A rebelião dos pequenos copistas: marcas de reescrita em textos produzidos por crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15022021-203451/ |
Resumo: | Esta pesquisa partiu de um interesse em conhecer o que se passa quando crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública,localizada na zona oeste da capital de São Paulo, atendem à solicitação de reproduzir, o mais fielmente possível, textos-fonte cuja leitura em voz alta, por parte de suas professoras, acabaram de seguir. A pesquisa assumiu os seguintes objetivos específicos: a) Minuciar as operações sistemáticas da escritura utilizadas pelos participantes para reescrever textos-fonte; b) Examinar a presença de autoria em textos que são fruto da reescrita de textos-fonte; e c) Analisar as especificidades dos textos gerados pela reescrita de diferentes textos-fonte. Para tanto, o trabalho explorou um corpus de 236 manuscritos produzidos por 59 crianças distribuídas em quatro turmas. O grupo de alunos, à época da coleta, era formado por vinte e oito meninas e trinta e um meninos, em sua maioria com idade de oito anos e pertencentes à classe média-baixa. Todos os textos foram escritos por ocasião das avaliações trimestrais aplicadas em sala de aula. O trabalho analítico de cotejamento entre os textos-fonte e as reescritas dos mesmos iniciou-se por um levantamento quantitativo que tomou como unidade a primeira sentença dos textos-fonte. Observamos as ocasiões em que os participantes não alteraram o texto-fonte, tendo conseguido reter na memória grandes porções da formulação original, e as ocasiões em que lançaram mão das operações sistemáticas de escritura (GRÉSILLON; LEBRAVE, 1983; GRÉSILLON, 2007): adição (inserção de palavras, sintagmas ou frases), deslocamento (transposição de uma parte do texto de um lugar para outro), substituição (troca de uma parte do texto por outra) e supressão (abandono de uma parte do texto). A análise resultou na presença das quatro operações sistemáticas da escritura. Houve prevalência de supressões e substituições, seguidas pelos acréscimos. A ocorrência de deslocamentos foi pequena, superando apenas o número de reproduções fiéis. A segunda análise elegeu o texto como objeto e teve caráter qualitativo. Nos textos examinados, buscamos localizara presença de um sujeito que não tivesse deixado se anular em benefício da função de aluno ao aceitar a proposta de exercício de reprodução dos textos-fonte. A presença dos seguintes elementos na obra original parece ter facilitado o advento de textos que não se limitaram a reproduzir os textos-fonte: 1) Afirmações de caráter ideológico que, ao provocar discordância por parte das crianças, deram origem a produções dissonantes; 2) Termos e referências incomuns ao universo das crianças participantes, que deram origem a substituições e supressões; 3) Partes aflitivas que tendem a ser suprimidas; e 4) Descrição das qualidades positivas ou negativas dos protagonistas, aos quais as crianças tendem a destinar castigos ou recompensas. O conjunto da pesquisa indica que, mesmo em tarefas de caráter predominantemente parafrástico, os participantes acabam gerando efeitos de sentido que, junto ao leitor, se configuram como autorais. Entre repetir exatamente o que leram e retomar de maneira diferenciada, as crianças tendem para o segundo movimento, dando vistas de que estão continuamente interpretando os textos dados a ler. |
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A rebelião dos pequenos copistas: marcas de reescrita em textos produzidos por criançasThe rebellion of small copyists: marks of rewriting in texts produced by childrenAuthorshipAutoriaEnsino de língua portuguesaParáfraseParaphrasingPortuguese language teachingProdução textualReescritaRewritingTextual productionEsta pesquisa partiu de um interesse em conhecer o que se passa quando crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública,localizada na zona oeste da capital de São Paulo, atendem à solicitação de reproduzir, o mais fielmente possível, textos-fonte cuja leitura em voz alta, por parte de suas professoras, acabaram de seguir. A pesquisa assumiu os seguintes objetivos específicos: a) Minuciar as operações sistemáticas da escritura utilizadas pelos participantes para reescrever textos-fonte; b) Examinar a presença de autoria em textos que são fruto da reescrita de textos-fonte; e c) Analisar as especificidades dos textos gerados pela reescrita de diferentes textos-fonte. Para tanto, o trabalho explorou um corpus de 236 manuscritos produzidos por 59 crianças distribuídas em quatro turmas. O grupo de alunos, à época da coleta, era formado por vinte e oito meninas e trinta e um meninos, em sua maioria com idade de oito anos e pertencentes à classe média-baixa. Todos os textos foram escritos por ocasião das avaliações trimestrais aplicadas em sala de aula. O trabalho analítico de cotejamento entre os textos-fonte e as reescritas dos mesmos iniciou-se por um levantamento quantitativo que tomou como unidade a primeira sentença dos textos-fonte. Observamos as ocasiões em que os participantes não alteraram o texto-fonte, tendo conseguido reter na memória grandes porções da formulação original, e as ocasiões em que lançaram mão das operações sistemáticas de escritura (GRÉSILLON; LEBRAVE, 1983; GRÉSILLON, 2007): adição (inserção de palavras, sintagmas ou frases), deslocamento (transposição de uma parte do