O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/ |
Resumo: | O objetivo central desta pesquisa é investigar como estão relacionados o processo de significação, o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida no ensino de Matemática, em particular, nas coletividades agrícolas, a partir de uma análise histórico-epistemológica deste conceito. Teoricamente, esta pesquisa está baseada no Materialismo Histórico Dialético, na vertente da Teoria Histórico Cultural/Teoria da Atividade. Participaram dessa pesquisa, na condição de colaboradores, lavradores e professores de Matemática. Empiricamente, a pesquisa se concretizou no Município de Lagoa Alegre do Piauí, através de três ações básicas: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras b) realização de experimentos didáticos, por professores, com estudantes do Ensino Básico e c) realização de Experimento Formativo através de um curso de formação continuada para os professores de Matemática. Como técnica e instrumentos de produção de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa e oficinas didáticas. No processo analítico os dados foram organizados segundo a natureza de seu conteúdo, estruturados em três níveis: isolados, episódios e cenas, tomando as Unidades de Pensamento Discursivo como elementos de análise na perspectiva vigotskiana. A pesquisa mostrou a importância do uso pedagógico do lógico-histórico do objeto, quando este é referência para evidenciar a relação entre as práticas sociais e a formação de conceitos; a análise do desenvolvimento lógico-histórico do conceito pode estruturar diversas ações em sala de aula a partir da exploração de aspectos da vida cotidiana, das práticas sociais e da cultura em que professores e alunos estão inseridos. Apontou também que as práticas sociais das medidas antropomórficas não se reduzem a práticas cotidianas isoladas dos alunos, indicando que é preciso levar em consideração seus sistemas simbólicos nos quais tais práticas estão subsumidas, por meio de uma análise no campo semântico de conceitos e procedimentos matemáticos que, didaticamente adaptados, podem ser incorporados aos currículos escolares atuais. |
id |
USP_7211b5e3f2b0472fc7cc4e5d5327b8d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10122019-094300 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógicaThe logical-historical development of the concept of measurement and the process of meaning in pedagogical activityAtividade orientadora de ensinoEnsino de matemáticaLogical-historical movementMathematics teachingMeaning of conceptsMeasurementMovimento lógico-históricoPrática social das medidasSignificação de conceitosSocial practicesTeaching guiding activityO objetivo central desta pesquisa é investigar como estão relacionados o processo de significação, o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida no ensino de Matemática, em particular, nas coletividades agrícolas, a partir de uma análise histórico-epistemológica deste conceito. Teoricamente, esta pesquisa está baseada no Materialismo Histórico Dialético, na vertente da Teoria Histórico Cultural/Teoria da Atividade. Participaram dessa pesquisa, na condição de colaboradores, lavradores e professores de Matemática. Empiricamente, a pesquisa se concretizou no Município de Lagoa Alegre do Piauí, através de três ações básicas: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras b) realização de experimentos didáticos, por professores, com estudantes do Ensino Básico e c) realização de Experimento Formativo através de um curso de formação continuada para os professores de Matemática. Como técnica e instrumentos de produção de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa e oficinas didáticas. No processo analítico os dados foram organizados segundo a natureza de seu conteúdo, estruturados em três níveis: isolados, episódios e cenas, tomando as Unidades de Pensamento Discursivo como elementos de análise na perspectiva vigotskiana. A pesquisa mostrou a importância do uso pedagógico do lógico-histórico do objeto, quando este é referência para evidenciar a relação entre as práticas sociais e a formação de conceitos; a análise do desenvolvimento lógico-histórico do conceito pode estruturar diversas ações em sala de aula a partir da exploração de aspectos da vida cotidiana, das práticas sociais e da cultura em que professores e alunos estão inseridos. Apontou também que as práticas sociais das medidas antropomórficas não se reduzem a práticas cotidianas isoladas dos alunos, indicando que é preciso levar em consideração seus sistemas simbólicos nos quais tais práticas estão subsumidas, por meio de uma análise no campo semântico de conceitos e procedimentos matemáticos que, didaticamente adaptados, podem ser incorporados aos currículos escolares atuais.The main objective of this research is to investigate how the process of signification, the logicalhistorical development, and the appropriation mode of the concept of measurement in mathematics teaching are related, in particular, in agricultural cooperatives, from a historicalepistemological analysis of this concept. Theoretically, this research is based on Dialectical Historical Materialism, in the perspective of Historical-Cultural Theory / Activity Theory. They participated in this research, as collaborators, farmers and mathematics teachers. Empirically, the research was developed in Lagoa Alegre of Piauí, through three basic actions: a) investigation of social practices related to crop measures b) conducting a formative experiment through a professional improvement course