Trem-fantasma e realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Paulo Rogério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-101251/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os novos paradigmas da sociedade tecnocêntrica, por meio da evolução dos meios de diversão, tomando-se como metáfora o trem-fantasma dos parques de diversões mambembes, contextualizando-o em seu momento histórico e social e comparando-o com as novas experiências de simulações, por meio da chamada Realidade Virtual, produzida a partir de equipamentos eletrônicos de última geração tecnológica. Verificar também se, por meio dessa evolução, vem ocorrendo alterações na visão de mundo das pessoas e possíveis consequências nas relações sociais, principalmente na escola. Como metodologia foram utilizadas entrevistas estruturadas com funcionários, usuários de parques de diversões, jogadores de videogame, alunos e professores e também coleta de imagens visuais como fotografias e vídeos de parques, de histórias em quadrinhos, de capas de discos e trechos de filmes capturados na Internet, além da pesquisa bibliográfica que foram analisadas à luz da Teoria Geral do Imaginário, buscando identificar os traços míticos dessa amostra na contemporaneidade. Foi possível perceber que, embora os avanços tecnológicos estejam modificando as formas de relacionamento social e provocando uma mudança na bacia semântica, os universos míticos ainda são os mesmos, assim como o imaginário coletivo, as fantasmagorias e os medos.
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