O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Alan Kardec Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é investigar como estão relacionados o processo de significação, o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida no ensino de Matemática, em particular, nas coletividades agrícolas, a partir de uma análise histórico-epistemológica deste conceito. Teoricamente, esta pesquisa está baseada no Materialismo Histórico Dialético, na vertente da Teoria Histórico Cultural/Teoria da Atividade. Participaram dessa pesquisa, na condição de colaboradores, lavradores e professores de Matemática. Empiricamente, a pesquisa se concretizou no Município de Lagoa Alegre do Piauí, através de três ações básicas: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras b) realização de experimentos didáticos, por professores, com estudantes do Ensino Básico e c) realização de Experimento Formativo através de um curso de formação continuada para os professores de Matemática. Como técnica e instrumentos de produção de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa e oficinas didáticas. No processo analítico os dados foram organizados segundo a natureza de seu conteúdo, estruturados em três níveis: isolados, episódios e cenas, tomando as Unidades de Pensamento Discursivo como elementos de análise na perspectiva vigotskiana. A pesquisa mostrou a importância do uso pedagógico do lógico-histórico do objeto, quando este é referência para evidenciar a relação entre as práticas sociais e a formação de conceitos; a análise do desenvolvimento lógico-histórico do conceito pode estruturar diversas ações em sala de aula a partir da exploração de aspectos da vida cotidiana, das práticas sociais e da cultura em que professores e alunos estão inseridos. Apontou também que as práticas sociais das medidas antropomórficas não se reduzem a práticas cotidianas isoladas dos alunos, indicando que é preciso levar em consideração seus sistemas simbólicos nos quais tais práticas estão subsumidas, por meio de uma análise no campo semântico de conceitos e procedimentos matemáticos que, didaticamente adaptados, podem ser incorporados aos currículos escolares atuais.
id USP_7211b5e3f2b0472fc7cc4e5d5327b8d8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10122019-094300
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógicaThe logical-historical development of the concept of measurement and the process of meaning in pedagogical activityAtividade orientadora de ensinoEnsino de matemáticaLogical-historical movementMathematics teachingMeaning of conceptsMeasurementMovimento lógico-históricoPrática social das medidasSignificação de conceitosSocial practicesTeaching guiding activityO objetivo central desta pesquisa é investigar como estão relacionados o processo de significação, o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida no ensino de Matemática, em particular, nas coletividades agrícolas, a partir de uma análise histórico-epistemológica deste conceito. Teoricamente, esta pesquisa está baseada no Materialismo Histórico Dialético, na vertente da Teoria Histórico Cultural/Teoria da Atividade. Participaram dessa pesquisa, na condição de colaboradores, lavradores e professores de Matemática. Empiricamente, a pesquisa se concretizou no Município de Lagoa Alegre do Piauí, através de três ações básicas: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras b) realização de experimentos didáticos, por professores, com estudantes do Ensino Básico e c) realização de Experimento Formativo através de um curso de formação continuada para os professores de Matemática. Como técnica e instrumentos de produção de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa e oficinas didáticas. No processo analítico os dados foram organizados segundo a natureza de seu conteúdo, estruturados em três níveis: isolados, episódios e cenas, tomando as Unidades de Pensamento Discursivo como elementos de análise na perspectiva vigotskiana. A pesquisa mostrou a importância do uso pedagógico do lógico-histórico do objeto, quando este é referência para evidenciar a relação entre as práticas sociais e a formação de conceitos; a análise do desenvolvimento lógico-histórico do conceito pode estruturar diversas ações em sala de aula a partir da exploração de aspectos da vida cotidiana, das práticas sociais e da cultura em que professores e alunos estão inseridos. Apontou também que as práticas sociais das medidas antropomórficas não se reduzem a práticas cotidianas isoladas dos alunos, indicando que é preciso levar em consideração seus sistemas simbólicos nos quais tais práticas estão subsumidas, por meio de uma análise no campo semântico de conceitos e procedimentos matemáticos que, didaticamente adaptados, podem ser incorporados aos currículos escolares atuais.The main objective of this research is to investigate how the process of signification, the logicalhistorical development, and the appropriation mode of the concept of measurement in mathematics teaching are related, in particular, in agricultural cooperatives, from a historicalepistemological analysis of this concept. Theoretically, this research is based on Dialectical Historical Materialism, in the perspective of Historical-Cultural Theory / Activity Theory. They participated in this research, as collaborators, farmers and mathematics teachers. Empirically, the research was developed in Lagoa Alegre of Piauí, through three basic actions: a) investigation of social practices related to crop measures b) conducting a formative experiment through a professional improvement course for the teachers and c) conducting