Identidade indiana e colonialismo português: a Civilização hindu de Adeodato Barreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas Henrique Lima Vecchi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-16052023-120743
Resumo: Esta dissertação busca evidenciar que a obra Civilização hindu (1935), do goês Adeodato Barreto, procurava atuar no campo social, político e cultural de sua época, visando colaborar com a construção do nacionalismo indiano e a contestação do poder colonial europeu, por meio de um projeto político-pedagógico de divulgação da tradição indiana. Para realizar tal análise, começamos destacando como a trajetória do autor, nascido em Goa e vivendo em Portugal nas décadas de 1920 e 1930, o levou a se aproximar da tradição hindu. Em sequência, analisamos sua escrita e concluímos que sua obra se constitui como um livro de ensaios ao confrontá-la com escritores que teorizaram sobre esse gênero. Comparamos Civilização hindu com ensaios selecionados do também goês Santana Rodrigues e do bengalês ganhador do Nobel de Literatura Rabindranath Tagore, o que mostrou o quanto Barreto seguia uma tradição literária começada por Tagore ao manter elementos narrativos e argumentativos semelhantes aos do autor bengalês. Dentro dessa tradição literária, Barreto apresenta um projeto sociocultural que ganha particularidades diante do contexto histórico que vivia em Portugal. Na intenção de manifestar seu vínculo à luta de independência da Índia, confronta diretamente a empreitada colonial inglesa, a ascensão do nazifascismo, o discurso orientalista, e indiretamente o regime salazarista em Portugal.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Identidade indiana e colonialismo português: a Civilização hindu de Adeodato Barreto Indian Identity and Portuguese Colonialism: Adeodato Barreto\'s Civilização Hindu 2022-10-14Helder GarmesDuarte Nuno Drumond BragaCielo Griselda FestinoSandra Maria Calvinho Ataíde LoboEverton Vasconcelos MachadoLucas Henrique Lima VecchiUniversidade de São PauloLetras (Literatura Portuguesa)USPBR Anticolonialism Anticolonialismo Colonialism Colonialismo Goa Goa Goan literature India Índia Indo-Portuguese Literature Literatura goesa Literatura indo-portuguesa Orientalism Orientalismo Esta dissertação busca evidenciar que a obra Civilização hindu (1935), do goês Adeodato Barreto, procurava atuar no campo social, político e cultural de sua época, visando colaborar com a construção do nacionalismo indiano e a contestação do poder colonial europeu, por meio de um projeto político-pedagógico de divulgação da tradição indiana. Para realizar tal análise, começamos destacando como a trajetória do autor, nascido em Goa e vivendo em Portugal nas décadas de 1920 e 1930, o levou a se aproximar da tradição hindu. Em sequência, analisamos sua escrita e concluímos que sua obra se constitui como um livro de ensaios ao confrontá-la com escritores que teorizaram sobre esse gênero. Comparamos Civilização hindu com ensaios selecionados do também goês Santana Rodrigues e do bengalês ganhador do Nobel de Literatura Rabindranath Tagore, o que mostrou o quanto Barreto seguia uma tradição literária começada por Tagore ao manter elementos narrativos e argumentativos semelhantes aos do autor bengalês. Dentro dessa tradição literária, Barreto apresenta um projeto sociocultural que ganha particularidades diante do contexto histórico que vivia em Portugal. Na intenção de manifestar seu vínculo à luta de independência da Índia, confronta diretamente a empreitada colonial inglesa, a ascensão do nazifascismo, o discurso orientalista, e indiretamente o regime salazarista em Portugal. This dissertation intends to show that Civilização Hindu (1935), by Goan author Adeodato Barreto, sought to intervene in the social, political and cultural context of the time, aiming to collaborate with the construction of Indian nationalism and the contestation of European colonial power, through a political-pedagogical project of dissemination of the Indian tradition. We begin the analysis by highlighting how the author\'s life trajectory, born in Goa and living in Portugal in the 1920s and 1930s, approached him to the Hindu tradition. In a second step, we assess his writings and conclude that his work is constituted of a collection of essays, by confronting it with authors who theorized about this literary genre. We then compare Civilização Hindu with selected essays by Santana Rodrigues - another Goan author - and Bengali Nobel Prize winner Rabindranath Tagore, which showed how much Barreto followed a literary tradition started by Tagore, keeping narrative and argumentative elements very similar to those of the Bengali author. Within this literary tradition, Barreto presents a sociocultural project that has certain particularities, given the historical context he experienced in Portugal. Intending to express his attachment to India\'s struggle for independence, he directly confronts the English colonial enterprise, the rise of Nazifascism, the Orientalist discourse, and - this time indirectly - Salazar\'s regime in Portugal. https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-16052023-120743info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-16052023-120743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:44:52.914204Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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