Avaliação e proposta de sistemas de câmeras estéreo para detecção de pedestres em veículos inteligentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakamura, Angelica Tiemi Mizuno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-31012018-155329/
Resumo: Detecção de pedestres é uma importante área em visão computacional com o potencial de salvar vidas quando aplicada em veículos. Porém, essa aplicação exige detecções em tempo real, com alta acurácia e menor quantidade de falsos positivos possível. Durante os últimos anos, diversas ideias foram exploradas e os métodos mais recentes que utilizam arquiteturas profundas de redes neurais possibilitaram um grande avanço nesta área, melhorando significativamente o desempenho das detecções. Apesar desse progresso, a detecção de pedestres que estão distantes do veículo continua sendo um grande desafio devido às suas pequenas escalas na imagem, sendo necessária a avaliação da eficácia dos métodos atuais em evitar ou atenuar a gravidade dos acidentes de trânsito que envolvam pedestres. Dessa forma, como primeira proposta deste trabalho, foi realizado um estudo para avaliar a aplicabilidade dos métodos estado-da-arte para evitar colisões em cenários urbanos. Para isso, a velocidade e dinâmica do veículo, o tempo de reação e desempenho dos métodos de detecção foram considerados. Através do estudo, observou-se que em ambientes de tráfego rápido ainda não é possível utilizar métodos visuais de detecção de pedestres para assistir o motorista, pois nenhum deles é capaz de detectar pedestres que estão distantes do veículo e, ao mesmo tempo, operar em tempo real. Mas, ao considerar apenas pedestres em maiores escalas, os métodos tradicionais baseados em janelas deslizantes já conseguem atingir um bom desempenho e rápida execução. Dessa forma, com a finalidade de restringir a operação dos detectores apenas para pedestres em maiores escalas e assim, possibilitar a aplicação de métodos visuais em veículos, foi proposta uma configuração de câmeras que possibilitou obter imagens para um maior intervalo de distância à frente do veículo com pedestres em resolução quase duas vezes maior em comparação à uma câmera comercial. Resultados experimentais mostraram considerável melhora no desempenho das detecções, possibilitando superar a dificuldade causada pelas pequenas escalas dos pedestres nas imagens.
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Apesar desse progresso, a detecção de pedestres que estão distantes do veículo continua sendo um grande desafio devido às suas pequenas escalas na imagem, sendo necessária a avaliação da eficácia dos métodos atuais em evitar ou atenuar a gravidade dos acidentes de trânsito que envolvam pedestres. Dessa forma, como primeira proposta deste trabalho, foi realizado um estudo para avaliar a aplicabilidade dos métodos estado-da-arte para evitar colisões em cenários urbanos. Para isso, a velocidade e dinâmica do veículo, o tempo de reação e desempenho dos métodos de detecção foram considerados. Através do estudo, observou-se que em ambientes de tráfego rápido ainda não é possível utilizar métodos visuais de detecção de pedestres para assistir o motorista, pois nenhum deles é capaz de detectar pedestres que estão distantes do veículo e, ao mesmo tempo, operar em tempo real. Mas, ao considerar apenas pedestres em maiores escalas, os métodos tradicionais baseados em janelas deslizantes já conseguem atingir um bom desempenho e rápida execução. Dessa forma, com a finalidade de restringir a operação dos detectores apenas para pedestres em maiores escalas e assim, possibilitar a aplicação de métodos visuais em veículos, foi proposta uma configuração de câmeras que possibilitou obter imagens para um maior intervalo de distância à frente do veículo com pedestres em resolução quase duas vezes maior em comparação à uma câmera comercial. Resultados experimentais mostraram considerável melhora no desempenho das detecções, possibilitando superar a dificuldade causada pelas pequenas escalas dos pedestres nas imagens.Pedestrian detection is an important area in computer vision with the potential to save lives when applied on vehicles. This application requires accurate detections and real-time operation, keeping the number of false positives as minimal as possible. Over the past few years, several ideas were explored, including approaches with deep network architectures, which have reached considerably better performances. However, detecting pedestrians far from the camera is still challenging due to their small sizes on images, making it necessary to evaluate the effectiveness of existing approaches on avoiding or reducing traffic accidents that involves pedestrians. Thus, as the first proposal of this work, a study was done to verify the state-of-the-art methods applicability for collision avoidance in urban scenarios. For this, the speed and dynamics of the vehicle, the reaction time and performance of the detection methods were considered. The results from this study show that it is still not possible to use a vision-based pedestrian detector for driver assistance on urban roads with fast moving traffic, since none of them is able to handle real-time pedestrian detection. However, for large-scale pedestrians on images, methods based on sliding window approach can already perform reliably well with fast inference time. Thus, in order to restrict the operation of detectors only for pedestrians in larger scales and enable the application of vision-based methods in vehicles, it was proposed a camera setup that provided to get images for a larger range of distances in front of the vehicle with pedestrians resolution almost twice as large compared to a commercial camera. Experimental results reveal a considerable enhancement on detection performance, overcoming the difficulty caused by the reduced scales that far pedestrians have on images.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrassi Junior, ValdirNakamura, Angelica Tiemi Mizuno2017-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-31012018-155329/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-31012018-155329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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