A metodologia de resolução de problemas como estratégia para desenvolver habilidades cognitivas de alta ordem nas aulas: o que pensam os professores de Química?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Caroline Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-08092022-170316/
Resumo: Propor a metodologia de Resolução de Problemas (RP) nas aulas de Química pode potencializar o desenvolvimento de habilidades cognitivas de ordem mais alta, essenciais para a vida em sociedade e para a resolução de problemas sociais e pessoais. Tendo em vista essas considerações, a presente pesquisa investigou as concepções de professores de Química, da rede pública e privada de ensino, do estado de SP, sobre o ensino contextualizado e a metodologia de RP, objetivando contribuir para a melhoria do ensino. A pesquisa apresentou características metodológicas da pesquisa qualitativa, sendo utilizadas duas estratégias para a coleta dos dados: (1) um instrumento, denominado como questionário geral, contendo questões abertas e fechadas, referentes à metodologia de RP e o ensino contextualizado; (2) a aplicação de um curso de formação continuada para professores, realizado no 20º Encontro do USP Escola, remotamente, que buscou identificar as concepções dos docentes acerca da metodologia de RP e do ensino contextualizado e verificar como mobilizam seus conhecimentos para propor problemas para seus alunos. Para isso, foram utilizados diversos instrumentos de coleta de dados, tais como: questionários (prévio e pós), atividades práticas de elaboração de problemas de Química e suas resoluções, análise de questões de vestibulares e ENEM. A metodologia de análise baseou-se nos critérios de organização da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011), sendo utilizadas categorias emergentes e a priori para o tratamento e interpretação dos resultados. Para as categorias a priori, adaptaram-se alguns critérios, tais como os níveis de contextualização e de cognição das perguntas e as habilidades cognitivas mobilizadas na resolução dos problemas, descritos, respectivamente, por Marcondes et al. (2009), Shepardison e Pizzini (1991) e Zômpero, Laburú e Vilaça (2019). Vale salientar que as estratégias e os instrumentos de coleta de dados foram implementados considerando a situação de isolamento social devido ao Covid-19. Por meio das respostas ao questionário geral, verificou-se que a maioria dos professores considerou a contextualização do ensino como uma maneira de aproximação do conhecimento científico ao cotidiano dos alunos, contextualizando suas aulas em nível da exemplificação do conhecimento científico e da descrição científica de fatos e processos. As concepções manifestadas pelos professores quanto à metodologia de RP, foram condizentes com a literatura. Em relação ao curso, foi possível identificar que os professores apresentaram concepções de contextualização parecidas com àquelas observadas no questionário geral e tais ideias se mantiveram ao final do curso. Apesar desse impasse, averiguou-se que os docentes buscaram incluir aspectos do cotidiano nos problemas elaborados, alcançando questões de alto nível cognitivo. Os professores demostraram ter conhecimento conceitual adequado sobre a metodologia de RP, sendo essas concepções aperfeiçoadas e reconstruídas ao longo do curso. Não podemos inferir que essas mudanças conceituais implicarão em um efeito permanente na prática dos professores, porém, defende-se que as discussões e as atividades vivenciadas no curso contribuíram para reflexões sobre novas possibilidades e propostas de ensino. Por fim, os resultados nos possibilitaram perceber as mudanças já conquistadas pelos docentes e os desafios que ainda precisam ser superados para a apropriação dessa metodologia e perspectiva de ensino nas aulas.
