Pesquisa-ação com alunos do curso de graduação em enfermagem sobre o processo de doação de órgãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elton Carlos de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-24022016-183851/
Resumo: Esta pesquisa centra-se na formação profissional voltada para o processo de doação/transplante de órgãos humanos, visto tratar-se de assuntos complexos que demandam, entre outros aspectos, o preparo profissional adequado para atuação oportuna. Assim, neste estudo, objetivou-se analisar a formação, o preparo e o enfrentamento dos problemas relativos ao processo de doação de órgãos, identificando esses elementos com os graduandos em Enfermagem, de uma instituição pública, possibilitando, após o levantamento, elaborar, executar e avaliar as ações educativas sobre essa temática, na perspectiva da manutenção da saúde mental do enfermeiro (a). A partir desses achados, concomitantemente objetivou-se realizar um evento científico para dar ênfase no processo de educação e multidisciplinaridade na doação/transplante de órgãos e tecidos humanos.Utilizando- se da investigação qualitativa, humanista, mediatizada pelo método da pesquisa- ação, realizou-se o levantamento temático. O referencial teórico-metodológico adotado delimitou o método em três partes: levantamento de temas geradores, codificação/descodificação e desvelamento crítico. O levantamento de dados sócio-demográficos e da percepção temática ocorreu através da aplicação de questionários contendo questões abertas, para identificação dos temas geradores, usando categorização temática. A ação educativa ocorreu a partir do tratamento didático dos temas geradores, transformando-os em conteúdos programáticos, que foram codificados/descodificados e desvelados criticamente pelos participantes, por meio de círculos de cultura. A verificação de aprendizagem, ocorreu através da avaliação diagnóstica, formativa e somativa. A elaboração, o desenvolvimento e a avaliação da ação educativa, foram realizados após aprovação pelo comitê de ética em pesquisa (Processo nº. 292.446) Os resultados, foram trabalhados em três encontros direcionados pelos temas geradores identificados, junto com os participantes. 1º) discutiu-se o conceito de vida/morte; princípios e valores. 2º) trabalhou-se dois temas geradores, sendo: a) processo de doação/transplante de órgãos; b) formação acadêmica em doação/transplante de órgãos. 3º) focou-se na educação para a doação junto à população. Os temas foram se complementando no decorrer dos encontros. No primeiro, a visão ingênua dos graduandos começou a ser desmistificada ao se aproximarem da complexidade de todo o processo, e se consolidando após o segundo encontro ao se articular as discussões do primeiro dia de atividade, com os esclarecimentos sobre a atuação do profissional enfermeiro no processo de doação. No terceiro encontro, após intensas discussões realizadas nos dias anteriores, pôde-se observar grande preocupação dos estudantes em discutir melhor esse tema durante sua formação acadêmica e, em ampliar as atividades educativas junto à população. As dificuldades que permeiam todo o processo podem ser sanadas, através da conscientização tanto da população quanto dos acadêmicos e profissionais que já atuam nessa área, visando preservar, o bem-estar e saúde mental de todos os envolvidos nesse processo. Emanados por essa realidade, um evento científico foi realizado em parceria Brasil/Espanha, buscando abordar questões do processo de doação e transplantes de órgãos que consideramos frágeis diante desse estudo. Assim, depreendemos que o processo educativo concretizado por esse estudo atendeu as lacunas de saberes e práticas, sobretudo pela problematização do contexto
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A partir desses achados, concomitantemente objetivou-se realizar um evento científico para dar ênfase no processo de educação e multidisciplinaridade na doação/transplante de órgãos e tecidos humanos.Utilizando- se da investigação qualitativa, humanista, mediatizada pelo método da pesquisa- ação, realizou-se o levantamento temático. O referencial teórico-metodológico adotado delimitou o método em três partes: levantamento de temas geradores, codificação/descodificação e desvelamento crítico. O levantamento de dados sócio-demográficos e da percepção temática ocorreu através da aplicação de questionários contendo questões abertas, para identificação dos temas geradores, usando categorização temática. A ação educativa ocorreu a partir do tratamento didático dos temas geradores, transformando-os em conteúdos programáticos, que foram codificados/descodificados e desvelados criticamente pelos participantes, por meio de círculos de cultura. A verificação de aprendizagem, ocorreu através da avaliação diagnóstica, formativa e somativa. A elaboração, o desenvolvimento e a avaliação da ação educativa, foram realizados após aprovação pelo comitê de ética em pesquisa (Processo nº. 292.446) Os resultados, foram trabalhados em três encontros direcionados pelos temas geradores identificados, junto com os participantes. 