didactic experiments, by teachers, with basic education students. As technique and instruments of data production we used semi-structured interviews, conversation wheels and didactic workshops. In the analytical process the data were organized according to the nature of its content, structured in three levels: isolated, episodes, and scenes, considering Discursive Thought Units as elements of analysis in the vigotskiana perspective. The research showed the importance of pedagogical use of object history when this is a reference to highlight the relationship between social practices and the formation of concepts; The logical-historical analysis of the concept can structure several actions in the classroom from the exploration of aspects of everyday life, social practices, and of culture in which teachers and students are inserted, therefore, any effort to study a mathematical concept needs to consider its logical and historical aspects in the context of the cultural structure in which these knowledge are subsumed. It also pointed out that the social practices of anthropomorphic measures arent isolated everyday practices of students, that it is necessary to take into account their symbolic systems in which such practices are included, through a semantic field analysis of mathematical concepts and procedures that, didactically adapted, can be incorporated into current curricula.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoura, Manoel Oriosvaldo deSarmento, Alan Kardec Carvalho2019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-28T15:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-094300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-28T15:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
The logical-historical development of the concept of measurement and the process of meaning in pedagogical activity
title O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
spellingShingle O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
Sarmento, Alan Kardec Carvalho
Atividade orientadora de ensino
Ensino de matemática
Logical-historical movement
Mathematics teaching
Meaning of concepts
Measurement
Movimento lógico-histórico
Prática social das medidas
Significação de conceitos
Social practices
Teaching guiding activity
title_short O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
title_full O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
title_fullStr O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
title_full_unstemmed O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
title_sort O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica
author Sarmento, Alan Kardec Carvalho
author_facet Sarmento, Alan Kardec Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Manoel Oriosvaldo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Alan Kardec Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade orientadora de ensino
Ensino de matemática
Logical-historical movement
Mathematics teaching
Meaning of concepts
Measurement
Movimento lógico-histórico
Prática social das medidas
Significação de conceitos
Social practices
Teaching guiding activity
topic Atividade orientadora de ensino
Ensino de matemática
Logical-historical movement
Mathematics teaching
Meaning of concepts
Measurement
Movimento lógico-histórico
Prática social das medidas
Significação de conceitos
Social practices
Teaching guiding activity
description O objetivo central desta pesquisa é investigar como estão relacionados o processo de significação, o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida no ensino de Matemática, em particular, nas coletividades agrícolas, a partir de uma análise histórico-epistemológica deste conceito. Teoricamente, esta pesquisa está baseada no Materialismo Histórico Dialético, na vertente da Teoria Histórico Cultural/Teoria da Atividade. Participaram dessa pesquisa, na condição de colaboradores, lavradores e professores de Matemática. Empiricamente, a pesquisa se concretizou no Município de Lagoa Alegre do Piauí, através de três ações básicas: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras b) realização de experimentos didáticos, por professores, com estudantes do Ensino Básico e c) realização de Experimento Formativo através de um curso de formação continuada para os professores de Matemática. Como técnica e instrumentos de produção de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa e oficinas didáticas. No processo analítico os dados foram organizados segundo a natureza de seu conteúdo, estruturados em três níveis: isolados, episódios e cenas, tomando as Unidades de Pensamento Discursivo como elementos de análise na perspectiva vigotskiana. A pesquisa mostrou a importância do uso pedagógico do lógico-histórico do objeto, quando este é referência para evidenciar a relação entre as práticas sociais e a formação de conceitos; a análise do desenvolvimento lógico-histórico do conceito pode estruturar diversas ações em sala de aula a partir da exploração de aspectos da vida cotidiana, das práticas sociais e da cultura em que professores e alunos estão inseridos. Apontou também que as práticas sociais das medidas antropomórficas não se reduzem a práticas cotidianas isoladas dos alunos, indicando que é preciso levar em consideração seus sistemas simbólicos nos quais tais práticas estão subsumidas, por meio de uma análise no campo semântico de conceitos e procedimentos matemáticos que, didaticamente adaptados, podem ser incorporados aos currículos escolares atuais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-094300/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256930509127680