Escrita e reescrita : caminhos para a autoria e para o aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Fernanda Dornelles
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115691
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir de que forma a reescrita de textos dos alunos pode configurar-se como um processo real de ensino e aprendizagem. Entende-se que, através dela, o aluno pode tornar-se sujeito e autor, enquanto o professor pode abandonar o lugar de corretor para assumir-se leitor e interlocutor autêntico daquilo que é produzido em sala de aula. Para que essa discussão fosse possível, buscou-se através deste trabalho entender o papel histórico da escrita, analisando quando e por que ela adquiriu importância para a humanidade ao longo dos séculos e, posteriormente, identificar quando e por que razões, hoje, escreve-se fora do contexto escolar, bem como analisar de que forma a escrita é tratada nas aulas de Língua Portuguesa e com que finalidade é utilizada dentro da escola. A partir disso, percebeu-se que a escrita que ocorre na escola tem como único objetivo a avaliação por parte do professor e que a mesma é baseada em critérios como a adequação dos textos à gramática normativa/prescritiva, que não valorizam a produção autoral dos alunos. Sendo assim, busca-se, também, com este trabalho, apresentar como alternativa o uso dos bilhetes orientadores, para que haja maior interação entre professor e aluno, como leitor e autor.
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