Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-21092020-170142/ |
Resumo: | O presente estudo visa corroborar a disseminação dos conhecimentos acerca da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em avaliações educacionais, em especial, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao buscar verificar os impactos do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens com base nos microdados do Enem de 2018. Para atingir tal objetivo, esse trabalho buscou conceituar o significado de avaliação educacional, tangenciou a metodologia numérica tradicional de quantificação dos resultados em testes (TCT Teoria Clássica dos Testes) e revisitou os embasamentos matemáticos e estatísticos da TRI. Com base em uma análise de documentos, buscou-se reconstruir o modo de aplicação da TRI pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nas aplicações do Enem. Além da apresentação e discussão dos resultados, o presente estudo disponibiliza integralmente o código desenvolvido, em linguagem R, para a construção de um painel web que permite a estimação de parâmetros dos itens e proficiência dos indivíduos pela TRI no modelo logístico de três parâmetros (ML3). |
id |
USP_44cd7a6182cba28822db843b9820afe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21092020-170142 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do EnemItem response theory: sample size influence on the estimation of item parameters using Enem microdataAmostragemEnemEnemIRTLinguagem RMicrodadosMicrodataR languageSamplingTRIO presente estudo visa corroborar a disseminação dos conhecimentos acerca da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em avaliações educacionais, em especial, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao buscar verificar os impactos do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens com base nos microdados do Enem de 2018. Para atingir tal objetivo, esse trabalho buscou conceituar o significado de avaliação educacional, tangenciou a metodologia numérica tradicional de quantificação dos resultados em testes (TCT Teoria Clássica dos Testes) e revisitou os embasamentos matemáticos e estatísticos da TRI. Com base em uma análise de documentos, buscou-se reconstruir o modo de aplicação da TRI pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nas aplicações do Enem. Além da apresentação e discussão dos resultados, o presente estudo disponibiliza integralmente o código desenvolvido, em linguagem R, para a construção de um painel web que permite a estimação de parâmetros dos itens e proficiência dos indivíduos pela TRI no modelo logístico de três parâmetros (ML3).The present study aims to corroborate the dissemination of knowledge about the Item Response Theory (IRT) in educational assessments, especially in the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), by seeking to verify the impacts of the sample size in the estimation of the parameters of the items based on the 2018 Enem microdata. To achieve this goal, this work sought to conceptualize the meaning of educational assessment, superficially passed on the traditional numerical methodology for quantifying test results (CTT - Classical Test Theory) and revisited the mathematical and statistical bases of IRT. Based on an analysis of documents, an attempt was made to reconstruct the way in which the IRT is applied by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) in Enem applications. In addition to the presentation and discussion of the results, the present study fully provides the code developed, in R language, for the construction of a web panel that allows the estimation of itens parameters and individuals proficiencies by TRI in the three-parameter logistic model (ML3).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMelo, Mariana Pereira deSanto Filho, Fernando da Espiritu2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-21092020-170142/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T23:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-21092020-170142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T23:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem Item response theory: sample size influence on the estimation of item parameters using Enem microdata |
title |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem |
spellingShingle |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem Santo Filho, Fernando da Espiritu Amostragem Enem Enem IRT Linguagem R Microdados Microdata R language Sampling TRI |
title_short |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem |
title_full |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem |
title_fullStr |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem |
title_full_unstemmed |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem |
title_sort |
Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem |
author |
Santo Filho, Fernando da Espiritu |
author_facet |
Santo Filho, Fernando da Espiritu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Mariana Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santo Filho, Fernando da Espiritu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amostragem Enem Enem IRT Linguagem R Microdados Microdata R language Sampling TRI |
topic |
Amostragem Enem Enem IRT Linguagem R Microdados Microdata R language Sampling TRI |
description |
O presente estudo visa corroborar a disseminação dos conhecimentos acerca da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em avaliações educacionais, em especial, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao buscar verificar os impactos do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens com base nos microdados do Enem de 2018. Para atingir tal objetivo, esse trabalho buscou conceituar o significado de avaliação educacional, tangenciou a metodologia numérica tradicional de quantificação dos resultados em testes (TCT Teoria Clássica dos Testes) e revisitou os embasamentos matemáticos e estatísticos da TRI. Com base em uma análise de documentos, buscou-se reconstruir o modo de aplicação da TRI pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nas aplicações do Enem. Além da apresentação e discussão dos resultados, o presente estudo disponibiliza integralmente o código desenvolvido, em linguagem R, para a construção de um painel web que permite a estimação de parâmetros dos itens e proficiência dos indivíduos pela TRI no modelo logístico de três parâmetros (ML3). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-21092020-170142/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-21092020-170142/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257250272378880 |