Acordes de anima para uma polifonia do feminino: leituras mitopoéticas e travessias formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bresio, Sabrina da Paixão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-18012023-103501/
Resumo: Esta investigação oferta considerações acerca da Educação de Sensibilidade e dos processos autoformativos, mediados por uma leitura mitopoética de obras artísticas. Partindo das vivências e da criação poiética das quais participei entre 2003 e 2014 junto aos Grupo Encontro das Águas e Pé de Poesia, e com as experimentações realizadas no lab_arte de 2011 até o momento, a mitologia comparada que proponho articula um diálogo entre uma filosofia da educação e da razão sensível e a fruição artística como partes integrantes e indissociáveis de uma efetiva educação de sensibilidade na relação com a construção de significados para o mundo. Com uma conjunção imagética das águas, da terra e do fogo, tecerei ensaios em que articulo sentidos para a recorrência simbólica e a pregnância mítica de determinados temas que ressurgem atualizados e ressignificados em histórias em quadrinhos, filmes, dramaturgias e canções. Nutridos pela polissemia dos acordes, os ensaios propostos visam despertar o olhar para a possibilidade de um processo educativo que valorize a experiência estética do mundo enquanto via de realização formativa; soar os acordes que harmonizam diferentes vozes, tempos e lugares, convergindo para a experiência múltipla do feminino; em acordo com Bachelard, Durand, Cassirer, Ferreira-Santos, Almeida, Larrosa, Anzaldúa, hooks, Federici e Evaristo, dentre outras e outros que integram essa polifonia.
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