Desenho afetivo: a criança, o corpo e o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demuth, Mariana Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-27042021-095605/
Resumo: Esta pesquisa propõe a investigação do desenho afetivo como criação resultante do processo de experiência direta do mundo. Em um momento histórico-político de divisão, em que o modo de vida da sociedade atual tornou-se insustentável e o ser humano se afastou da experiência direta com o mundo que o cerca, o desenho afetivo pode ser uma maneira de reconquistar essa experiência. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi delinear o conceito de desenho afetivo e encontrar as características formais dessa linguagem, permitindo a familiarização com os processos de criação que a envolvem. De acordo com Merleau-Ponty, a criança, até uma certa idade, se relaciona majoritariamente de forma afetiva com o mundo e, por isso, tem todas as formas expressivas pautadas por esse afeto. Dessa maneira, foram realizadas atividades de desenho com crianças do Ensino Infantil II (5 anos de idade) da EMEI Armando de Arruda Pereira localizada na Praça da República, no centro da cidade de São Paulo. A partir da vivência das atividades e da análise dos resultados obtidos, foram identificadas quatro características formais do desenho afetivo.
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