Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-155339/ |
Resumo: | Este trabalho caracterizou a organização do ensino dos conceitos de ângulo e de localização a partir dos documentos oficiais que norteiam o ensino da escola básica brasileira. Em conjunto com as fontes históricas de desenvolvimento desses conceitos, buscou-se uma possível influência nas dificuldades apresentadas pelos estudantes na apropriação do conceito de ângulo. Dessa forma, foram estudados os indícios do processo de significação do referido conceito, em situações de ensino desenvolvidas com crianças. Para isso, adotou-se como perspectiva teórica a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e os princípios da Atividade Orientadora de Ensino na organização de ações que desenvolvem o conceito a partir de seu movimento lógico-histórico. A pesquisa empírica foi realizada com estudantes dos 4º e 5º anos do Clube de Matemática e Ciências da Faculdade de Educação da USP, por entender que esse espaço de aprendizagem é adequado para o desenvolvimento de atividades de ensino para a apropriação do conceito de ângulo, visto que as ações formativas no Clube de Matemática estão orientadas pelas mesmas bases teóricas adotadas neste trabalho. A análise de propostas curriculares governamentais, o movimento lógico-histórico do conceito apreendido em fontes bibliográficas e a Teoria Histórico-Cultural orientaram a elaboração de atividades de ensino, que foram desenvolvidas com as crianças, de modo que possibilitassem a análise de suas ações em busca de indícios de formação do conceito de ângulo. As fontes de análise dos processos de apropriação do conceito são as gravações em vídeo do desenvolvimento das atividades com as crianças. Procurou-se, a partir dessas gravações, evidenciar as ações indiciadoras da apropriação do conceito que estão presentes no que foi chamado de episódios de apropriação, formados por cenas que, de modo interdependente, o perfazem. |
id |
USP_3df5d83c098615c43e7df19c6b9aebd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18032019-155339 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localizaçãoAngle signification: evidences of concept in locational activitiesAngleÂnguloAtividade de ensinoAtividade orientadora de ensinoEducation Observatory ProgramLocalização. Programa Observatório da EducaçãoLocationLogical-historical movementMovimento lógico-históricoTeaching activitiesTeaching advisers activitiesEste trabalho caracterizou a organização do ensino dos conceitos de ângulo e de localização a partir dos documentos oficiais que norteiam o ensino da escola básica brasileira. Em conjunto com as fontes históricas de desenvolvimento desses conceitos, buscou-se uma possível influência nas dificuldades apresentadas pelos estudantes na apropriação do conceito de ângulo. Dessa forma, foram estudados os indícios do processo de significação do referido conceito, em situações de ensino desenvolvidas com crianças. Para isso, adotou-se como perspectiva teórica a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e os princípios da Atividade Orientadora de Ensino na organização de ações que desenvolvem o conceito a partir de seu movimento lógico-histórico. A pesquisa empírica foi realizada com estudantes dos 4º e 5º anos do Clube de Matemática e Ciências da Faculdade de Educação da USP, por entender que esse espaço de aprendizagem é adequado para o desenvolvimento de atividades de ensino para a apropriação do conceito de ângulo, visto que as ações formativas no Clube de Matemática estão orientadas pelas mesmas bases teóricas adotadas neste trabalho. A análise de propostas curriculares governamentais, o movimento lógico-histórico do conceito apreendido em fontes bibliográficas e a Teoria Histórico-Cultural orientaram a elaboração de atividades de ensino, que foram desenvolvidas com as crianças, de modo que possibilitassem a análise de suas ações em busca de indícios de formação do conceito de ângulo. As fontes de análise dos processos de apropriação do conceito são as gravações em vídeo do desenvolvimento das atividades com as crianças. Procurou-se, a partir dessas gravações, evidenciar as ações indiciadoras da apropriação do conceito que estão presentes no que foi chamado de episódios de apropriação, formados por cenas que, de modo interdependente, o perfazem.This study characterized the organization of the teaching of angle and location concepts from official documents that guide the teaching of Brazilian elementary school. Together with the historical sources of development of these concepts, it was sought a possible reason for the difficulties presented by the students in the angle concept appropriation. Thus, the evidences of signification process regarding this concept have been studied, in teaching situations developed with children. In order to carry out this study, the following theories have been adopted: Cultural Historical Theory, the Theory of Activity and the principles of the Teaching Orienting Activity in organizing actions that develop the concept from its logical and historical period movement. The empirical research was conducted with students from the 4th