Desenvolvimento de liderança para a sustentabilidade corporativa: um estudo de caso a partir de abordagens da Teoria U em uma faculdade signatária PRME
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-25102019-093233/ |
Resumo: | Lideranças sustentáveis desempenham um papel central para garantir o desenvolvimento sustentável global, mais inclusivo e estável. Nesse sentido, as iniciativas propostas pelo PRME objetivam desenvolver educação executiva responsável nas escolas de negócios, preparando os alunos para atuarem como líderes responsáveis. Assim este estudo tem como objetivo verificar de que maneira a Teoria U aplicada em uma disciplina de graduação desenvolve a liderança, em um contexto de ações visando à sustentabilidade. Para tanto este estuda utiliza uma abordagem qualitativa, descritiva realizada a partir de um estudo de caso único em uma disciplina da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis de Ribeirão Preto, uma das escolas de negócio brasileiras signatária do PRME. Utilizou-se para a coleta dos dados, os materiais desenvolvidos na disciplina, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, a fim de identificar a percepção dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo identificou que a abordagem proposta na disciplina e as ferramentas utilizadas da Teoria U fomentaram o desenvolvimento de lideranças responsáveis |
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Desenvolvimento de liderança para a sustentabilidade corporativa: um estudo de caso a partir de abordagens da Teoria U em uma faculdade signatária PRMELeadership development for corporate sustainability: a sustainable case study through Theory U insights in a PRME signatary facultyDesenvolvimento de liderançaLeadership developmentPRMEPRMESustainabilitySustentabilidadeTeoria UTheory ULideranças sustentáveis desempenham um papel central para garantir o desenvolvimento sustentável global, mais inclusivo e estável. Nesse sentido, as iniciativas propostas pelo PRME objetivam desenvolver educação executiva responsável nas escolas de negócios, preparando os alunos para atuarem como líderes responsáveis. Assim este estudo tem como objetivo verificar de que maneira a Teoria U aplicada em uma disciplina de graduação desenvolve a liderança, em um contexto de ações visando à sustentabilidade. Para tanto este estuda utiliza uma abordagem qualitativa, descritiva realizada a partir de um estudo de caso único em uma disciplina da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis de Ribeirão Preto, uma das escolas de negócio brasileiras signatária do PRME. Utilizou-se para a coleta dos dados, os materiais desenvolvidos na disciplina, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, a fim de identificar a percepção dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo identificou que a abordagem proposta na disciplina e as ferramentas utilizadas da Teoria U fomentaram o desenvolvimento de lideranças responsáveisSustainable leadership plays a central role in ensuring inclusive, stable global sustainable development. In this sense, the initiatives proposed by the PRME aim to develop responsible executive education in business schools, preparing students to act as responsible leaders. Thus, this study aims to verify how Theory U applied in an undergraduate course develops leadership, in a context of actions aimed at sustainability. In order to do so, this study uses a qualitative and descriptive approach based on a single case study in a discipline of the Faculty of Economics, Management and Accounting Sciences of Ribeirão Preto, one of the Brazilian business schools that is a signatory of PRME. Data collection, materials developed in the discipline, structured and semi-structured interviews were used to identify students\' perceptions about the teaching-learning process. This study identified that the approach proposed in the discipline and the tools used in Theory U fostered the development of responsible leadershipBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCalia, Rogerio CeravoloCoelho, Rose Augusta2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-25102019-093233/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-10T16:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-25102019-093233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-10T16:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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