Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Renato Sergio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28022013-091358/
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um relato de experiência sobre um processo de ensino/aprendizagem de videoperformance com adolescentes. Após verificar, durante aulas de Arte regulares no decorrer do ano letivo, que os alunos não aprendiam a ler, contextualizar e fazer vídeo, um curso/pesquisa de videoperformance foi elaborado com a finalidade de buscar respostas para aprimorar esta aprendizagem. Relata uma experiência de ensino/aprendizagem anterior ao curso/pesquisa que foi considerada equivocada e apresenta um novo formato de curso, trazendo respostas que podem contribuir para a arte/educação. Contempla um DVD anexo com passagens de aulas, entrevistas com alunos, trabalhos e questionários que ajudaram a compreender o processo dos alunos e o ensino e aprendizagem da arte.
id USP_4594f3461451f7b162999ab49dd01beb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28022013-091358
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiênciaart educationart teachingarte/educaçãoensino/aprendizagem da artevideo performancevideoperformanceEsta dissertação de mestrado apresenta um relato de experiência sobre um processo de ensino/aprendizagem de videoperformance com adolescentes. Após verificar, durante aulas de Arte regulares no decorrer do ano letivo, que os alunos não aprendiam a ler, contextualizar e fazer vídeo, um curso/pesquisa de videoperformance foi elaborado com a finalidade de buscar respostas para aprimorar esta aprendizagem. Relata uma experiência de ensino/aprendizagem anterior ao curso/pesquisa que foi considerada equivocada e apresenta um novo formato de curso, trazendo respostas que podem contribuir para a arte/educação. Contempla um DVD anexo com passagens de aulas, entrevistas com alunos, trabalhos e questionários que ajudaram a compreender o processo dos alunos e o ensino e aprendizagem da arte.This dissertation presents an experience report on a teaching video performance with adolescents. After checking for art classes during the regular school year, students do not learn to read, contextualize and make video, a course video performance survey was prepared for the purpose of seeking answers to enhance this learning. Describes an experience of teaching before the research that was considered wrong and presents a new format of the course, bringing answers that may contribute to the art education. Includes a DVD attachment with passages of lessons, interviews with students, work and questionnaires that helped students understand the process of teaching and learning art.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRizzi, Maria Christina de Souza LimaSampaio, Renato Sergio2012-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28022013-091358/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-28022013-091358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
title Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
spellingShingle Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
Sampaio, Renato Sergio
art education
art teaching
arte/educação
ensino/aprendizagem da arte
video performance
videoperformance
title_short Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
title_full Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
title_fullStr Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
title_full_unstemmed Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
title_sort Compreendendo o ensino/aprendizagem da videoperformance: relato de uma experiência
author Sampaio, Renato Sergio
author_facet Sampaio, Renato Sergio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Renato Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv art education
art teaching
arte/educação
ensino/aprendizagem da arte
video performance
videoperformance
topic art education
art teaching
arte/educação
ensino/aprendizagem da arte
video performance
videoperformance
description Esta dissertação de mestrado apresenta um relato de experiência sobre um processo de ensino/aprendizagem de videoperformance com adolescentes. Após verificar, durante aulas de Arte regulares no decorrer do ano letivo, que os alunos não aprendiam a ler, contextualizar e fazer vídeo, um curso/pesquisa de videoperformance foi elaborado com a finalidade de buscar respostas para aprimorar esta aprendizagem. Relata uma experiência de ensino/aprendizagem anterior ao curso/pesquisa que foi considerada equivocada e apresenta um novo formato de curso, trazendo respostas que podem contribuir para a arte/educação. Contempla um DVD anexo com passagens de aulas, entrevistas com alunos, trabalhos e questionários que ajudaram a compreender o processo dos alunos e o ensino e aprendizagem da arte.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28022013-091358/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28022013-091358/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257425504108544