Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225795 |
Resumo: | Este texto problematiza a questão da voz no trabalho do ator, a partir das novas configurações cênicas das últimas décadas. Parte-se da perspectiva da expressão, como dimensão a ser ultrapassada, para pensar outras possibilidades para a presença da voz no teatro. Apresenta-se a voz como materialidade, ultrapassando, assim, o nível semântico que a caracteriza. Opera-se em três blocos argumentativos. No primeiro, mostra-se a articulação da voz com a palavra. No segundo, efetivase a relação da voz na sua possibilidade de ato, portanto, como performance. Por fim, o terceiro bloco argumentativo, circunscreve a voz na sua possibilidade ética de constituição de si mesma aduzindo o elemento poético da voz em sua dimensão constitutiva e ascética. |
id |
UFRGS-2_b74dedd6ca7545d5dc04146bce843936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225795 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Icle, GilbertoAlcântara, Celina Nunes de2021-08-18T04:30:09Z20111415-3203http://hdl.handle.net/10183/225795000850612Este texto problematiza a questão da voz no trabalho do ator, a partir das novas configurações cênicas das últimas décadas. Parte-se da perspectiva da expressão, como dimensão a ser ultrapassada, para pensar outras possibilidades para a presença da voz no teatro. Apresenta-se a voz como materialidade, ultrapassando, assim, o nível semântico que a caracteriza. Opera-se em três blocos argumentativos. No primeiro, mostra-se a articulação da voz com a palavra. No segundo, efetivase a relação da voz na sua possibilidade de ato, portanto, como performance. Por fim, o terceiro bloco argumentativo, circunscreve a voz na sua possibilidade ética de constituição de si mesma aduzindo o elemento poético da voz em sua dimensão constitutiva e ascética.This paper discusses the voice in the work of the actor from the point of view of the new scenic configurations of the last few decades. We depart from the perspective of expression as a dimension to be overcome in order to reflect upon other possibilities for the presence of the voice in theatre. The voice is presented as materiality, thus, going beyond the semantic level that characterizes it. We operate in three argumentative blocks. In the first, we show the articulation between the voice and the word. In the second, the relationship of the voice in its possibility to act, as performance, is effected. Finally, the third argumentative block circumscribes the voice in its ethical potentiality for the constitution of oneself, adducing the poetic element of the voice in its constitutive and ascetic dimension.application/pdfporRepertório teatro & dança. Vol. 14, no. 17 (2011/2), p. 129-135TeatroVozAtoresPerformanceTheatreVoicePerformanceActorTeatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000850612.pdf.txt000850612.pdf.txtExtracted Texttext/plain23923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225795/2/000850612.pdf.txt61a4576853cbfd2d02bbb303fd03bd7aMD52ORIGINAL000850612.pdfTexto completoapplication/pdf945824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225795/1/000850612.pdfa62be456eb774762b1f7423d21fc3200MD5110183/2257952021-08-19 04:33:08.123583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225795Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-19T07:33:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão |
title |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão |
spellingShingle |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão Icle, Gilberto Teatro Voz Atores Performance Theatre Voice Performance Actor |
title_short |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão |
title_full |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão |
title_fullStr |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão |
title_full_unstemmed |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão |
title_sort |
Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão |
author |
Icle, Gilberto |
author_facet |
Icle, Gilberto Alcântara, Celina Nunes de |
author_role |
author |
author2 |
Alcântara, Celina Nunes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Icle, Gilberto Alcântara, Celina Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Voz Atores Performance |
topic |
Teatro Voz Atores Performance Theatre Voice Performance Actor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theatre Voice Performance Actor |
description |
Este texto problematiza a questão da voz no trabalho do ator, a partir das novas configurações cênicas das últimas décadas. Parte-se da perspectiva da expressão, como dimensão a ser ultrapassada, para pensar outras possibilidades para a presença da voz no teatro. Apresenta-se a voz como materialidade, ultrapassando, assim, o nível semântico que a caracteriza. Opera-se em três blocos argumentativos. No primeiro, mostra-se a articulação da voz com a palavra. No segundo, efetivase a relação da voz na sua possibilidade de ato, portanto, como performance. Por fim, o terceiro bloco argumentativo, circunscreve a voz na sua possibilidade ética de constituição de si mesma aduzindo o elemento poético da voz em sua dimensão constitutiva e ascética. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-18T04:30:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225795 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-3203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000850612 |
identifier_str_mv |
1415-3203 000850612 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Repertório teatro & dança. Vol. 14, no. 17 (2011/2), p. 129-135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225795/2/000850612.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225795/1/000850612.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61a4576853cbfd2d02bbb303fd03bd7a a62be456eb774762b1f7423d21fc3200 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447762733367296 |