Sistema de acionamento e controle para veículo elétrico movido à energia solar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-22052024-152634/ |
Resumo: | Este trabalho descreve um avançado controle de um sistema de acionamento para um veículo movido à energia solar, que participou de uma competição de veículos solares na Austrália. O sistema de controle extrai a máxima potência elétrica de oito painéis solares, que cobrem todas a superfície do veículo, através de controladores baseados em microprocessadores, que buscam continuamente a potência máxima para cada painel solar. O veículo possui três rodas, sendo duas dianteiras direcionáveis e uma traseira que o traciona através de um motor Brushiess cc. O sistema realiza uma sequência de \"start-up\" e \"shutdown\", possibilita o controle de torque ou de velocidade; possui um computador de bordo para monitoração do sistema e comunicação; possibilita uma estratégia de corrida, de forma a otimizar a energia gerada e consumida. Os sistemas de conversão fotovoltaica, elevador de tensão, e acionamento são modelados, simulados e implementados. Os resultados são apresentados e discutidos. |
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Sistema de acionamento e controle para veículo elétrico movido à energia solar.Untitled in englishCompetition vehiclesControl (Systems and control theory)Controle (Teoria de sistemas e controle)Energia solarSolar energyVeículos de competiçãoEste trabalho descreve um avançado controle de um sistema de acionamento para um veículo movido à energia solar, que participou de uma competição de veículos solares na Austrália. O sistema de controle extrai a máxima potência elétrica de oito painéis solares, que cobrem todas a superfície do veículo, através de controladores baseados em microprocessadores, que buscam continuamente a potência máxima para cada painel solar. O veículo possui três rodas, sendo duas dianteiras direcionáveis e uma traseira que o traciona através de um motor Brushiess cc. O sistema realiza uma sequência de \"start-up\" e \"shutdown\", possibilita o controle de torque ou de velocidade; possui um computador de bordo para monitoração do sistema e comunicação; possibilita uma estratégia de corrida, de forma a otimizar a energia gerada e consumida. Os sistemas de conversão fotovoltaica, elevador de tensão, e acionamento são modelados, simulados e implementados. Os resultados são apresentados e discutidos.This work describe an advanced drive system control for a solar powered vehicle. The drive system control extracts the maximum electrical power from a distributed solar array that covers the surfasse of the vehicle, with distributed based peak power tracker controllers for each individual solar panel. The vehicle propulsion has two steering wheels ando ne propulsion wheel based on a brushless dc machine drive control. The system is capable to sequence from start-up to shutdown, is torque or speed controlled, has a on-broad computer for system monitoring and communication for energy management in the race strategy which optimizes the energy management. The photovoltaic conversion, step-up voltage, and driver systems are modeled, simulated and implemented including discussions and analysis of the results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimoes, Marcelo GodoyFranceschetti, Nilson Noris1998-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-22052024-152634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-24T11:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-22052024-152634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-24T11:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este trabalho descreve um avançado controle de um sistema de acionamento para um veículo movido à energia solar, que participou de uma competição de veículos solares na Austrália. O sistema de controle extrai a máxima potência elétrica de oito painéis solares, que cobrem todas a superfície do veículo, através de controladores baseados em microprocessadores, que buscam continuamente a potência máxima para cada painel solar. O veículo possui três rodas, sendo duas dianteiras direcionáveis e uma traseira que o traciona através de um motor Brushiess cc. O sistema realiza uma sequência de \"start-up\" e \"shutdown\", possibilita o controle de torque ou de velocidade; possui um computador de bordo para monitoração do sistema e comunicação; possibilita uma estratégia de corrida, de forma a otimizar a energia gerada e consumida. Os sistemas de conversão fotovoltaica, elevador de tensão, e acionamento são modelados, simulados e implementados. Os resultados são apresentados e discutidos. |
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