Competências e performance organizacional: um estudo empírico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Henrique Rocha
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05042004-161002/
Resumo: Partindo dos princípios da Visão da Empresa baseada em Recursos (VBR), o presente estudo examina a questão: “que recursos afetam a performance organizacional em uma dada situação, considerando a performance segundo as quatro perspectivas do modelo do balanced scorecard?" Na investigação, foi escolhida uma companhia de saneamento paranaense. Foram seguidos os procedimentos metodológicos: a) desenho da arquitetura de competências e recursos e de mapas causais percebidos; b) coleta das informações relevantes; c) análise fatorial para identificar fatores subjacentes que explicassem a maior parte da variância em cada perspectiva; d) análise de regressão para encontrar associações entre fatores e recursos; e) modelagem de equações estruturais para avaliar caminhos alternativos; f) análise de cluster para verificar como indicadores de recursos e performance se agrupam. Como variáveis independentes (recursos) o estudo focou nível de competência humana, satisfação dos funcionários, ativos, desempenho dos fornecedores e uma variável de controle, realização das previsões de demanda. Como variáveis dependentes, foram escolhidas: metas de água para processos internos, satisfação dos consumidores na perspectiva clientes, e metas de receitas e despesas na perspectiva financeira. Em geral, os recursos mostraram-se relacionados à performance, porém: a competência individual não demonstrou correlação com a performance; o mais forte efeito sobre a performance provém do acerto nas previsões de consumo; a satisfação dos empregados mostrou associação com processos internos, metas financeiras e satisfação do consumidor. O primeiro resultado é curioso. Sugere que a competência individual não importa nesta empresa. Possíveis explicações são: as pessoas podem ser competentes, mas se não são coordenadas adequadamente, a competência não se converte em performance; nesta pesquisa, as unidades testadas são de nível bastante operacional, onde normas podem ser o maior mecanismo de coordenação, e talvez mais importante que a competência humana. Para pesquisa futura neste campo, sugere-se focar empresas intensivas em conhecimento, nas quais seja possível que a competência humana emerja como um dos fatores de maior força.
id USP_43bd125794758a0f319087398ae5d1fb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05042004-161002
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Competências e performance organizacional: um estudo empírico. Organizational competence and performance: an empirical investigation.balanced scorecardbalanced scorecardcompetência organizacionalcompetência pessoalhuman competencymensuração do desempenho organizacionalorganizational competenceperformance measurementPartindo dos princípios da Visão da Empresa baseada em Recursos (VBR), o presente estudo examina a questão: “que recursos afetam a performance organizacional em uma dada situação, considerando a performance segundo as quatro perspectivas do modelo do balanced scorecard?" Na investigação, foi escolhida uma companhia de saneamento paranaense. Foram seguidos os procedimentos metodológicos: a) desenho da arquitetura de competências e recursos e de mapas causais percebidos; b) coleta das informações relevantes; c) análise fatorial para identificar fatores subjacentes que explicassem a maior parte da variância em cada perspectiva; d) análise de regressão para encontrar associações entre fatores e recursos; e) modelagem de equações estruturais para avaliar caminhos alternativos; f) análise de cluster para verificar como indicadores de recursos e performance se agrupam. Como variáveis independentes (recursos) o estudo focou nível de competência humana, satisfação dos funcionários, ativos, desempenho dos fornecedores e uma variável de controle, realização das previsões de demanda. Como variáveis dependentes, foram escolhidas: metas de água para processos internos, satisfação dos consumidores na perspectiva clientes, e metas de receitas e despesas na perspectiva financeira. Em geral, os recursos mostraram-se relacionados à performance, porém: a competência individual não demonstrou correlação com a performance; o mais forte efeito sobre a performance provém do acerto nas previsões de consumo; a satisfação dos empregados mostrou associação com processos internos, metas financeiras e satisfação do consumidor. O primeiro resultado é curioso. Sugere que a competência individual não importa nesta empresa. Possíveis explicações são: as pessoas podem ser competentes, mas se não são coordenadas adequadamente, a competência não se converte em performance; nesta pesquisa, as unidades testadas são de nível bastante operacional, onde normas podem ser o maior mecanismo de coordenação, e talvez mais importante que a competência humana. Para pesquisa futura neste campo, sugere-se focar empresas intensivas em conhecimento, nas quais seja possível que a competência humana emerja como um dos fatores de maior força. The present study takes for granted the Resource based View of the Firm to address the question: “what are the resources that drive organization performance in a given situation, considering the balanced scorecard model performance perspectives?" An empirical research in a Brazilian water company tried to address these issues. The following methodological steps were used: a) resources and competences architecture and perceived causal maps design; b) collection of relevant information; c) factor analysis to identify underlying factors that explain the majority of variance in each performance dimension; d) regression analysis to find