Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo Filho, Fernando da Espiritu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-21092020-170142/
Resumo: O presente estudo visa corroborar a disseminação dos conhecimentos acerca da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em avaliações educacionais, em especial, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao buscar verificar os impactos do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens com base nos microdados do Enem de 2018. Para atingir tal objetivo, esse trabalho buscou conceituar o significado de avaliação educacional, tangenciou a metodologia numérica tradicional de quantificação dos resultados em testes (TCT Teoria Clássica dos Testes) e revisitou os embasamentos matemáticos e estatísticos da TRI. Com base em uma análise de documentos, buscou-se reconstruir o modo de aplicação da TRI pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nas aplicações do Enem. Além da apresentação e discussão dos resultados, o presente estudo disponibiliza integralmente o código desenvolvido, em linguagem R, para a construção de um painel web que permite a estimação de parâmetros dos itens e proficiência dos indivíduos pela TRI no modelo logístico de três parâmetros (ML3).
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