Análise da influência do momento de ingresso em creches no desenvolvimento de crianças aos 3 anos de idade: evidências da coorte de nascimentos da região oeste de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Christyann Lima Campos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-27032023-113219/
Resumo: INTRODUÇÃO: Os programas de educação na primeira infância (EPI) são fundamentais para o apoio às famílias que trabalham. Os efeitos positivos destes programas podem ser influenciados pela variabilidade de estímulos e qualidade da estimulação, que podem afetar domínios do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida da criança, principalmente em cenários de desvantagem social ou econômica, visto que as crianças são inseridas nestes programas cada vez mais cedo. Este estudo investiga como a idade de ingresso nos programas de EPI pode influenciar indicadores do desenvolvimento infantil. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal com dados do acompanhamento de 36 meses da Coorte de Nascimentos da Região Oeste de São Paulo, com crianças nascidas no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo entre os anos de 2012 e 2014. O desenvolvimento infantil foi mensurado a partir do instrumento Engle Scale do The Regional Project on Child Development Indicators (PRIDI). Os programas de EPI foram avaliados em relação a sua qualidade. Características sociais das crianças e dos seus cuidadores foram utilizadas, bem como as características do contexto econômico e familiar. RESULTADOS: Um total de 578 famílias informaram que as crianças frequentavam creches no corte de 36 meses, entretanto 472 permaneceram na análise final após os critérios de seleção. Observou-que que o ingresso intermediário (entre 13 e 29 meses) foi o mais frequente (77.12%). A idade de ingresso esteve associada com o escore do PRIDI (p = 0.036), sendo que as crianças com ingresso tardio as que obtiveram o maior escore. Na análise de regressão linear, quando considerados isoladamente, observou-se que a idade de ingresso maior esteve associada com maior escore de desenvolvimento [=0.21 95% CI (0.02;0.40), p=0.027]. Após os ajustamentos das variáveis, observou-se que outras características explicaram melhor o desenvolvimento infantil (instituição do tipo privada, tempo total de aleitamento materno, horas trabalhadas fora de casa e controle inibitório). CONCLUSÕES: A idade de ingresso mais tardia nos programas de EPI pode ter efeito sobre o desenvolvimento infantil aos 36 meses de idade. Os efeitos desse achado precisam ser ponderados pelas condições e temperamento da criança, e do cuidador, que também exercem papel importante sobre o desenvolvimento, além da idade de ingresso isolada. Nossos resultados fornecem evidências de que os investimentos nas condições de vida da criança e cuidadores podem ser a chave para a garantia do melhor desenvolvimento infantil
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Os efeitos positivos destes programas podem ser influenciados pela variabilidade de estímulos e qualidade da estimulação, que podem afetar domínios do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida da criança, principalmente em cenários de desvantagem social ou econômica, visto que as crianças são inseridas nestes programas cada vez mais cedo. Este estudo investiga como a idade de ingresso nos programas de EPI pode influenciar indicadores do desenvolvimento infantil. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal com dados do acompanhamento de 36 meses da Coorte de Nascimentos da Região Oeste de São Paulo, com crianças nascidas no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo entre os anos de 2012 e 2014. O desenvolvimento infantil foi mensurado a partir do instrumento Engle Scale do The Regional Project on Child Development Indicators (PRIDI). Os programas de EPI foram avaliados em relação a sua qualidade. Características sociais das crianças e dos seus cuidadores foram utilizadas, bem como as características do contexto econômico e familiar. RESULTADOS: Um total de 578 famílias informaram que as crianças frequentavam creches no corte de 36 meses, entretanto 472 permaneceram na análise final após os critérios de seleção. Observou-que que o ingresso intermediário (entre 13 e 29 meses) foi o mais frequente (77.12%). A idade de ingresso esteve associada com o escore do PRIDI (p = 0.036), sendo que as crianças com ingresso tardio as que obtiveram o maior escore. Na análise de regressão linear, quando considerados isoladamente, observou-se que a idade de ingresso maior esteve associada com maior escore de desenvolvimento [=0.21 95% CI (0.02;0.40), p=0.027]. Após os ajustamentos das variáveis, observou-se que outras características explicaram melhor o desenvolvimento infantil (instituição do tipo privada, tempo total de aleitamento materno, horas trabalhadas fora de casa e controle inibitório). CONCLUSÕES: A idade de ingresso mais tardia nos programas de EPI pode ter efeito sobre o desenvolvimento infantil aos 36 meses de idade. Os efeitos desse achado precisam ser ponderados pelas condições e temperamento da criança, e do cuidador, que também exercem papel importante sobre o desenvolvimento, além da idade de ingresso isolada. Nossos resultados fornecem evidências de que os investimentos nas condições de vida da criança e cuidadores podem ser a chave para a garantia do melhor desenvolvimento infantilINTRODUCTION: Early childhood education programs (ECE) are fundamental to supporting working families. The positive effects of these programs can be influenced by the variability and the quality of stimulation, which can affect domains of child development in the first years of a child\'s life, especially in scenarios of social or economic disadvantage, since children are enrolled in these programs earlier in life. This study investigates how the entry age into EPI programs can influence child development indicators. METHODS: A crosssectional study was carried out with data from the 36-month follow-up of the São Paulo Western Region Birth Cohort, with children born at the University Hospital of the University of São Paulo between 2012 and 2014. Child development was measured by the Engle Scale instrument of The Regional Project on Child Development Indicators (PRIDI). ECE programs quality was evaluated. Social characteristics of children and their caregivers were used, as well as economic characteristics and family context. RESULTS: A total of 578 families reported that children attended day care at the 36-month, however only 472 remained in the final analysis after the selection criteria. The intermediate school entry timing (between 13 and 29 months) was the most frequent (77.12%). The age of entry was associated with the PRIDI score (p = 0.036), and children who enrolled late had the highest score. In the regression analysis, when considered isolated, it was observed that the higher age of admission was associated with higher development score [=0.21 95% CI (0.02;0.40), p=0.027]. After adjustment of covariables, it was observed that other characteristics better explained child development (private institution, total breastfeeding time, hours worked outside the home and effortful control). CONCLUSIONS: Late age of entry into ECE education programs may influence child development at 36 months of age. The effects of this finding need to be weighed by the conditions of the child, the caregiver, and the temperament, which can have a more impacting role on development than just the age of entry alone. Our results provide evidence that investments in the living conditions of children and caregivers can be the key to ensuring better child developmentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrentani, Alexandra Valeria MariaBatista, Christyann Lima Campos2022-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-27032023-113219/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-17T16:04:14Zoai:teses.usp.br:tde-27032023-113219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-17T16:04:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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