O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Juliane Bellot Rolemberg
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-27062017-163233/
Resumo: A experiência profissional do carioca Helio de Queiroz Duarte foi rara em sua época, tendo sido um dos poucos arquitetos de sua geração a se dedicar à carreira acadêmica em paralelo e com igual vigor ao trabalho na prancheta. Valorizado pelos arquitetos, mas ainda pouco estudado, Duarte deixou como legado um novo paradigma de concepção e entendimento do uso e potencialidades da escola enquanto equipamento público. Ainda hoje tal herança rende frutos, notadamente nos projetos para os CEUs (Centros Educacionais Unificados). Sua atividade docente não foi menos impactante, afinal Duarte foi um dos fundadores da FAU/USP, um dos principais criadores do programa de pós-graduação dessa instituição (o primeiro do país) e também o responsável pela introdução do TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), hoje exigidos por todas as faculdades. O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender como parte de sua produção se transformou em marco da arquitetura moderna nacional, balisa e referência para muitos arquitetos, em especialmente aqueles dedicados aos programas educacionais, tanto do ponto de vista espacial quanto pedagógico ainda hoje. Pretende-se também compreender a influência de sua atuação docente e acadêmica na conformação e sistematização do ensino de graduação e pós graduação de arquitetura e urbanismo no país. Bem como, verificar como o conjunto de suas atividades colaborou na consolidação e reconhecimento da profissão de arquiteto e urbanista em São Paulo.
id USP_4708730d6d6e42abc44055e6d1293dd1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27062017-163233
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio DuarteThe teaching on the drawing board: from educational architecture to the teaching of architecture and urbanism, the legacy of Helio DuarteDocênciaEnsino de arquiteturaHelio DuarteHelio DuarteTeachingTeaching architectureA experiência profissional do carioca Helio de Queiroz Duarte foi rara em sua época, tendo sido um dos poucos arquitetos de sua geração a se dedicar à carreira acadêmica em paralelo e com igual vigor ao trabalho na prancheta. Valorizado pelos arquitetos, mas ainda pouco estudado, Duarte deixou como legado um novo paradigma de concepção e entendimento do uso e potencialidades da escola enquanto equipamento público. Ainda hoje tal herança rende frutos, notadamente nos projetos para os CEUs (Centros Educacionais Unificados). Sua atividade docente não foi menos impactante, afinal Duarte foi um dos fundadores da FAU/USP, um dos principais criadores do programa de pós-graduação dessa instituição (o primeiro do país) e também o responsável pela introdução do TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), hoje exigidos por todas as faculdades. O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender como parte de sua produção se transformou em marco da arquitetura moderna nacional, balisa e referência para muitos arquitetos, em especialmente aqueles dedicados aos programas educacionais, tanto do ponto de vista espacial quanto pedagógico ainda hoje. Pretende-se também compreender a influência de sua atuação docente e acadêmica na conformação e sistematização do ensino de graduação e pós graduação de arquitetura e urbanismo no país. Bem como, verificar como o conjunto de suas atividades colaborou na consolidação e reconhecimento da profissão de arquiteto e urbanista em São Paulo.The professional experience of Helio de Queiroz Duarte from Rio de Janeiro was rare in his time, he was one of the few architects of his generation to dedicate the same energy and intensity to both the academic career and the job on the drawing board. Appreciated by contemporary architects, but still little studied, Duarte left us as legacy a new paradigm of concept and understanding of the uses and potentiality of schools as public equipment. This heritage still bears fruit nowadays, as can be seen in the projects for the CEUs (Centers for Unified Education). His academic activity was just as impactful, after all, Duarte was one of the founders of the Faculty of Architecture and Urbanism at the University of São Paulo, one of the main creators of the first postgraduate program in the country for this same institucion, as well as for the introduction of the TGI (Final Graduation Interdisciplinary Work), required today by all colleges. The aim of this research is to understand how part of his prodution became a reference for Brazilian modern architecture, which distinguishes and references the production of mainly educational programs, both from the spatial and pedagogical point of view until today. This work intends to measure the influence of his academic activity in the conformation and systematization of the undergraduate and postgraduate education of architecture and urbanism in Brazil. At the same time, it seeks to verify how the complex of Helio Duarte\'s activities collaborated in the consolidation and recognition of the architect and urbanist profession in São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Joana Mello de Carvalho eLessa, Juliane Bellot Rolemberg2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-27062017-163233/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-27062017-163233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
The teaching on the drawing board: from educational architecture to the teaching of architecture and urbanism, the legacy of Helio Duarte
title O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
spellingShingle O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
Lessa, Juliane Bellot Rolemberg
Docência
Ensino de arquitetura
Helio Duarte
Helio Duarte
Teaching
Teaching architecture
title_short O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
title_full O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
title_fullStr O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
title_full_unstemmed O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
title_sort O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte
author Lessa, Juliane Bellot Rolemberg
author_facet Lessa, Juliane Bellot Rolemberg
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Joana Mello de Carvalho e
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Juliane Bellot Rolemberg
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ensino de arquitetura
Helio Duarte
Helio Duarte
Teaching
Teaching architecture
topic Docência
Ensino de arquitetura
Helio Duarte
Helio Duarte
Teaching
Teaching architecture
description A experiência profissional do carioca Helio de Queiroz Duarte foi rara em sua época, tendo sido um dos poucos arquitetos de sua geração a se dedicar à carreira acadêmica em paralelo e com igual vigor ao trabalho na prancheta. Valorizado pelos arquitetos, mas ainda pouco estudado, Duarte deixou como legado um novo paradigma de concepção e entendimento do uso e potencialidades da escola enquanto equipamento público. Ainda hoje tal herança rende frutos, notadamente nos projetos para os CEUs (Centros Educacionais Unificados). Sua atividade docente não foi menos impactante, afinal Duarte foi um dos fundadores da FAU/USP, um dos principais criadores do programa de pós-graduação dessa instituição (o primeiro do país) e também o responsável pela introdução do TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), hoje exigidos por todas as faculdades. O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender como parte de sua produção se transformou em marco da arquitetura moderna nacional, balisa e referência para muitos arquitetos, em especialmente aqueles dedicados aos programas educacionais, tanto do ponto de vista espacial quanto pedagógico ainda hoje. Pretende-se também compreender a influência de sua atuação docente e acadêmica na conformação e sistematização do ensino de graduação e pós graduação de arquitetura e urbanismo no país. Bem como, verificar como o conjunto de suas atividades colaborou na consolidação e reconhecimento da profissão de arquiteto e urbanista em São Paulo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-27062017-163233/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-27062017-163233/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257412351819776