A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09022006-155155/
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral identificar as percepções de qualidade de vida no trabalho de professores de inglês utilizando-se o modelo de competências para a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho e a Abordagem Biopsicossocial.Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com a idéia de tornar o fenômeno em questão familiar. O trabalho caracterizou-se como descritivo, buscando, desta maneira, identificar as variáveis que determinam os critérios de Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores. Foi utilizada a pesquisa survey, que pode ser descrita como a obtenção de dados sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, por meio de um questionário. Os respondentes da pesquisa foram 91 professores de inglês, compondo uma amostra não-probabilística. Os resultados mostraram que esses professores percebem a qualidade de vida no trabalho de forma positiva, encontrando deficiência nas questões de saúde e carreira. Concluiu-se que, embora os professores de inglês demonstrem uma percepção positiva dos itens de qualidade de vida no trabalho, os resultados refletem a necessidade que as organizações têm em possuir estratégias bem definidas, pois a gestão de pessoas é prejudicada quando isso não ocorre, trazendo conseqüências no longo prazo por ações que são tomadas no curto prazo, ou seja, a gestão de carreira deve ser tratada de forma estratégica, pois a sua ausência tem afetado parte do processo de ensino, prejudicando a saúde do profissional.
id USP_40395a329bbdc6297e332d8b19a401a1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022006-155155
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional The Quality of Working Life in the English teacher’s activities: the application of the competency model for the Quality of Working Life and the Biopsychosocial Approach.Administração da qualidadeAdministração de recursos humanosCondição de trabalhoEnglish teachersHuman Resources ManagementProfessoresQualidade de vida no trabalhoQuality of Working Life ManagementTeachersWork ConditionsEste estudo tem como objetivo geral identificar as percepções de qualidade de vida no trabalho de professores de inglês utilizando-se o modelo de competências para a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho e a Abordagem Biopsicossocial.Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com a idéia de tornar o fenômeno em questão familiar. O trabalho caracterizou-se como descritivo, buscando, desta maneira, identificar as variáveis que determinam os critérios de Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores. Foi utilizada a pesquisa survey, que pode ser descrita como a obtenção de dados sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, por meio de um questionário. Os respondentes da pesquisa foram 91 professores de inglês, compondo uma amostra não-probabilística. Os resultados mostraram que esses professores percebem a qualidade de vida no trabalho de forma positiva, encontrando deficiência nas questões de saúde e carreira. Concluiu-se que, embora os professores de inglês demonstrem uma percepção positiva dos itens de qualidade de vida no trabalho, os resultados refletem a necessidade que as organizações têm em possuir estratégias bem definidas, pois a gestão de pessoas é prejudicada quando isso não ocorre, trazendo conseqüências no longo prazo por ações que são tomadas no curto prazo, ou seja, a gestão de carreira deve ser tratada de forma estratégica, pois a sua ausência tem afetado parte do processo de ensino, prejudicando a saúde do profissional.The study investigated the perceptions of Quality of Working Life in the English teacher’s activities, based on the competency model for the Quality of Working Life and the Biopsychosocial Approach. It was conducted an exploratory and descriptive study, so that new ideas could be discovered through this investigation. The method chosen was the survey research, getting data about characteristics, actions and opinions within a group of people, using a questionnaire. Ninety-one English teachers attended this survey, representing a nonprobabilistic sample. The results showed that these teachers perceive positively the quality of working life, having problems in health and career matters. It was concluded that, although the English teachers demonstrate a positive perception in the quality of working life items, the results reflect the need organizations have in establishing strategies. When it doesn’t happen, it is harmful to People Management, bringing consequences in the long term. The lack of a career plan has affected part of the teaching process, causing physical diseases to the professional mentioned.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFranca, Ana Cristina LimongiKanikadan, Andréa Yumi Sugishita2005-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09022006-155155/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-09022006-155155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
The Quality of Working Life in the English teacher’s activities: the application of the competency model for the Quality of Working Life and the Biopsychosocial Approach.
title A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
spellingShingle A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
Administração da qualidade
Administração de recursos humanos
Condição de trabalho
English teachers
Human Resources Management
Professores
Qualidade de vida no trabalho
Quality of Working Life Management
Teachers
Work Conditions
title_short A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
title_full A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
title_fullStr A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
title_full_unstemmed A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
title_sort A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
author Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
author_facet Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franca, Ana Cristina Limongi
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da qualidade
Administração de recursos humanos
Condição de trabalho
English teachers
Human Resources Management
Professores
Qualidade de vida no trabalho
Quality of Working Life Management
Teachers
Work Conditions
topic Administração da qualidade
Administração de recursos humanos
Condição de trabalho
English teachers
Human Resources Management
Professores
Qualidade de vida no trabalho
Quality of Working Life Management
Teachers
Work Conditions
description Este estudo tem como objetivo geral identificar as percepções de qualidade de vida no trabalho de professores de inglês utilizando-se o modelo de competências para a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho e a Abordagem Biopsicossocial.Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com a idéia de tornar o fenômeno em questão familiar. O trabalho caracterizou-se como descritivo, buscando, desta maneira, identificar as variáveis que determinam os critérios de Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores. Foi utilizada a pesquisa survey, que pode ser descrita como a obtenção de dados sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, por meio de um questionário. Os respondentes da pesquisa foram 91 professores de inglês, compondo uma amostra não-probabilística. Os resultados mostraram que esses professores percebem a qualidade de vida no trabalho de forma positiva, encontrando deficiência nas questões de saúde e carreira. Concluiu-se que, embora os professores de inglês demonstrem uma percepção positiva dos itens de qualidade de vida no trabalho, os resultados refletem a necessidade que as organizações têm em possuir estratégias bem definidas, pois a gestão de pessoas é prejudicada quando isso não ocorre, trazendo conseqüências no longo prazo por ações que são tomadas no curto prazo, ou seja, a gestão de carreira deve ser tratada de forma estratégica, pois a sua ausência tem afetado parte do processo de ensino, prejudicando a saúde do profissional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09022006-155155/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09022006-155155/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256822701883392