Itália). Esse trabalho se insere no campo das atuais linhas de pensamento acerca da formação do ator que têm como interesse a busca pela transposição da dicotomia entre Corpo e Voz.The present dissertation is dedicated to looking at the relationship between Body, Voice and Listening on the actor\'s work. The study is based on theoretical guidelines that understand the body as an agent of the process of learning the world and point its intrinsically relational aspect, as its main references there is the phenomenology of Merleau-Ponty, the idea of singular voice of Adriana Cavarero and reflections about the listening process developed by Jean-Luc Nancy. In addition, in an attempt to uncover the characteristics of vocal exploration processes, this work makes reference to important artists of the theatrical context beyond the practical experience carried out mainly by the \"Via Rosse Teatro \"(Italy). This work belongs to the field of current lines of thought about the formation of the actor whose interest the search for transposition of the dichotomy between body and voice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJanuzelli, Antonio Luiz DiasCarrara, Paula Antonia da Silva2015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-12012016-102719/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-12012016-102719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
Traces of a practice, reflections in process.
title Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
spellingShingle Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
Carrara, Paula Antonia da Silva
Actor's Formation
Escuta
Formação do ator
Interpretação
Interpretation
Listening
Teatro
Theatre
Voice
Voz
title_short Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
title_full Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
title_fullStr Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
title_full_unstemmed Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
title_sort Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo
author Carrara, Paula Antonia da Silva
author_facet Carrara, Paula Antonia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januzelli, Antonio Luiz Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrara, Paula Antonia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Actor's Formation
Escuta
Formação do ator
Interpretação
Interpretation
Listening
Teatro
Theatre
Voice
Voz
topic Actor's Formation
Escuta
Formação do ator
Interpretação
Interpretation
Listening
Teatro
Theatre
Voice
Voz
description Essa dissertação se dedica a olhar para a relação entre Corpo, Voz e Escuta no trabalho do ator. O estudo se apoia em orientações teóricas que entendem o corpo como agente de aprendizagem do mundo e que apontam seu aspecto intrinsecamente relacional, tendo como principais referências a fenomenologia de Merleau-Ponty, a ideia de voz singular de Adriana Cavarero e as reflexões acerca da Escuta desenvolvidas por Jean-Luc Nancy. Além disso, na tentativa de desvelar as características dos processos de exploração vocal, o trabalho faz referência a importantes artistas do âmbito teatral, além da experiência prática desenvolvida, principalmente pelo \"Via Rosse Teatro\" (Itália). Esse trabalho se insere no campo das atuais linhas de pensamento acerca da formação do ator que têm como interesse a busca pela transposição da dicotomia entre Corpo e Voz.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-12012016-102719/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-12012016-102719/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090637424754688