Entre as ruínas da contranarrativa: a representação da realidade em Homem em queda, de Don DeLillo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Vitorino Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-18012016-134527
Resumo: Esta dissertação investiga os modos de representação da realidade no romance Homem em queda, do norte-americano Don DeLillo. O método utilizado é a análise interpretativa de trechos chaves do romance que possam representar a arquitetura de toda a narrativa, ao modo de Erich Auerbach. Escritos do teórico Fredric Jameson acerca do inconsciente político e da questão temporal na pós-modernidade se somam a teorias de Karl Marx (alienação) e Guy Debord (sociedade do espetáculo) para auxiliar a leitura sócio-histórica do romance.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Entre as ruínas da contranarrativa: a representação da realidade em Homem em queda, de Don DeLillo Among the ruins of the counternarrative: the representation of reality in Falling Man, by Don DeLillo 2015-09-21Marcelo Pen ParreiraFabio Rigatto de Souza AndradePaloma VidalAnderson Vitorino PinheiroUniversidade de São PauloLetras (Teoria Literária e Literatura Comparada)USPBR American novel Contemporary narrative Contranarrativa Counternarrative Don DeLillo Don DeLillo Literary theory Narrativa contemporânea Romance norte-americano Teoria literária Esta dissertação investiga os modos de representação da realidade no romance Homem em queda, do norte-americano Don DeLillo. O método utilizado é a análise interpretativa de trechos chaves do romance que possam representar a arquitetura de toda a narrativa, ao modo de Erich Auerbach. Escritos do teórico Fredric Jameson acerca do inconsciente político e da questão temporal na pós-modernidade se somam a teorias de Karl Marx (alienação) e Guy Debord (sociedade do espetáculo) para auxiliar a leitura sócio-histórica do romance. This master\'s thesis investigates the representation of reality in the novel Falling Man, by Don DeLillo. The method is the interpretative analysis of key excerpts of the novel which may represent the whole architecture of the narrative, following the steps of Erich Auerbach. Writings by Fredric Jameson about the political unconscious and temporality in postmodernity as the theories of Karl Marx (alienation) and Guy Debord (society of the spectacle) helped us leading a socio-historical reading of the novel. https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-18012016-134527info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:16:06Zoai:teses.usp.br:tde-18012016-134527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:50:10.604400Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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