Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duboc, Ana Paula Martinez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07122012-102615/
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação colaborativa desenvolvida em uma instituição de ensino superior a qual buscou ressignificar a prática pedagógica de disciplinas do currículo universitário de professores de língua inglesa de forma a contemplar as demandas postas pelas sociedades contemporâneas. Para tanto, utilizou-se das contribuições de teorias pós-modernas, com ênfase para preceitos do pós-estruturalismo, articulando-as com estudos mais específicos sobre linguagem, texto e significação ao considerar também as discussões dos multiletramentos. Após uma breve fase de observação, a pesquisa aos poucos elegeu determinados aspectos deste aporte teórico no caso, o entendimento de letramento crítico como postura filosófica pautado numa crítica problematizadora o que culminou no nascimento da ideia de atitude curricular nas brechas do curso de formação de professores de línguas, sinalizando, com isso, a necessidade de mudança ou agência diante da prática curricular. Sob essa orientação, foram planejados diversos ciclos de ação ao longo da pesquisa, os quais tentaram ressignificar aquela ação pedagógica de maneira que o ensino da língua inglesa contemplasse um propósito educacional crítico. A introdução deste trabalho apresenta as justificativas da investigação, os objetivos, as escolhas metodológicas, o contexto investigado e breves observações sobre a fundamentação teórica. A tese organiza-se em três capítulos. No primeiro, analiso algumas concepções e práticas preliminares do contexto de pesquisa sob a ótica de questões atuais, voltadas para alguns pressupostos da pós-modernidade e os novos papeis do inglês nos atuais processos globais. No segundo capítulo, delimito o lócus de enunciação ao tratar das diversas linhas de pesquisa que perpassam os letramentos, priorizando notadamente a noção de letramento crítico e culminando na ideia de atitude curricular, conceito-chave desta proposta. Por fim, o terceiro capítulo apresenta a práxis dessa atitude nas brechas do currículo universitário, momento em que também compartilho alguns acertos e desacertos.
id USP_3c64633154f64774995549939ff5b007
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07122012-102615
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de InglêsCurricular attitude: critical literacy in gaps of English teacher educationAtitude curricularCritical literacyCurricular attitudeEnglish language teachingEnsino de língua inglesaFormação de professores de línguasLanguage teacher educationLetramento críticoPós-modernidadePost-modernityEste trabalho é fruto de uma pesquisa-ação colaborativa desenvolvida em uma instituição de ensino superior a qual buscou ressignificar a prática pedagógica de disciplinas do currículo universitário de professores de língua inglesa de forma a contemplar as demandas postas pelas sociedades contemporâneas. Para tanto, utilizou-se das contribuições de teorias pós-modernas, com ênfase para preceitos do pós-estruturalismo, articulando-as com estudos mais específicos sobre linguagem, texto e significação ao considerar também as discussões dos multiletramentos. Após uma breve fase de observação, a pesquisa aos poucos elegeu determinados aspectos deste aporte teórico no caso, o entendimento de letramento crítico como postura filosófica pautado numa crítica problematizadora o que culminou no nascimento da ideia de atitude curricular nas brechas do curso de formação de professores de línguas, sinalizando, com isso, a necessidade de mudança ou agência diante da prática curricular. Sob essa orientação, foram planejados diversos ciclos de ação ao longo da pesquisa, os quais tentaram ressignificar aquela ação pedagógica de maneira que o ensino da língua inglesa contemplasse um propósito educacional crítico. A introdução deste trabalho apresenta as justificativas da investigação, os objetivos, as escolhas metodológicas, o contexto investigado e breves observações sobre a fundamentação teórica. A tese organiza-se em três capítulos. No primeiro, analiso algumas concepções e práticas preliminares do contexto de pesquisa sob a ótica de questões atuais, voltadas para alguns pressupostos da pós-modernidade e os novos papeis do inglês nos atuais processos globais. No segundo capítulo, delimito o lócus de enunciação ao tratar das diversas linhas de pesquisa que perpassam os letramentos, priorizando notadamente a noção de letramento crítico e culminando na ideia de atitude curricular, conceito-chave desta proposta. Por fim, o terceiro capítulo apresenta a práxis dessa atitude nas brechas do currículo universitário, momento em que também compartilho alguns acertos e desacertos.This collaborative action-research developed at a Higher Education institution aimed at ressignifying the pedagogical practices within the English teacher education programs so that they would better respond to the social demands in contemporary societies. In order to do so, post-modern theories were taken as an important framework with emphasis on post-structuralist concepts, which were then related to more specific studies on language, text and meaning as brought by multiliteracies studies. After a brief observation period, I soon opted for certain elements of the theoretical framework that is to say the notion of critical