association between factors and resources; e) structural equation modeling to evaluate alternative causal paths; f) cluster analysis to check how resources and performance indicators grouped. As independent variables (resources) the study focused mainly on human competency level, employee satisfaction, assets, supplier performance and a control variable, the demand prediction realization. As dependent variables, it was chosen one in each BSC perspective: water targets for internal process, customer satisfaction for customer and sales and expenses targets for financial perspective. In general, the results showed that resources seemed to be correlated to performance, but further details appeared: employee competency level presented no correlation with performance; environment factors related to the demand seemed to be the strongest performance determinant; employee satisfaction showed an association with internal process, financial targets, and customer satisfaction. The first result is curious. It suggests that the personal competency level does not matter in that company. Possible explanations are: • people can be competent, but if they are not coordinated properly this will not be converted to organizational performance; • in this research, the units tested were very operational level, and resources like norms seemed to be the main coordination mechanisms. In such a case, to follow procedures can be more important than human competency. Future research in this field should focus on knowledge intensive firms, in which it is possible that the human competencies be more relevant. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFleury, Maria Tereza LemeFernandes, Bruno Henrique Rocha2004-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05042004-161002/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-05042004-161002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
Organizational competence and performance: an empirical investigation.
title Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
spellingShingle Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
Fernandes, Bruno Henrique Rocha
balanced scorecard
balanced scorecard
competência organizacional
competência pessoal
human competency
mensuração do desempenho organizacional
organizational competence
performance measurement
title_short Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
title_full Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
title_fullStr Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
title_full_unstemmed Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
title_sort Competências e performance organizacional: um estudo empírico.
author Fernandes, Bruno Henrique Rocha
author_facet Fernandes, Bruno Henrique Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleury, Maria Tereza Leme
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Bruno Henrique Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv balanced scorecard
balanced scorecard
competência organizacional
competência pessoal
human competency
mensuração do desempenho organizacional
organizational competence
performance measurement
topic balanced scorecard
balanced scorecard
competência organizacional
competência pessoal
human competency
mensuração do desempenho organizacional
organizational competence
performance measurement
description Partindo dos princípios da Visão da Empresa baseada em Recursos (VBR), o presente estudo examina a questão: “que recursos afetam a performance organizacional em uma dada situação, considerando a performance segundo as quatro perspectivas do modelo do balanced scorecard?" Na investigação, foi escolhida uma companhia de saneamento paranaense. Foram seguidos os procedimentos metodológicos: a) desenho da arquitetura de competências e recursos e de mapas causais percebidos; b) coleta das informações relevantes; c) análise fatorial para identificar fatores subjacentes que explicassem a maior parte da variância em cada perspectiva; d) análise de regressão para encontrar associações entre fatores e recursos; e) modelagem de equações estruturais para avaliar caminhos alternativos; f) análise de cluster para verificar como indicadores de recursos e performance se agrupam. Como variáveis independentes (recursos) o estudo focou nível de competência humana, satisfação dos funcionários, ativos, desempenho dos fornecedores e uma variável de controle, realização das previsões de demanda. Como variáveis dependentes, foram escolhidas: metas de água para processos internos, satisfação dos consumidores na perspectiva clientes, e metas de receitas e despesas na perspectiva financeira. Em geral, os recursos mostraram-se relacionados à performance, porém: a competência individual não demonstrou correlação com a performance; o mais forte efeito sobre a performance provém do acerto nas previsões de consumo; a satisfação dos empregados mostrou associação com processos internos, metas financeiras e satisfação do consumidor. O primeiro resultado é curioso. Sugere que a competência individual não importa nesta empresa. Possíveis explicações são: as pessoas podem ser competentes, mas se não são coordenadas adequadamente, a competência não se converte em performance; nesta pesquisa, as unidades testadas são de nível bastante operacional, onde normas podem ser o maior mecanismo de coordenação, e talvez mais importante que a competência humana. Para pesquisa futura neste campo, sugere-se focar empresas intensivas em conhecimento, nas quais seja possível que a competência humana emerja como um dos fatores de maior força.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05042004-161002/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05042004-161002/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090401696481280