Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Augusto Brambilla de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-21022019-145528/
Resumo: A proposta desta dissertação é analisar os três movimentos das Bachianas Brasileiras Nº 1: Introdução (Embolada), Prelúdio (Modinha) e Fuga (Conversa), de Heitor Villa-Lobos, a partir de uma abordagem transformacional, seguindo a linha proposta por Steven Rings (2011) na qual, ferramentas de análise neorriemannianas são utilizadas para iluminar aspectos familiares do tonalismo. Partindo desta abordagem, os resultados da análise musical serão apresentados através de gráficos e redes transformacionais, objetivando criar um suporte analítico musical que, numa fase posterior a esta pesquisa, aponte para uma reflexão sobre a ideia de Nestor Garcia Canclini a respeito de processos de hibridação cultural (CANCLINI, 2008).
id USP_3e54e799d8f29d84c7190dcfb9250595
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21022019-145528
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.-Análise MusicalBachianas BrasileirasBachianas BrasileirasCultural HybridismHibridismo CulturalMusical AnalysisTeoria TransformacionalTransformational TheoryVilla-LobosVilla-LobosA proposta desta dissertação é analisar os três movimentos das Bachianas Brasileiras Nº 1: Introdução (Embolada), Prelúdio (Modinha) e Fuga (Conversa), de Heitor Villa-Lobos, a partir de uma abordagem transformacional, seguindo a linha proposta por Steven Rings (2011) na qual, ferramentas de análise neorriemannianas são utilizadas para iluminar aspectos familiares do tonalismo. Partindo desta abordagem, os resultados da análise musical serão apresentados através de gráficos e redes transformacionais, objetivando criar um suporte analítico musical que, numa fase posterior a esta pesquisa, aponte para uma reflexão sobre a ideia de Nestor Garcia Canclini a respeito de processos de hibridação cultural (CANCLINI, 2008).The proposal of this dissertation is to analyze the three movements of the Bachianas Brasileiras Nº 1: Introduction (Embolada), Prelude (Modinha) and Fugue (Conversa), by Heitor Villa-Lobos, based on a transformational approach, following the thinking proposed by Steven Rings (2011) in which, Neo-Riemannian analysis tools are used to illuminate familiar aspects of tonalism. Based on this approach, the results of musical analysis will be presented through graphs and transformational networks, aiming to create an analytical musical support that, at a later stage of this research, points to a reflection on the idea of Nestor Garcia Canclini regarding processes of cultural hybridization (CANCLINI, 2008).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaOliveira, Augusto Brambilla de2018-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-21022019-145528/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-21022019-145528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
-
title Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
spellingShingle Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
Oliveira, Augusto Brambilla de
Análise Musical
Bachianas Brasileiras
Bachianas Brasileiras
Cultural Hybridism
Hibridismo Cultural
Musical Analysis
Teoria Transformacional
Transformational Theory
Villa-Lobos
Villa-Lobos
title_short Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
title_full Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
title_fullStr Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
title_full_unstemmed Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
title_sort Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.
author Oliveira, Augusto Brambilla de
author_facet Oliveira, Augusto Brambilla de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Augusto Brambilla de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Musical
Bachianas Brasileiras
Bachianas Brasileiras
Cultural Hybridism
Hibridismo Cultural
Musical Analysis
Teoria Transformacional
Transformational Theory
Villa-Lobos
Villa-Lobos
topic Análise Musical
Bachianas Brasileiras
Bachianas Brasileiras
Cultural Hybridism
Hibridismo Cultural
Musical Analysis
Teoria Transformacional
Transformational Theory
Villa-Lobos
Villa-Lobos
description A proposta desta dissertação é analisar os três movimentos das Bachianas Brasileiras Nº 1: Introdução (Embolada), Prelúdio (Modinha) e Fuga (Conversa), de Heitor Villa-Lobos, a partir de uma abordagem transformacional, seguindo a linha proposta por Steven Rings (2011) na qual, ferramentas de análise neorriemannianas são utilizadas para iluminar aspectos familiares do tonalismo. Partindo desta abordagem, os resultados da análise musical serão apresentados através de gráficos e redes transformacionais, objetivando criar um suporte analítico musical que, numa fase posterior a esta pesquisa, aponte para uma reflexão sobre a ideia de Nestor Garcia Canclini a respeito de processos de hibridação cultural (CANCLINI, 2008).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-21022019-145528/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-21022019-145528/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090952792375296