O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maiorino, Fabiana Tavolaro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032019-161416/
Resumo: O objetivo desta tese é investigar de que modo o Contemporâneo fala através da arte cinematográfica, ou seja, pergunta-se, na dobra do tempo do agora, sobre o que há para ser visto e afirmado na vida contemporânea através do cinema. Essa pesquisa utilizou-se dos pressuspostos teóricos-epistêmicos do aporte existencial e trágico, com obras de Nietzsche, Clément Rosset, Rogério de Almeida, Beccari e Oliveira. Para mapear os modos como o contemporâneo tem sido evocado pelo cinema, usou-se a metodologia qualitativa de inspiração deleuziana, da cartografia e mapeamentos em platôs estéticos-discursivos. Foram delineados três a partir de uma vasta revisão fílmica operada principalmente nos últimos dez anos (2008-2017): (1) platô distópico, analisado por meio do filme Holy Motors (2012); (2) platô ilusório, trazido pelo filme O Duplo (2013) e (3) platô trágico, iluminado pela obra A Grande Beleza (2013). A partir de uma descrição fílmica cuidadosa e pela ótica da hermenêutica trágica, inspirada na obra de Beccari, constatou-se que o cinema tem mostrado o Contemporâneo por diversas matizes e forças, o que reverbera no modo de se pensar o homem e seus modos plurivocais de vida no mundo atual, seja no horizonte educacional ou quaisquer outros.
id USP_468abc40f4e681745a4895b127509199
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20032019-161416
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágicoThe contemporary through cinema: the dystopic, illusory and tragicCartografiaCartographyCinemaCinemaContemporâneoContemporaryFilosofia trágicaHermenêutica trágicaTragic hermeneuticsTragic philosophyO objetivo desta tese é investigar de que modo o Contemporâneo fala através da arte cinematográfica, ou seja, pergunta-se, na dobra do tempo do agora, sobre o que há para ser visto e afirmado na vida contemporânea através do cinema. Essa pesquisa utilizou-se dos pressuspostos teóricos-epistêmicos do aporte existencial e trágico, com obras de Nietzsche, Clément Rosset, Rogério de Almeida, Beccari e Oliveira. Para mapear os modos como o contemporâneo tem sido evocado pelo cinema, usou-se a metodologia qualitativa de inspiração deleuziana, da cartografia e mapeamentos em platôs estéticos-discursivos. Foram delineados três a partir de uma vasta revisão fílmica operada principalmente nos últimos dez anos (2008-2017): (1) platô distópico, analisado por meio do filme Holy Motors (2012); (2) platô ilusório, trazido pelo filme O Duplo (2013) e (3) platô trágico, iluminado pela obra A Grande Beleza (2013). A partir de uma descrição fílmica cuidadosa e pela ótica da hermenêutica trágica, inspirada na obra de Beccari, constatou-se que o cinema tem mostrado o Contemporâneo por diversas matizes e forças, o que reverbera no modo de se pensar o homem e seus modos plurivocais de vida no mundo atual, seja no horizonte educacional ou quaisquer outros.This thesis aims to investigate how the Contemporary speaks through cinematographic art, that is, it is questioned in the present about what is to be seen and affirmed in contemporary life through the cinema. This research made use of the theoretical and epistemic presuppositions of tragic thinking, with works by Nietzsche, Clément Rosset, Rogério de Almeida, Beccari and Oliveira. In order to evaluate the ways in which the contemporary has been evoked by the cinema, the methodology used was qualitative of Deleuze inspiration, cartography and mappings in aesthetic and discursive plateaus. Three films were drawn from a broad film review mainly carried out over the last ten years (2008-2017): (1) dystopic plateau, analyzed through the Holy Motors film (2012); (2) illusory plateau, studied by the film The Double (2013) and (3) tragic plateau, through the analysis of the work The Great Beauty (2013). From a careful film description and from the perspective of tragic hermeneutics, inspired by Beccari\'s work, it has been observed that cinema has shown the Contemporary by various shades and forces, which has repercussions on the way one thinks about man and his manners plurivocals of life in the world today.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Rogério deMaiorino, Fabiana Tavolaro2018-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032019-161416/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-20032019-161416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
The contemporary through cinema: the dystopic, illusory and tragic
title O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
spellingShingle O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
Maiorino, Fabiana Tavolaro
Cartografia
Cartography
Cinema
Cinema
Contemporâneo
Contemporary
Filosofia trágica
Hermenêutica trágica
Tragic hermeneutics
Tragic philosophy
title_short O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
title_full O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
title_fullStr O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
title_full_unstemmed O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
title_sort O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico
author Maiorino, Fabiana Tavolaro
author_facet Maiorino, Fabiana Tavolaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Rogério de
dc.contributor.author.fl_str_mv Maiorino, Fabiana Tavolaro
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Cartography
Cinema
Cinema
Contemporâneo
Contemporary
Filosofia trágica
Hermenêutica trágica
Tragic hermeneutics
Tragic philosophy
topic Cartografia
Cartography
Cinema
Cinema
Contemporâneo
Contemporary
Filosofia trágica
Hermenêutica trágica
Tragic hermeneutics
Tragic philosophy
description O objetivo desta tese é investigar de que modo o Contemporâneo fala através da arte cinematográfica, ou seja, pergunta-se, na dobra do tempo do agora, sobre o que há para ser visto e afirmado na vida contemporânea através do cinema. Essa pesquisa utilizou-se dos pressuspostos teóricos-epistêmicos do aporte existencial e trágico, com obras de Nietzsche, Clément Rosset, Rogério de Almeida, Beccari e Oliveira. Para mapear os modos como o contemporâneo tem sido evocado pelo cinema, usou-se a metodologia qualitativa de inspiração deleuziana, da cartografia e mapeamentos em platôs estéticos-discursivos. Foram delineados três a partir de uma vasta revisão fílmica operada principalmente nos últimos dez anos (2008-2017): (1) platô distópico, analisado por meio do filme Holy Motors (2012); (2) platô ilusório, trazido pelo filme O Duplo (2013) e (3) platô trágico, iluminado pela obra A Grande Beleza (2013). A partir de uma descrição fílmica cuidadosa e pela ótica da hermenêutica trágica, inspirada na obra de Beccari, constatou-se que o cinema tem mostrado o Contemporâneo por diversas matizes e forças, o que reverbera no modo de se pensar o homem e seus modos plurivocais de vida no mundo atual, seja no horizonte educacional ou quaisquer outros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032019-161416/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032019-161416/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257151206064128