O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Laura Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-11042022-152905/
Resumo: O trabalho tem como objetivo geral realizar o estudo semiótico das aplicações publicitárias do formato GIF. Para tanto, procuramos definir o objeto diante de sua historicidade, tecnicidades e dinâmicas de utilização a partir da revisão de bibliografia específica. Através da pesquisa exploratória, identificamos as modalidades de uso social do GIFs animados enquanto componentes dos processos comunicacionais vistos nas redes sociais no contexto contemporâneo, midiatizado e permeado pela comunicação mediada por dispositivos eletrônicos. A partir da conceituação do objeto, partimos para concatenação de modelo de análise semiótico passível de aplicação em diferentes contextos de uso, reconhecendo elementos sintáticos, semânticos e pragmáticos presentes no processo de significação e suas associações com os discursos apresentados em suas distintas aplicações comunicacionais. Por fim, empregamos o protocolo de análise em um estudo de caso com três variações do uso publicitário de GIFs animados por marcas distintas (Americanas.com, Coca-Cola Brasil e Salon Line), com o intuito de verificar parâmetros e possibilidades de exploração do formato dentro do âmbito citado. Desta forma, o trabalho encontra-se dividido em três eixos norteadores: a definição do objeto, o desenvolvimento da metodologia de análise semiótica tridimensional e a aplicação do método em estudo de caso dentro do recorte estabelecido pela pesquisa.
id USP_42add17ba6b19a5a8dff9ee67dc9c718
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11042022-152905
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter-AdvertisingAnimated GIFCommunicationComunicaçãoGIF animadoPublicidadeSemióticaSemioticsO trabalho tem como objetivo geral realizar o estudo semiótico das aplicações publicitárias do formato GIF. Para tanto, procuramos definir o objeto diante de sua historicidade, tecnicidades e dinâmicas de utilização a partir da revisão de bibliografia específica. Através da pesquisa exploratória, identificamos as modalidades de uso social do GIFs animados enquanto componentes dos processos comunicacionais vistos nas redes sociais no contexto contemporâneo, midiatizado e permeado pela comunicação mediada por dispositivos eletrônicos. A partir da conceituação do objeto, partimos para concatenação de modelo de análise semiótico passível de aplicação em diferentes contextos de uso, reconhecendo elementos sintáticos, semânticos e pragmáticos presentes no processo de significação e suas associações com os discursos apresentados em suas distintas aplicações comunicacionais. Por fim, empregamos o protocolo de análise em um estudo de caso com três variações do uso publicitário de GIFs animados por marcas distintas (Americanas.com, Coca-Cola Brasil e Salon Line), com o intuito de verificar parâmetros e possibilidades de exploração do formato dentro do âmbito citado. Desta forma, o trabalho encontra-se dividido em três eixos norteadores: a definição do objeto, o desenvolvimento da metodologia de análise semiótica tridimensional e a aplicação do método em estudo de caso dentro do recorte estabelecido pela pesquisa.The general objective of this work is to perform a semiotic study of the advertising applications of the GIF format. To this end, we sought to define the object in light of its historicity, technicalities and dynamics of use from the review of specific bibliography. Through exploratory research, we identified the modalities of social use of animated GIFs as components of communicational processes seen in social networks in the contemporary context, mediated and permeated by communication mediated by electronic devices. From the conceptualization of the object, we started to concatenate the model of semiotic analysis that can be applied in different contexts of use, recognizing syntactic, semantic and pragmatic elements present in the process of signification and their associations with the discourses presented in their distinct communicational applications. Finally, we employ the analysis protocol in a case study with three variations of the advertising use of animated GIFs by distinct brands (Americanas.com, Coca-Cola Brasil and Salon Line), in order to verify parameters and possibilities of exploring the format within the scope cited. Thus, the work is divided into three guiding axes: the definition of the object, the development of the methodology of three-dimensional semiotic analysis and the application of the method in a case study within the scope established by the research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Sandra Maria Ribeiro deCintra, Laura Batista2021-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-11042022-152905/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-11T19:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-11042022-152905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-11T19:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
-
title O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
spellingShingle O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
Cintra, Laura Batista
Advertising
Animated GIF
Communication
Comunicação
GIF animado
Publicidade
Semiótica
Semiotics
title_short O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
title_full O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
title_fullStr O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
title_full_unstemmed O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
title_sort O uso social de GIFs animados e a comunicação publicitária: análise semiótica tridimensional para GIFs animados no Twitter
author Cintra, Laura Batista
author_facet Cintra, Laura Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sandra Maria Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Laura Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Advertising
Animated GIF
Communication
Comunicação
GIF animado
Publicidade
Semiótica
Semiotics
topic Advertising
Animated GIF
Communication
Comunicação
GIF animado
Publicidade
Semiótica
Semiotics
description O trabalho tem como objetivo geral realizar o estudo semiótico das aplicações publicitárias do formato GIF. Para tanto, procuramos definir o objeto diante de sua historicidade, tecnicidades e dinâmicas de utilização a partir da revisão de bibliografia específica. Através da pesquisa exploratória, identificamos as modalidades de uso social do GIFs animados enquanto componentes dos processos comunicacionais vistos nas redes sociais no contexto contemporâneo, midiatizado e permeado pela comunicação mediada por dispositivos eletrônicos. A partir da conceituação do objeto, partimos para concatenação de modelo de análise semiótico passível de aplicação em diferentes contextos de uso, reconhecendo elementos sintáticos, semânticos e pragmáticos presentes no processo de significação e suas associações com os discursos apresentados em suas distintas aplicações comunicacionais. Por fim, empregamos o protocolo de análise em um estudo de caso com três variações do uso publicitário de GIFs animados por marcas distintas (Americanas.com, Coca-Cola Brasil e Salon Line), com o intuito de verificar parâmetros e possibilidades de exploração do formato dentro do âmbito citado. Desta forma, o trabalho encontra-se dividido em três eixos norteadores: a definição do objeto, o desenvolvimento da metodologia de análise semiótica tridimensional e a aplicação do método em estudo de caso dentro do recorte estabelecido pela pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-11042022-152905/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-11042022-152905/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090612160364544