literacy as philosophical orientation based on critique which culminated in the core idea of curricular attitude in those gaps encountered in language teacher education programs. The term curricular attitude has been coined in this work in order to signal the necessary teacher agency towards curriculum practices. Under such notion, several action cycles were planned aimed at ressignifying pedagogical actions in a way that the teaching of English language would also comprise critical educational purposes. The introduction of this work presents its justification, objectives, methodological issues, the investigated context as well as brief remarks on its theoretical framework. The thesis is organized into three chapters. The first chapter analyses preliminary concepts and practices in the light of important contemporary questions, such as post-modern assumptions and the new roles of English in globalizing processes. The second chapter elicits the different approaches to understanding literacies, emphasizing critical literacy and its relation to the proposed core concept of curricular attitude. The last chapter then presents the praxis of such curricular attitude in the gaps we encounter in the investigated language teacher curriculum, besides critically reflecting on the successes and failures throughout the process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMór, Walkyria Maria MonteDuboc, Ana Paula Martinez2012-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07122012-102615/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-07122012-102615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
Curricular attitude: critical literacy in gaps of English teacher education
title Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
spellingShingle Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
Duboc, Ana Paula Martinez
Atitude curricular
Critical literacy
Curricular attitude
English language teaching
Ensino de língua inglesa
Formação de professores de línguas
Language teacher education
Letramento crítico
Pós-modernidade
Post-modernity
title_short Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
title_full Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
title_fullStr Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
title_full_unstemmed Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
title_sort Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês
author Duboc, Ana Paula Martinez
author_facet Duboc, Ana Paula Martinez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mór, Walkyria Maria Monte
dc.contributor.author.fl_str_mv Duboc, Ana Paula Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude curricular
Critical literacy
Curricular attitude
English language teaching
Ensino de língua inglesa
Formação de professores de línguas
Language teacher education
Letramento crítico
Pós-modernidade
Post-modernity
topic Atitude curricular
Critical literacy
Curricular attitude
English language teaching
Ensino de língua inglesa
Formação de professores de línguas
Language teacher education
Letramento crítico
Pós-modernidade
Post-modernity
description Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação colaborativa desenvolvida em uma instituição de ensino superior a qual buscou ressignificar a prática pedagógica de disciplinas do currículo universitário de professores de língua inglesa de forma a contemplar as demandas postas pelas sociedades contemporâneas. Para tanto, utilizou-se das contribuições de teorias pós-modernas, com ênfase para preceitos do pós-estruturalismo, articulando-as com estudos mais específicos sobre linguagem, texto e significação ao considerar também as discussões dos multiletramentos. Após uma breve fase de observação, a pesquisa aos poucos elegeu determinados aspectos deste aporte teórico no caso, o entendimento de letramento crítico como postura filosófica pautado numa crítica problematizadora o que culminou no nascimento da ideia de atitude curricular nas brechas do curso de formação de professores de línguas, sinalizando, com isso, a necessidade de mudança ou agência diante da prática curricular. Sob essa orientação, foram planejados diversos ciclos de ação ao longo da pesquisa, os quais tentaram ressignificar aquela ação pedagógica de maneira que o ensino da língua inglesa contemplasse um propósito educacional crítico. A introdução deste trabalho apresenta as justificativas da investigação, os objetivos, as escolhas metodológicas, o contexto investigado e breves observações sobre a fundamentação teórica. A tese organiza-se em três capítulos. No primeiro, analiso algumas concepções e práticas preliminares do contexto de pesquisa sob a ótica de questões atuais, voltadas para alguns pressupostos da pós-modernidade e os novos papeis do inglês nos atuais processos globais. No segundo capítulo, delimito o lócus de enunciação ao tratar das diversas linhas de pesquisa que perpassam os letramentos, priorizando notadamente a noção de letramento crítico e culminando na ideia de atitude curricular, conceito-chave desta proposta. Por fim, o terceiro capítulo apresenta a práxis dessa atitude nas brechas do currículo universitário, momento em que também compartilho alguns acertos e desacertos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07122012-102615/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07122012-102615/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090492955099136