Efeito priming aplicado em comunicação: uma meta-análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senise, Diego dos Santos Vega
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-13012016-100206/
Resumo: Priming é considerado um efeito que ocorre no momento de recepção de estímulos que afetam a percepção, o julgamento e/ou comportamento dos sujeitos, mesmo que eles não se lembrem do estímulo ou nem percebam sua influência. Seus estudos seminais surgiram no campo da Psicologia e inspiraram estudos recentes de pesquisadores de outras áreas. Este trabalho tem o objetivo de discutir as implicações do Efeito Priming no Campo da Comunicação e nas práticas de consumo. Para isso, será realizada uma meta-análise de experimentos nacionais e internacionais que, em diferentes condições, testaram a magnitude deste efeito nos participantes. Meta-análise é um método que agrega, ajusta e interpreta os resultados de diversos outros estudos quantitativos anteriores que abordaram assuntos correlatos. Diante de pesquisadores que obtêm diferentes resultados ao redor do mundo, a meta-análise identifica a força de determinadas variáveis na ocorrência de um efeito por meio de testes estatísticos. Trata-se de um método pouco utilizado no Brasil e no Campo da Comunicação, apesar de sua relevância no exterior e em outras áreas do conhecimento. Os resultados indicam que os estímulos relacionados a objetivos são elementos centrais na interpretação do efeito priming, pois estão relacionados ao sistema motivacional dos sujeitos. Além das proposições teóricas relacionando os experimentos de efeito priming e o Campo da Comunicação, também são apresentados sugestões de protocolos para que futuros pesquisadores do tema possam evitar erros e ideias do passado em pesquisas futuras que possam cobrir as lacunas identificadas nesta meta-análise.
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