Comunicação científica na área de economia: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frick, Silvia Teresa Ferreira de
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27138/tde-15092023-151432/
Resumo: A partir da definição de um marco conceitual sobre a ciência e seus aspectos de comunicação, procurou-se descobrir quais as principais características que determinam o comportamento comunicativo dos cientistas de uma unidade brasileira de ensino e pesquisa na área de Economia. Com esse objetivo foram analisados ·vários tópicos, tais como perfil dos. pesquisadores, canais de comunicação e produtividade individual. Os resultados mostraram que a maioria dos pesquisadores recebeu o último título acadêmico recentemente, apesar de uma alta porcentagem deles ter idade acima de 40 anos. Muitos estudaram em outros países, sendo que esse número está diminuindo nos Últimos anos. Os estudos no exterior parecem ter sido proveitosos no sentido de \' criar contatos externos, estendendo a rede de comunicação e possibilitando o eventual acesso a \"colégios invisíveis\". Dentro do Brasil, no entanto, a comunicação com colegas de outras instituições e relativamente pobre e, até na própria Entidade, alguns economistas estão trabalhando completamente isolados. Embora muitos tenham estudado no exterior, não parece ser marcada a dependência de fontes estrangeiras, uma vez que na unidade predominam as pesquisas do tipo técnico e aplicadas a casos especificas do Brasil. As barreiras idiomáticas podem influir na escolha e avaliação do material, pois aparentemente existem dificuldades na leitura, ainda que seja o número de línguas conhecidas pelos pesquisadores. O de possuírem determinada qualificação (título acadêmico, trabalhos publicados, estudos no exterior, e contatos com colegas) está vinculado ao tipo de canal que utilizam, tanto para absorver informação como para difundir os resultados de seus trabalhos. A produtividade não se mostra homogênea entre os entrevistados e apresenta uma associação negativa com variáveis tais como: tempo dedicado à leitura especializada, juventude, obtenção recente do último título, uso de canais formais para manter se a par dos avanços na área ou do surgimento de novos pesquisadores. Por outro lado, a produtividade apresenta uma associação positiva com as · seguintes variáveis: título acadêmico, estudos no exterior e uso de canais informais (.i.-e., participação em congressos e contatos pessoais). Também o tempo de dedicação à pesquisa apresenta uma relação com a produtividade do cientista, sendo que\' e os que dedicam 3/4 partes de seu tempo à mesma são mais produtivos do que os que lhe dedicam tempo integral. (S.T.F.F.)
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Dentro do Brasil, no entanto, a comunicação com colegas de outras instituições e relativamente pobre e, até na própria Entidade, alguns economistas estão trabalhando completamente isolados. Embora muitos tenham estudado no exterior, não parece ser marcada a dependência de fontes estrangeiras, uma vez que na unidade predominam as pesquisas do tipo técnico e aplicadas a casos especificas do Brasil. As barreiras idiomáticas podem influir na escolha e avaliação do material, pois aparentemente existem dificuldades na leitura, ainda que seja o número de línguas conhecidas pelos pesquisadores. O de possuírem determinada qualificação (título acadêmico, trabalhos publicados, estudos no exterior, e contatos com colegas) está vinculado ao tipo de canal que utilizam, tanto para absorver informação como para difundir os resultados de seus trabalhos. A produtividade não se mostra homogênea entre os entrevistados e apresenta uma associação negativa com variáveis tais como: tempo dedicado à leitura especializada, juventude, obtenção recente do último título, uso de canais formais para manter se a par dos avanços na área ou do surgimento de novos pesquisadores. Por outro lado, a produtividade apresenta uma associação positiva com as · seguintes variáveis: título acadêmico, estudos no exterior e uso de canais informais (.i.-e., participação em congressos e contatos pessoais). Também o tempo de dedicação à pesquisa apresenta uma relação com a produtividade do cientista, sendo que\' e os que dedicam 3/4 partes de seu tempo à mesma são mais produtivos do que os que lhe dedicam tempo integral. (S.T.F.F.)Starting from the definition of a conceptual framework of science and its communicational aspects the present work aimed at discovering the characteristics determining the communicational conduct of scientists of a Brazilian teaching and research unit in the area of economics. Various aspects such as the researchers\' profiles, communication /channels between them and their individual productivity were analyzed. The results show that a majority of researchers\' although over forty years of age, obtained their last academic degree e only recently. A large but increasingly diminishing number have studied abroad. These studies seem \\to have been favorable to the growth of the communicational network and to eventual access to invisible colleges\", through the creation of foreign contacts that they produce. As for the situation in Brazil, communication between colleagues of other institutions is relatively poor, to the point that even in the institution studied one finds economists working in complete isolation. The predominance of investigations of a technic a l nature and applied to specific Brazilian case s explain the lack of strong dependence on foreign sources, although, as mentioned before, many researchers have studied abroad. Language barriers can influence the selection and assessment of literature, since there apparently exist t reading difficulties, notwithstanding the high number of languages known by the researchers. The channels used by each scientist for the absortion of information and diffusion of his research results directly related to the qualifications possessed (academic degree, published papers, studies abroad, contacts with colleagues). The productivity among the interviewed was not homogeneous, and reveals a negative association with variables such as: reading time, recent obtention of the last degree and use of formal channels to keep up with the progress of the field and of the others members working on the same subject matter. Positive association appears relation to the following variables: academic degree, studies abroad and the use of informal channels of communication (for example, participation in congresses and personal contacts). Time dedicated to research also presents a relation to the scientist\' s productivity, with those that dedicate 3/4 of their time to it being the most productive. (S. T. F. F.) 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