and 5th years of the Club of Mathematics and Sciences from the School Education at University of Sao Paulo, due to the fact that learning space is suitable for the development of teaching activities for the appropriation of angle concept, since the formative actions at the Math Club are guided by the same theoretical basis adopted in this study. The analysis of government curricular proposals, the logical and historical concept movement grasped in bibliographic sources and the Cultural and Historical Theory guided the preparation of teaching activities which have been developed with the children, so that they would enable the analysis of their actions and the search for evidences regarding the formation of angle concept The sources for the analysis of the concept appropriation process are the video recordings with the development of activities with the children. The purpose of such recordings was to highlight the actions which confirm that the appropriation concept that is present in what was called the episodes of the concept of acquiring, formed by scenes that interdependently, make up the revealing episode concept.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoura, Manoel Oriosvaldo deFraga, Moisés Alves2016-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-155339/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-18032019-155339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização Angle signification: evidences of concept in locational activities |
title |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização |
spellingShingle |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização Fraga, Moisés Alves Angle Ângulo Atividade de ensino Atividade orientadora de ensino Education Observatory Program Localização. Programa Observatório da Educação Location Logical-historical movement Movimento lógico-histórico Teaching activities Teaching advisers activities |
title_short |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização |
title_full |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização |
title_fullStr |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização |
title_full_unstemmed |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização |
title_sort |
Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização |
author |
Fraga, Moisés Alves |
author_facet |
Fraga, Moisés Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Manoel Oriosvaldo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Moisés Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Angle Ângulo Atividade de ensino Atividade orientadora de ensino Education Observatory Program Localização. Programa Observatório da Educação Location Logical-historical movement Movimento lógico-histórico Teaching activities Teaching advisers activities |
topic |
Angle Ângulo Atividade de ensino Atividade orientadora de ensino Education Observatory Program Localização. Programa Observatório da Educação Location Logical-historical movement Movimento lógico-histórico Teaching activities Teaching advisers activities |
description |
Este trabalho caracterizou a organização do ensino dos conceitos de ângulo e de localização a partir dos documentos oficiais que norteiam o ensino da escola básica brasileira. Em conjunto com as fontes históricas de desenvolvimento desses conceitos, buscou-se uma possível influência nas dificuldades apresentadas pelos estudantes na apropriação do conceito de ângulo. Dessa forma, foram estudados os indícios do processo de significação do referido conceito, em situações de ensino desenvolvidas com crianças. Para isso, adotou-se como perspectiva teórica a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e os princípios da Atividade Orientadora de Ensino na organização de ações que desenvolvem o conceito a partir de seu movimento lógico-histórico. A pesquisa empírica foi realizada com estudantes dos 4º e 5º anos do Clube de Matemática e Ciências da Faculdade de Educação da USP, por entender que esse espaço de aprendizagem é adequado para o desenvolvimento de atividades de ensino para a apropriação do conceito de ângulo, visto que as ações formativas no Clube de Matemática estão orientadas pelas mesmas bases teóricas adotadas neste trabalho. A análise de propostas curriculares governamentais, o movimento lógico-histórico do conceito apreendido em fontes bibliográficas e a Teoria Histórico-Cultural orientaram a elaboração de atividades de ensino, que foram desenvolvidas com as crianças, de modo que possibilitassem a análise de suas ações em busca de indícios de formação do conceito de ângulo. As fontes de análise dos processos de apropriação do conceito são as gravações em vídeo do desenvolvimento das atividades com as crianças. Procurou-se, a partir dessas gravações, evidenciar as ações indiciadoras da apropriação do conceito que estão presentes no que foi chamado de episódios de apropriação, formados por cenas que, de modo interdependente, o perfazem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-155339/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-155339/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257063904772096 |