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Tendo em vista essas considerações, a presente pesquisa investigou as concepções de professores de Química, da rede pública e privada de ensino, do estado de SP, sobre o ensino contextualizado e a metodologia de RP, objetivando contribuir para a melhoria do ensino. A pesquisa apresentou características metodológicas da pesquisa qualitativa, sendo utilizadas duas estratégias para a coleta dos dados: (1) um instrumento, denominado como questionário geral, contendo questões abertas e fechadas, referentes à metodologia de RP e o ensino contextualizado; (2) a aplicação de um curso de formação continuada para professores, realizado no 20º Encontro do USP Escola, remotamente, que buscou identificar as concepções dos docentes acerca da metodologia de RP e do ensino contextualizado e verificar como mobilizam seus conhecimentos para propor problemas para seus alunos. Para isso, foram utilizados diversos instrumentos de coleta de dados, tais como: questionários (prévio e pós), atividades práticas de elaboração de problemas de Química e suas resoluções, análise de questões de vestibulares e ENEM. A metodologia de análise baseou-se nos critérios de organização da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011), sendo utilizadas categorias emergentes e a priori para o tratamento e interpretação dos resultados. Para as categorias a priori, adaptaram-se alguns critérios, tais como os níveis de contextualização e de cognição das perguntas e as habilidades cognitivas mobilizadas na resolução dos problemas, descritos, respectivamente, por Marcondes et al. (2009), Shepardison e Pizzini (1991) e Zômpero, Laburú e Vilaça (2019). Vale salientar que as estratégias e os instrumentos de coleta de dados foram implementados considerando a situação de isolamento social devido ao Covid-19. Por meio das respostas ao questionário geral, verificou-se que a maioria dos professores considerou a contextualização do ensino como uma maneira de aproximação do conhecimento científico ao cotidiano dos alunos, contextualizando suas aulas em nível da exemplificação do conhecimento científico e da descrição científica de fatos e processos. As concepções manifestadas pelos professores quanto à metodologia de RP, foram condizentes com a literatura. Em relação ao curso, foi possível identificar que os professores apresentaram concepções de contextualização parecidas com àquelas observadas no questionário geral e tais ideias se mantiveram ao final do curso. Apesar desse impasse, averiguou-se que os docentes buscaram incluir aspectos do cotidiano nos problemas elaborados, alcançando questões de alto nível cognitivo. Os professores demostraram ter conhecimento conceitual adequado sobre a metodologia de RP, sendo essas concepções aperfeiçoadas e reconstruídas ao longo do curso. Não podemos inferir que essas mudanças conceituais implicarão em um efeito permanente na prática dos professores, porém, defende-se que as discussões e as atividades vivenciadas no curso contribuíram para reflexões sobre novas possibilidades e propostas de ensino. Por fim, os resultados nos possibilitaram perceber as mudanças já conquistadas pelos docentes e os desafios que ainda precisam ser superados para a apropriação dessa metodologia e perspectiva de ensino nas aulas.Proposing the Problem Solving (PS) methodology in Chemistry classes can enhance the development of higher order cognitive skills, essential for life in society and for solving social and personal problems. In view of these considerations, the present research investigated the conceptions of Chemistry teachers, from public and private schools, in the state of SP, about contextualized teaching and the PS methodology, aiming to contribute to the improvement of teaching. The research presented methodological characteristics of qualitative research, using two strategies for data collection: (1) an instrument, called a general questionnaire, containing open and closed questions, referring to the PS methodology and contextualized teaching in the STSE perspective; (2) the application of a continuing education course for teachers, held at the 20th Meeting of USP Escola, remotely, which sought to identify the teachers\' conceptions about the PS methodology and contextualized teaching and to verify how they mobilize their knowledge to propose problems for their students. For this, several data collection instruments were used, such as: questionnaires (previous and post), practical activities for the elaboration and resolutions of chemistry problems, analysis of entrance exams and the ENEM questions. The analysis methodology was based on the Content Analysis organization criteria, according to Bardin (2011), using emerging and a priori categories for the treatment and interpretation of results. For the a priori categories, some criteria were adapted, such as the levels of contextualization and cognition of the questions and the cognitive skills mobilized in problem solving, presented, respectively, by Marcondes et al., 2009, Shepardison and Pizzini,1991, Zômpero, Laburú and Vilaça, 2019. It is worth noting that the strategies and data collection instruments were implemented considering the situation of social isolation due to Covid-19. Through the answers to the general questionnaire, it was found that most teachers considered the contextualization of teaching as a way of bringing scientific knowledge closer to the students\' daily lives, contextualizing their classes at the level of exemplification of scientific knowledge and scientific description of facts and processes. The conceptions expressed by the teachers regarding the PS methodology were consistent with the literature. Regarding the course, it was possible to identify that the teachers presented conceptions of contextualization similar to those observed in the general questionnaire and such ideas were maintained at the end of the course. Despite this obstacle, it was found that the teachers sought to include aspects of everyday life in their problems, reaching questions of a high cognitive level. The teachers demonstrated adequate conceptual knowledge about the PS methodology, wich were improved and reconstructed throughout the course. We cannot infer that these conceptual changes will imply a permanent effect on the teachers\' practice, however, it is argued that the discussions and activities experienced in the course contributed to reflections on new possibilities and teaching proposals. Finally, the results allowed us to perceive the changes already conquered by the teachers and the challenges that still need to be overcome for the appropriation of this methodology and perspective of teaching in their classes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcondes, Maria Eunice RibeiroFernandes, Caroline Gomes2022-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-08092022-170316/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-09T18:54:04Zoai:teses.usp.br:tde-08092022-170316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-09T18:54:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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