Escrita e reescrita : caminhos para a autoria e para o aprendizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115691 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir de que forma a reescrita de textos dos alunos pode configurar-se como um processo real de ensino e aprendizagem. Entende-se que, através dela, o aluno pode tornar-se sujeito e autor, enquanto o professor pode abandonar o lugar de corretor para assumir-se leitor e interlocutor autêntico daquilo que é produzido em sala de aula. Para que essa discussão fosse possível, buscou-se através deste trabalho entender o papel histórico da escrita, analisando quando e por que ela adquiriu importância para a humanidade ao longo dos séculos e, posteriormente, identificar quando e por que razões, hoje, escreve-se fora do contexto escolar, bem como analisar de que forma a escrita é tratada nas aulas de Língua Portuguesa e com que finalidade é utilizada dentro da escola. A partir disso, percebeu-se que a escrita que ocorre na escola tem como único objetivo a avaliação por parte do professor e que a mesma é baseada em critérios como a adequação dos textos à gramática normativa/prescritiva, que não valorizam a produção autoral dos alunos. Sendo assim, busca-se, também, com este trabalho, apresentar como alternativa o uso dos bilhetes orientadores, para que haja maior interação entre professor e aluno, como leitor e autor. |
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Maciel, Fernanda DornellesNaujorks, Jane da Costa2015-04-30T01:59:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/115691000956347Este trabalho tem como objetivo discutir de que forma a reescrita de textos dos alunos pode configurar-se como um processo real de ensino e aprendizagem. Entende-se que, através dela, o aluno pode tornar-se sujeito e autor, enquanto o professor pode abandonar o lugar de corretor para assumir-se leitor e interlocutor autêntico daquilo que é produzido em sala de aula. Para que essa discussão fosse possível, buscou-se através deste trabalho entender o papel histórico da escrita, analisando quando e por que ela adquiriu importância para a humanidade ao longo dos séculos e, posteriormente, identificar quando e por que razões, hoje, escreve-se fora do contexto escolar, bem como analisar de que forma a escrita é tratada nas aulas de Língua Portuguesa e com que finalidade é utilizada dentro da escola. A partir disso, percebeu-se que a escrita que ocorre na escola tem como único objetivo a avaliação por parte do professor e que a mesma é baseada em critérios como a adequação dos textos à gramática normativa/prescritiva, que não valorizam a produção autoral dos alunos. Sendo assim, busca-se, também, com este trabalho, apresentar como alternativa o uso dos bilhetes orientadores, para que haja maior interação entre professor e aluno, como leitor e autor.This paper aims on discussing in which way rewriting students texts can become a real process of teaching and learning. It is understood that by rewriting students will become subjects and authors, while the teacher can cease to be a corrector in order to assume the role of the reader and authentic interlocutor of what is produced in the classroom. In order to make this discussion possible, we sought through this work to understand the historical role of writing, analyzing when and why it became important for humanity over the centuries and identify when and for what reasons, today, people write outside the school context and analyze in which way writing is treated in Portuguese classes and for what purpose it is used within the school. Through this work, it was possible to perceive that the writing which occurs in the school has as only purpose evaluation by the teacher and this evaluation is based on criteria such as the adequacy of the texts to normative/prescriptive grammar, which does not value authorial production of students. Therefore, we seek with this work to introduce as an alternative the use of the guiding notes that will promote greater interaction between teacher and student, as a reader and author.application/pdfporAutoriaEscritaProdução textualEnsino e aprendizagemAuthorshipRewritingTeachingEscrita e reescrita : caminhos para a autoria e para o aprendizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956347.pdf000956347.pdfTexto completoapplication/pdf333618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115691/1/000956347.pdf9a4c7b3ec365f4eabb454b237400bc7bMD51TEXT000956347.pdf.txt000956347.pdf.txtExtracted Texttext/plain59253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115691/2/000956347.pdf.txt77b450772a50cb4c98d57284a87a6bf2MD52THUMBNAIL000956347.pdf.jpg000956347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115691/3/000956347.pdf.jpg09422681e38e2aedb50e5590c144e17cMD5310183/1156912022-08-06 04:45:56.148406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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