1º) discutiu-se o conceito de vida/morte; princípios e valores. 2º) trabalhou-se dois temas geradores, sendo: a) processo de doação/transplante de órgãos; b) formação acadêmica em doação/transplante de órgãos. 3º) focou-se na educação para a doação junto à população. Os temas foram se complementando no decorrer dos encontros. No primeiro, a visão ingênua dos graduandos começou a ser desmistificada ao se aproximarem da complexidade de todo o processo, e se consolidando após o segundo encontro ao se articular as discussões do primeiro dia de atividade, com os esclarecimentos sobre a atuação do profissional enfermeiro no processo de doação. No terceiro encontro, após intensas discussões realizadas nos dias anteriores, pôde-se observar grande preocupação dos estudantes em discutir melhor esse tema durante sua formação acadêmica e, em ampliar as atividades educativas junto à população. As dificuldades que permeiam todo o processo podem ser sanadas, através da conscientização tanto da população quanto dos acadêmicos e profissionais que já atuam nessa área, visando preservar, o bem-estar e saúde mental de todos os envolvidos nesse processo. Emanados por essa realidade, um evento científico foi realizado em parceria Brasil/Espanha, buscando abordar questões do processo de doação e transplantes de órgãos que consideramos frágeis diante desse estudo. Assim, depreendemos que o processo educativo concretizado por esse estudo atendeu as lacunas de saberes e práticas, sobretudo pela problematização do contextoThis research focuses on professional training geared towards the process of human donation/transplant, meanwhile these are complex issues that require, among other things, the professional preparation suited for opportune action. This study aimed to analyze the training, preparation and coping with problems related to organ donation process, identifying those elements with nursing undergraduate students of a public institution, making it possible, after the investigation, developing, implementing and evaluating educational activities about this theme with according to mental health nurses perspective. Based on these findings, simultaneously, aimed to conduct a scientific event to give emphasis on education and multidisciplinary process in the donation / transplant of human organs and tissues. Using humanist and qualitative research mediated by the method Research-Action-Participant, took place the thematic investigation. The theoretical framework adopted is divided into three sections: search generating themes, encryption/decryption and critical unveiling. The data entry of socio-demographic and thematic perception data occurred through the questionnaires use containing open questions to identify the generating themes using thematic categorization. The educational activity occurred from the didactic treatment of generating themes, turning them thematic contents, which were encoded/decoded and, critically, unveiled by participants through crop circles. The verification of learning occurred by diagnostic evaluation, formative and somative evaluation. The preparation, development and evaluation of educational activities were conducted after approval by the Ethics in Research Committee (Process nº. 292.446). The results were worked in three meetings targeted by generating themes identified, along with the participants. 1) Discussion about life\'s concept and death\'s concept; principles and values. 2) Worked up two main themes, namely: a) donation process / organ transplants; b) academic training in donation / organ transplantation. 3) Focus on education for the donation among the population. The themes were complementing during the meetings. At first, the naive students view began to be demystified as they approached the complexity of the process, and consolidating after the second meeting, to articulate the discussions of the first day of activity, with the elucidation of the professional nurse acting in donation process. In the third meeting, after intensive discussions, it was observed major concern of students to discuss this subject during their education and expand educational activities among the population. The difficulties permeating the whole process can be solved through awareness both of the population as of academics and professionals already working in this area, to preserve the well-being and mental health of all involved in this process. Issued by this reality, a scientific event was held in partnership Brazil/Spain, seeking address issues of the donation process and organ transplants that we consider fragile before this study. Thus, we inferred that the educational process implemented by this study healed the gaps of knowledge and practices, especially by problematization of the contextBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Sonia Maria VillelaAlmeida, Elton Carlos de2015-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-24022016-183851/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:18Zoai:teses.usp.br:tde-24022016-183851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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