Entre as ruínas da contranarrativa: a representação da realidade em Homem em queda, de Don DeLillo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-18012016-134527/ |
Resumo: | Esta dissertação investiga os modos de representação da realidade no romance Homem em queda, do norte-americano Don DeLillo. O método utilizado é a análise interpretativa de trechos chaves do romance que possam representar a arquitetura de toda a narrativa, ao modo de Erich Auerbach. Escritos do teórico Fredric Jameson acerca do inconsciente político e da questão temporal na pós-modernidade se somam a teorias de Karl Marx (alienação) e Guy Debord (sociedade do espetáculo) para auxiliar a leitura sócio-histórica do romance. |
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Entre as ruínas da contranarrativa: a representação da realidade em Homem em queda, de Don DeLilloAmong the ruins of the counternarrative: the representation of reality in Falling Man, by Don DeLilloAmerican novelContemporary narrativeContranarrativaCounternarrativeDon DeLilloDon DeLilloLiterary theoryNarrativa contemporâneaRomance norte-americanoTeoria literáriaEsta dissertação investiga os modos de representação da realidade no romance Homem em queda, do norte-americano Don DeLillo. O método utilizado é a análise interpretativa de trechos chaves do romance que possam representar a arquitetura de toda a narrativa, ao modo de Erich Auerbach. Escritos do teórico Fredric Jameson acerca do inconsciente político e da questão temporal na pós-modernidade se somam a teorias de Karl Marx (alienação) e Guy Debord (sociedade do espetáculo) para auxiliar a leitura sócio-histórica do romance.This master\'s thesis investigates the representation of reality in the novel Falling Man, by Don DeLillo. The method is the interpretative analysis of key excerpts of the novel which may represent the whole architecture of the narrative, following the steps of Erich Auerbach. Writings by Fredric Jameson about the political unconscious and temporality in postmodernity as the theories of Karl Marx (alienation) and Guy Debord (society of the spectacle) helped us leading a socio-historical reading of the novel.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParreira, Marcelo PenPinheiro, Anderson Vitorino2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-18012016-134527/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T19:45:53Zoai:teses.usp.br:tde-18012016-134527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T19:45:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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