for the teachers and c) conducting didactic experiments, by teachers, with basic education students. As technique and instruments of data production we used semi-structured interviews, conversation wheels and didactic workshops. In the analytical process the data were organized according to the nature of its content, structured in three levels: isolated, episodes, and scenes, considering Discursive Thought Units as elements of analysis in the vigotskiana perspective. The research showed the importance of pedagogical use of object history when this is a reference to highlight the relationship between social practices and the formation of concepts; The logical-historical analysis of the concept can structure several actions in the classroom from the exploration of aspects of everyday life, social practices, and of culture in which teachers and students are inserted, therefore, any effort to study a mathematical concept needs to consider its logical and historical aspects in the context of the cultural structure in which these knowledge are subsumed. It also pointed out that the social practices of anthropomorphic measures arent isolated everyday practices of students, that it is necessary to take into account their symbolic systems in which such practices are included, through a semantic field analysis of mathematical concepts and procedures that, didactically adapted, can be incorporated into current curricula.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoura, Manoel Oriosvaldo deSarmento, Alan Kardec Carvalho2019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-28T15:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-094300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-28T15:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica The logical-historical development of the concept of measurement and the process of meaning in pedagogical activity |
title |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica |
spellingShingle |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica Sarmento, Alan Kardec Carvalho Atividade orientadora de ensino Ensino de matemática Logical-historical movement Mathematics teaching Meaning of concepts Measurement Movimento lógico-histórico Prática social das medidas Significação de conceitos Social practices Teaching guiding activity |
title_short |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica |
title_full |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica |
title_fullStr |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica |
title_sort |
O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica |
author |
Sarmento, Alan Kardec Carvalho |
author_facet |
Sarmento, Alan Kardec Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Manoel Oriosvaldo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Alan Kardec Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade orientadora de ensino Ensino de matemática Logical-historical movement Mathematics teaching Meaning of concepts Measurement Movimento lógico-histórico Prática social das medidas Significação de conceitos Social practices Teaching guiding activity |
topic |
Atividade orientadora de ensino Ensino de matemática Logical-historical movement Mathematics teaching Meaning of concepts Measurement Movimento lógico-histórico Prática social das medidas Significação de conceitos Social practices Teaching guiding activity |
description |
O objetivo central desta pesquisa é investigar como estão relacionados o processo de significação, o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida no ensino de Matemática, em particular, nas coletividades agrícolas, a partir de uma análise histórico-epistemológica deste conceito. Teoricamente, esta pesquisa está baseada no Materialismo Histórico Dialético, na vertente da Teoria Histórico Cultural/Teoria da Atividade. Participaram dessa pesquisa, na condição de colaboradores, lavradores e professores de Matemática. Empiricamente, a pesquisa se concretizou no Município de Lagoa Alegre do Piauí, através de três ações básicas: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras b) realização de experimentos didáticos, por professores, com estudantes do Ensino Básico e c) realização de Experimento Formativo através de um curso de formação continuada para os professores de Matemática. Como técnica e instrumentos de produção de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa e oficinas didáticas. No processo analítico os dados foram organizados segundo a natureza de seu conteúdo, estruturados em três níveis: isolados, episódios e cenas, tomando as Unidades de Pensamento Discursivo como elementos de análise na perspectiva vigotskiana. A pesquisa mostrou a importância do uso pedagógico do lógico-histórico do objeto, quando este é referência para evidenciar a relação entre as práticas sociais e a formação de conceitos; a análise do desenvolvimento lógico-histórico do conceito pode estruturar diversas ações em sala de aula a partir da exploração de aspectos da vida cotidiana, das práticas sociais e da cultura em que professores e alunos estão inseridos. Apontou também que as práticas sociais das medidas antropomórficas não se reduzem a práticas cotidianas isoladas dos alunos, indicando que é preciso levar em consideração seus sistemas simbólicos nos quais tais práticas estão subsumidas, por meio de uma análise no campo semântico de conceitos e procedimentos matemáticos que, didaticamente adaptados, podem ser incorporados aos currículos escolares atuais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256930509127680 |