texto de um lugar para outro), substituição (troca de uma parte do texto por outra) e supressão (abandono de uma parte do texto). A análise resultou na presença das quatro operações sistemáticas da escritura. Houve prevalência de supressões e substituições, seguidas pelos acréscimos. A ocorrência de deslocamentos foi pequena, superando apenas o número de reproduções fiéis. A segunda análise elegeu o texto como objeto e teve caráter qualitativo. Nos textos examinados, buscamos localizara presença de um sujeito que não tivesse deixado se anular em benefício da função de aluno ao aceitar a proposta de exercício de reprodução dos textos-fonte. A presença dos seguintes elementos na obra original parece ter facilitado o advento de textos que não se limitaram a reproduzir os textos-fonte: 1) Afirmações de caráter ideológico que, ao provocar discordância por parte das crianças, deram origem a produções dissonantes; 2) Termos e referências incomuns ao universo das crianças participantes, que deram origem a substituições e supressões; 3) Partes aflitivas que tendem a ser suprimidas; e 4) Descrição das qualidades positivas ou negativas dos protagonistas, aos quais as crianças tendem a destinar castigos ou recompensas. O conjunto da pesquisa indica que, mesmo em tarefas de caráter predominantemente parafrástico, os participantes acabam gerando efeitos de sentido que, junto ao leitor, se configuram como autorais. Entre repetir exatamente o que leram e retomar de maneira diferenciada, as crianças tendem para o segundo movimento, dando vistas de que estão continuamente interpretando os textos dados a ler.This research started due to the interest in finding out the outcomes when third-grade children enrolled in a public school, located in the west area in the city of São Paulo, were asked to reproduce, as detailed as possible, mentor texts used in read aloud sessions conducted by their teachers. The research assumed the following specific objectives: a) To minimize the systematic operations in writing produced by the participants to rewrite mentor texts; b) Examine the presence of authorship in texts that are the result of the rewriting of mentor texts; and c) Analyze the specificities of the texts resulting the process of rewriting different mentor texts. To this end, this research explored a corpus comprised of 236 manuscripts produced by 59 children distributed in four classes. At the time of data collection, the group of students was formed by twenty-eight girls and thirty-one boys, most of them aged eight years old and belonging to the lower middle class. All texts were written during the quarterly evaluations applied in the classroom. The analytical work of comparing the mentor texts and their rewriting pieces began with a quantitative survey that considered as a unit the first sentence of the mentor texts. We looked in which occasions the participants did not change the mentor text, as they managed to retain large portions of the original formulation in their memory, as well as the occasions when they used systematic writing operations (GRÉSILLON; LEBRAVE, 1983; GRÉSILLON, 2007): addition (insertion of words, syntagma or phrases), displacement (transposition of a part of the text from one place to another), substitution (exchange of a part of the text for another) and deletion (abandonment of a part of the text). The analysis resulted in the presence of the four systematic operations in writing. There was a prevalence of deletions and substitutions, followed by additions. Displacements occurred fewer times, surpassing only by the number of detailed reproductions. The second analysis aimed at the text as the object of a qualitative study. In the examined texts, we aimed to locate the presence of a subject who had not allowed himself to be annulled in favor of the student function by accepting the proposal to exercise the reproduction of the mentor texts. The presence of the following elements in the original work seems to have facilitated the advent of texts that were not limited to reproducing the mentor texts: 1) Statements of ideological features causing reactions of disagreement among the children led them to dissonant productions; 2) Unusual terms and references to the universe of the children participating in this study led them to substitutions and deletions; 3) Afflicting parts that tend to be suppressed; and 4) Description of the positive or negative qualities of the protagonists, to which children tend to give sanctions or rewards. The research as a whole indicates that, even in tasks of a predominantly paraphrase nature, the participants end up generating effects in meaning that, alongside with the reader, are construed as authors. Having the choices of repeating exactly what they read and summarizing it in a different way, children tend to the second movement, giving the impression that they are continuously interpreting the texts they were given to read.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRiolfi, Claudia RosaD'Alessandro, Sabrina Leonzi2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15022021-203451/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-16T06:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-15022021-203451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-16T06:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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