Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawashima, Simone Yukie
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-18032024-123645/
Resumo: O presente trabalho investiga a teoria dos Multiletramentos e a formação de professores no contexto brasileiro. O termo foi muito bem aceito e amplamente utilizado desde a sua elaboração, porém muitos pesquisadores já apresentaram uma série de críticas, passíveis de reflexão. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições da teoria, bem como refletir sobre as críticas que têm sido feitas, a fim de trazer subsídios que possibilitem uma perspectiva revisitada e mais atualizada para o contexto escolar brasileiro. A metodologia utilizada foi a qualitativa, cujos métodos de investigação envolveram rodas de conversa com professores de inglês da escola pública, questionário online pelos alunos e entrevista com professoras especialistas na área, transmitida na internet no formato live. Todos os dados gerados foram analisados juntamente com a fundamentação teórica. A pesquisa está estruturada em 4 capítulos. O capítulo 1 apresenta informações sobre o conceito de letramentos, bem como suas adjetivações, com ênfase nos multiletramentos e reflexões sobre a inserção do termo na BNCC. O capítulo 2 debate a formação de professores e avaliação, sob a perspectiva dos multiletramentos. O capítulo 3 discorre sobre os conceitos dos multiletramentos em emojis e memes, suas significações e importância para o ensino, ressaltando as potencialidades ao revelar as conexões, a criatividade e a presença das imagens. O capítulo 4, com base nas teorias decoloniais, debate noções de decolonialidade na educação. Como resultado proponho o termo multiletramentos decoloniais, com a compreensão que os ML devem ser observados a partir do contexto em que serão aplicados, e não adotados como mais uma solução metodológica
id USP_4197bfddfcbe366e8c836b5b67af5e17
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18032024-123645
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro(Decolonial) Multileteracies in teacher education in the Brazilian contextCritical teacher educationDecolonial multiliteraciesEducação linguísticaEnglishFormação docente críticaLanguage educationLíngua inglesaMultiletramentos decoloniaisO presente trabalho investiga a teoria dos Multiletramentos e a formação de professores no contexto brasileiro. O termo foi muito bem aceito e amplamente utilizado desde a sua elaboração, porém muitos pesquisadores já apresentaram uma série de críticas, passíveis de reflexão. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições da teoria, bem como refletir sobre as críticas que têm sido feitas, a fim de trazer subsídios que possibilitem uma perspectiva revisitada e mais atualizada para o contexto escolar brasileiro. A metodologia utilizada foi a qualitativa, cujos métodos de investigação envolveram rodas de conversa com professores de inglês da escola pública, questionário online pelos alunos e entrevista com professoras especialistas na área, transmitida na internet no formato live. Todos os dados gerados foram analisados juntamente com a fundamentação teórica. A pesquisa está estruturada em 4 capítulos. O capítulo 1 apresenta informações sobre o conceito de letramentos, bem como suas adjetivações, com ênfase nos multiletramentos e reflexões sobre a inserção do termo na BNCC. O capítulo 2 debate a formação de professores e avaliação, sob a perspectiva dos multiletramentos. O capítulo 3 discorre sobre os conceitos dos multiletramentos em emojis e memes, suas significações e importância para o ensino, ressaltando as potencialidades ao revelar as conexões, a criatividade e a presença das imagens. O capítulo 4, com base nas teorias decoloniais, debate noções de decolonialidade na educação. Como resultado proponho o termo multiletramentos decoloniais, com a compreensão que os ML devem ser observados a partir do contexto em que serão aplicados, e não adotados como mais uma solução metodológicaThis research investigates the theory of multiliteracies and teacher education in the Brazilian context. The term has been very well accepted and widely used since it was first coined, but many researchers have already presented a series of criticisms that can be reflected upon. Therefore, the aim of this research is to investigate the contributions of the theory, as well as to reflect on the criticisms that have been made, in order to provide subsidies that enable a revisited and more up-to-date vision for the Brazilian school context. The methodology is of qualitative background, and the research methods involve conversation circles with public school English teachers, online questionnaires and interviews with teachers specialized in Multiliteracies, broadcast on the internet in a live format. All the data generated were analyzed along with the theoretical framework. This Masters thesis is structured into 4 chapters. Chapter 1 presents information on the concept of literacies, as well as its adjectives, with an emphasis on multiliteracies and reflections on the inclusion of the term in the BNCC. Chapter 2 discusses teacher education and assessment from the perspective of multiliteracies. Chapter 3 discusses the concepts of emojis and memes in Multiliteracies, their meanings and importance for teaching, with regards to their potential of revealing the connections, creativity and work with images. Chapter 4, based on decolonial theories, discusses notions of decoloniality in education. As a result, I propose the term decolonial multiliteracies, considering that ML should be looked at from the context of where it will be applied, and not adopted as another methodological solutionBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraz, Daniel de MelloKawashima, Simone Yukie2023-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-18032024-123645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-18T15:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-18032024-123645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-18T15:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
(Decolonial) Multileteracies in teacher education in the Brazilian context
title Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
spellingShingle Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
Kawashima, Simone Yukie
Critical teacher education
Decolonial multiliteracies
Educação linguística
English
Formação docente crítica
Language education
Língua inglesa
Multiletramentos decoloniais
title_short Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
title_full Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
title_fullStr Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
title_sort Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
author Kawashima, Simone Yukie
author_facet Kawashima, Simone Yukie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Daniel de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawashima, Simone Yukie
dc.subject.por.fl_str_mv Critical teacher education
Decolonial multiliteracies
Educação linguística
English
Formação docente crítica
Language education
Língua inglesa
Multiletramentos decoloniais
topic Critical teacher education
Decolonial multiliteracies
Educação linguística
English
Formação docente crítica
Language education
Língua inglesa
Multiletramentos decoloniais
description O presente trabalho investiga a teoria dos Multiletramentos e a formação de professores no contexto brasileiro. O termo foi muito bem aceito e amplamente utilizado desde a sua elaboração, porém muitos pesquisadores já apresentaram uma série de críticas, passíveis de reflexão. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições da teoria, bem como refletir sobre as críticas que têm sido feitas, a fim de trazer subsídios que possibilitem uma perspectiva revisitada e mais atualizada para o contexto escolar brasileiro. A metodologia utilizada foi a qualitativa, cujos métodos de investigação envolveram rodas de conversa com professores de inglês da escola pública, questionário online pelos alunos e entrevista com professoras especialistas na área, transmitida na internet no formato live. Todos os dados gerados foram analisados juntamente com a fundamentação teórica. A pesquisa está estruturada em 4 capítulos. O capítulo 1 apresenta informações sobre o conceito de letramentos, bem como suas adjetivações, com ênfase nos multiletramentos e reflexões sobre a inserção do termo na BNCC. O capítulo 2 debate a formação de professores e avaliação, sob a perspectiva dos multiletramentos. O capítulo 3 discorre sobre os conceitos dos multiletramentos em emojis e memes, suas significações e importância para o ensino, ressaltando as potencialidades ao revelar as conexões, a criatividade e a presença das imagens. O capítulo 4, com base nas teorias decoloniais, debate noções de decolonialidade na educação. Como resultado proponho o termo multiletramentos decoloniais, com a compreensão que os ML devem ser observados a partir do contexto em que serão aplicados, e não adotados como mais uma solução metodológica
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-18032024-123645/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-18032024-123645/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257064151187456